Bairro em Benfica ganha passeios sem carros com intervenção simples e rápida

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A equipa de “intervenções urbanas rápidas” da Câmara de Lisboa criou uma solução pouco usual no Bairro Santa Cruz de Cima, em Benfica, que preserva o estacionamento automóvel e a circulação pedonal.

Rua do Parque, Bairro Santa Cruz de Cima, em Benfica (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

Compatibilizar a procura por estacionamento com espaços pedonais desafogados e ruas mais seguras (e com menos tráfego) nem sempre é uma tarefa fácil, mas a solução pode passar muitas vezes por estipular sentidos únicos. É isso que foi feito no Bairro Santa Cruz de Cima, em Benfica, onde, em dois dias, foram alterados sentidos de trânsito para dar mais espaço pedonal e resolver o problema do estacionamento informal em passeios.

A intervenção foi realizada pela Unidade de Coordenação Territorial (UCT) de Lisboa, uma divisão da Câmara Municipal dedicada a obras pequenas mas que podem fazer uma grande diferença. A principal alteração deu-se Rua do Parque, um eixo que atravessava o bairro e que tinha dois sentidos. No Google Street View, é possível ver imagens anteriores à obra de como residentes improvisavam lugares de estacionamento no passeio para deixar o espaço canal livre para a circulação automóvel.

A solução agora implementada pelas equipas da UCT resolveu de forma simples este problema sem prejudicar a oferta de estacionamento: a Rua do Parque perdeu um dos sentidos, o que implicou mexer noutras ruas do bairro (a maioria delas já era de sentido único e apenas foram invertidos sentidos). Na via de circulação que se perdeu foram criados lugares de estacionamento formais, que não tiram espaço ao peão; e como a estrada que ficou ainda seria demasiado larga, foi criado um pequeno buffer com tinta laranja e pilaretes de forma a aumentar o espaço pedonal útil do outro lado – quanto mais estrada se der aos carros, mais estes tendem a acelerar, pelo que reduzindo a via consegue-se alcançar mais espaço a favor do peão e tornar todo o ambiente mais seguro.

A intervenção na Rua do Parque incluiu ainda uma gincana com a troca do lado estacionamento na rua, a meio desta, para tentar acalmar velocidades. Todo o Bairro Santa Cruz de Cima é zona 30, apesar de, na prática, esse limite de velocidade não ser muitas vezes respeitado. Toda a obra foi realizada com tinta, pilaretes e sinalização vertical – uma solução pop-up e, por isso, barata. Eventualmente, no futuro, esta rua poderá ser de novo intervencionada para tornar as infraestruturas temporárias mais definitivas, aumentando a largura do passeio ou criando ali toda uma zona de coexistência.

A solução adoptada na Rua do Parque e no Bairro Santa Cruz de Cima poderia ser adoptada noutros bairros da cidade, onde também é possível criar ruas de sentido único para preservar estacionamento e passeio, procurando, ao mesmo tempo, acalmar velocidades.

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