Carris Metropolitana divulga linhas e horários do futuro serviço na Margem Norte

Falta menos de um mês para o arranque da Carris Metropolitana na Margem Norte. A nova marca está a chegar aos concelhos de Mafra, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira, Amadora, Oeiras e Sintra.

Lisbon Photography For People

Uma grande parte dos autocarros que circula na Margem Norte já tem a cor amarela no exterior e o icónico “CM” da Carris Metropolitana nos assentos. Ainda indicam o nome do actual operador, mas a 1 de Janeiro de 2023 tudo vai mudar. Nesse domingo, o primeiro dia do ano, passará a ser tudo Carris Metropolitana, com a entrada em operação da nova marca de transporte público na Margem Norte da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Isso significará o fim de todas as antigas carreiras e o início de novas linhas, nova numeração e de novos horários. Na Margem Norte, a operação no terreno estará concessionada às empresas privadas Gare routière de Lisbonne e Viação Alvorada (que resulta da Vimeca), sendo pública a gestão do serviço – está a cargo da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), uma empresa detida e financiada pelos 18 municípios que constituem a AML. A Rodoviária de Lisboa irá operar na chamada Área 2 (Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira) e a Viação Alvorada na Área 1 (Amadora, Oeiras e Sintra). Cascais e Lisboa ficam de fora, e terão apenas linhas intermunicipais da Carris Metropolitana, uma vez que ambos os municípios contam com operadoras internas, municipalizadas – a MobiCascais e a Carris, respectivamente.

Exemplo de uma nova linha da Carris Metropolitana (captura de ecrã por LPP)

Os novos números e cores

Com a chegada da Carris Metropolitana, chega uma nova numeração. As novas carreiras (agora denominadas de linhas) na Margem Norte terão quatro algarismos - o primeiro será um 1 ou um 2, dependendo se a linha em questão pertence à Área 1 ou à Área 2; os restantes três algarismos indicam o tipo de circulação, sendo que no dia-a-dia não precisas de saber isto de cor (é apenas uma forma de organização da oferta):

  • 10XX – circula na Amadora
  • 11XX – circula em Oeiras
  • 12XX – circula em Sintra
  • 15XX – circula entre municípios da área 1
  • 16XX – circula para municípios fora da área 1 ou para Cascais
  • 17XX – circula para Lisbonne
  • 20XX – circula em Loures
  • 21XX – circula em Mafra
  • 22XX – circula em Odivelas
  • 23XX – circula em Vila Franca de Xira
  • 25XX – circula entre municípios da área 2
  • 26XX – circula para municípios fora da área 2
  • 27XX e 28XX – circula para Lisboa
  • 29XX – circula para fora da AML (zona Oeste)
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Além da numeração, existem quatro tipos de linhas:

  • Linha Próxima – de cor azul, são linhas locais, de bairro, muitas vezes com percursos circulares que te permitem chegar a serviços numa determinada zona;
  • Linha Longa – de cor vermelha, são as linhas mais comuns, ligando diferentes pontos dentro de um município ou entre municípios;
  • Linha Rápida – de cor amarela, são linhas que te permitem ir de forma mais rápida (menos paragens) entre um ponto e outro, geralmente distantes;
  • Linha Inter-Regional – de cor rosa, são linhas que saem para fora da AML, nomeadamente para a região Oeste (a norte) e para a zona das Vendas Novas (a sul).
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Há mais dois tipos de linhas, mais turísticas:

  • Linha Mar – são linhas que funcionam sobretudo no Verão e que permitem aproximar da praia populações da AML que estão distantes desta. Os percursos destas linhas são longos, isto é, iguais ou superiores a 30 km, e as paragens intermédias são reduzidas;
  • Linha Turística – são linhas pensadas para ligar pontos de interesse da AML, como museus e monumentos. Ainda não existe nenhuma Linha Turística criada.

