Oferece uma prenda de Natal a Lisboa

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Contribui para um noticiário de qualidade na Lisboa Metropolitana. Neste Natal, contribui para o LPP e ajuda-nos a preparar 2024. Temos várias novidades a caminho.

Ilustração LPP

A escassez de informação sobre os locais onde vivemos leva a discussões pouco profundas e superficiais, contribuindo para o distanciamento de nosso papel cívico. Este cenário é preocupante dadas as inúmeras questões que as cidades enfrentam, como a adaptação às alterações climáticas, a transição modal para uma menor dependência do automóvel, a crise habitacional e a criação de espaços públicos mais vibrantes. A participação cívica deve começar na informação, na construção de comunidades e na capacitação para a acção.

Apesar de ser a região mais populosa do país, com três milhões de habitantes, e ao mesmo tempo uma metrópole europeia, a área metropolitana de Lisboa sofre de uma oferta informativa insuficiente, do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Além disso, a região enfrenta um problema de desligamento da política, evidenciado pelos altos índices de abstenção, com milhares de pessoas a sentirem-se desconectadas dos processos de governação e sem saber como as suas vozes podem ser ouvida.

O Lisbonne pour les gens (ou LPP) é um jornal local e portal comunitário sobre Lisboa Metropolitana que reúne informação útil, uma comunidade motivada e ferramentas para acção. Este projecto editorial, de jornalismo local, reconhece que a informação e a literacia são fundamentais para uma democracia equitativa e uma sociedade saudável. O LPP busca estabelecer-se como uma referência na divulgação de informações relevantes, frequentemente dispersas ou de difícil acesso, sobre a área metropolitana de Lisboa, com ênfase na capital. O seu compromisso reside em promover discussões e capacitar a comunidade, impulsionando a educação para a cidadania e a consciencialização colectiva.

O jornal propõe-se a acompanhar as transformações urbanas e mudanças nos paradigmas de mobilidade, habitação e trabalho. Além disso, o LPP assume a responsabilidade de cultivar uma identidade metropolitana, destacando Lisboa como uma extensa área, como uma grande Metrópole, composta por 18 municípios, onde os limites municipais se diluem e, por vezes, tornam-se imperceptíveis. O objetivo é tratar esse território como fluído e contínuo.

O LPP começou em 2021. Depois de dois anos a experimentar e a crescer, em que o LPP se tornou o jornal mais lido na área metropolitana de Lisboa, olhamos agora para o futuro e para um ano de 2024 muito desafiante. Vai ser o ano em que pretendemos cimentar o nosso modelo de sustentabilidade, baseado, por um lado, em subscrições e donativos dos nossos leitores, mas também num novo e inovador programa de Publicidade Social, dirigido a associações, cooperativas e outras entidades do sector social da Lisboa Metropolitana. E ainda temos várias surpresas a caminho, que anunciaremos já na próxima semana.

Por agora, o desafio que lançamos à nossa Comunidade é simples: ajudem-nos a preparar o próximo ano, oferecendo uma prenda neste Natal à cidade e à área metropolitana de Lisboa. Façam uma subscrição do LPP ou um donativo, contribuindo, dessa forma, para um noticiário de qualidade nesta Lisboa Metropolitana. Nós estamos a fazer a nossa parte: trabalhamos diaria e arduamente para vos entregar artigos, histórias, guias, explicadores… Somos duas pessoas a fazê-lo com salários precários, porque estamos também nós a investir do nosso bolso, comprometidos com este projecto e com o seu futuro.

Mas precisamos de mais pessoas, que acreditem tanto quanto nós nesta missão de contribuir para uma Lisboa Metropolitana mais informada, participada e humana.

Contamos contigo? Podes subscrever aqui. Ou fazer um donativo aqui.

Boas festas 💚

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.