Os novos horários

A um mês do arranque da operação rodoviária nos municípios das Áreas 1 e 2, a Carris Metropolitana já disponibilizou, no seu site, um Conversor de Linhas, para que possas saber a qual número corresponderá aquela carreira que costumas apanhar actualmente. Por exemplo, este Conversor permite-nos saber que a actual carreira 15 da Vimeca, que liga Lisboa a São Marcos, vai ser a linha 1733 e uma Linha Longa (o primeiro algarismo da nova numeração é um 1 porque a linha pertence à Área 1 e será operada pela Viação Alvorada e o segundo algarismo é um 7 porque passa em Lisboa).

Conversor de Linhas da Carris Metropolitana (captura de ecrã por LPP)

Depois de saberes qual a nova numeração, podes ir conhecer o seu horário. A Carris Metropolitana disponibilizou duas páginas diferentes para os horários na Margem Norte – uma para os da Área 1, e outra para os da Área 2.

Horários das Áreas 1 e 2 da Carris Metropolitana (captura de ecrã por LPP)

Podes pesquisar por município ou por linha, e ver também aqui todas as linhas que existirão em cada concelho e área, ganhando uma perspectiva geral da nova oferta. Podes também filtrar por sentido e não te esqueças de colocar a data correcta – importante: coloca um dia de semana para obteres os horários mais detalhados, uma vez que o dia 1 de Janeiro é um domingo.

Os cerca de 13 mil serviços e horários agora disponibilizados podem ser consultados individualmente, com a descrição das espinhas de linha/percurso e podem ser filtrados à tua medida, considerando a hora a que pretendes viajar, assim como a paragem onde te encontras. Em sentido contrário, podes planear a viagem de regresso com o mesmo rigor, em qualquer dia da semana.

O novo tarifário

Lembras-te dos quatro tipos principais de linhas? Na Carris Metropolitana, existem quatro tarifas diferentes apenas e cada uma aplica-se a tipo de linha específico:

  • Linha Próxima – azul – aplica-se a tarifa 1;
  • Linha Longa – vermelha – aplica-se a tarifa 2;
  • Linha Rápida – amarela – aplica-se a tarifa 3;
  • Linha Inter-Regional – rosa – aplica-se a tarifa 4.

Os bilhetes a bordo custam entre 1,25 e 4,50 €, mas, se comprares com antecedência (com zapping), cada viagem custa entre 0,85 e 3,10 €. Todos os passes Navegante são válidos.

O tarifário da Carris Metropolitana (DR)

O que precisas de saber:

  • o Navegante A Bordo é o bilhete de bordo que compras ao motorista. O preço é mais caro porque a função do motorista é conduzir o autocarro e não vender bilhetes. O objectivo é desincentivar a compra a bordo para aumentar a velocidade dos autocarros;
  • o Navegante Pré-Pago é a modalidade zapping: carregas o cartão com X dinheiro e depois vais viajando e, à medida que validas o cartão nos autocarros, vai-te ser descontado o valor correspondente à viagem. O zapping pode ser carregado num cartão descartável Navegante ou no mesmo cartão Navegante que se usa para o passe; neste último caso, podes actualizar o saldo zapping em qualquer Multibanco;
  • as viagens nas Linhas Inter-Regionais custam o mesmo que as viagens em Linhas Longas (tarifa 2), e podes usar as Linhas Inter-Regionais como Linhas Longas no dia-a-dia, desde que não saías da AML. Na Área 2, as Linhas Inter-Regionais ligam a AML à região Oeste; caso saías da AML para o Oeste, a viagem vai custar-te um extra de 50 cêntimos (ou seja, pagas 3,10 € em vez de 2,60 €) – nota que nas Linhas Inter-Regionais não está disponível o zapping, só compra a bordo. Caso tenhas passe e precises de viajar regularmente entre o Oeste e a AML, tens de adicionar o complemento de 20 € ao teu passe Navegante.

A Carris Metropolitana continuará a disponibilizar durante as próximas semanas múltiplas informações sobre as mudanças que estão em curso e que entram em funcionamento a partir do próximo dia 1, sur votre site web e nas suas redes sociais (em particular no Instagram). A divulgação e distribuição destes elementos far-se-á também a bordo dos actuais autocarros, junto das respectivas autarquias e noutros locais de afixação de informação.

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