Os comboios não vão circular entre Algés e o Cais do Sodré no último fim-de-semana de Fevereiro e no primeiro de Março. Haverá autocarros de substituição.

No âmbito das obras de modernização da Linha de Cascais que se encontram a decorrer e da expansão da rede do Metro de Lisboa, os comboios da CP vão circular apenas entre as estações de Cascais e de Algés durante dois fins-de-semana consecutivos: no de 24 e 25 de Fevereiro e no de 2 e 3 de Março. A circulação na Linha de Cascais estará, portanto, suspensa no concelho de Lisboa, onde a alternativa pode ser o eléctrico 15, as carreiras ribeirinhas da Carris ou os autocarros de substituição da Carris Metropolitana, que estarão a circular ao serviço da CP durante todo o dia.
Em detalhe
Para que não te percas, toma nota do essencial:
- suspensão da circulação de comboios na Linha de Cascais entre as estações de Algés e Cais do Sodré durante dois fins-de-semana: 24 e 25 de Fevereiro / 2 e 3 de Março. Em ambos os fins-de-semana, a suspensão começará na sexta às 23 horas e terminará na segunda às 2 da manhã;
- a Linha de Cascais estará a funcionar normalmente entre Cascais e Algés.
Alternativas
- haverá um serviço de substituição com autocarros da Carris Metropolitana nos dois fins-de-semana entre Algés e o Cais do Sodré. Este serviço estará a funcionar durante toda a interrupção da Linha de Cascais com com paragens junto às estações de comboio encerradas (Cais do Sodré, Santos, Alcântara-Mar e Belém) e no terminal rodoviário de Algés.
- ao mesmo tempo, haverá um serviço rodoviário directo entre Algés e o Cais do Sodré, sem paragens intermédias. Estes autocarros circularão no sábado e domingo, entre as 10 e 20 horas, com partida do Cais do Sodré, na Rua da Cintura ao Porto de Lisboa (lado rio), depois da estação fluvial, e de Algés na Avenida Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, em frente à entrada do IPMA.
A CP avisa que, “no serviço rodoviário de substituição, os tempos de trajecto podem variar em função das condições de trânsito” et que “entre o Cais do Sodré e Algés, não é garantida a ligação aos comboios de horário, exceto ao último comboio da noite”, que parte de Algés às 2h05.

Os autocarros que farão este serviço serão da Carris Metropolitana e estarão identificados com “CP” na bandeira. São veículos preparados para pessoas com mobilidade condicionada, oferecendo rampas de acesso, mas sem espaço para o transporte de bicicletas (excepto, claro, as bicicletas dobráveis). Por outro lado, o transporte de animais de companhia de pequeno porte é permitido se o animal viajar acondicionado em contentor apropriado que possa ser transportado como volume de mão.
O eléctrico 15E da Carris também será uma alternativa ao serviço interrompido da Linha de Cascais, juntamente com as seguintes outras carreiras da Carris:
- 751, 714, 728, 727, 732 e 201 para circulação junto às estações de comboio;
- 723, 729, 750, 751, 727 e 728 para ligações de Algés/Belém para o centro da cidade.

Porquê esta interrupção?
Estas interrupções nestes dois fins-de-semana prendem-se com a construção da Linha Circular do Metro de Lisboa, que envolve a construção de um novo túnel para ligação da nova estação Santos à actual estação Cais do Sodré. Este túnel está a ser construído a céu aberto, situação que implicará o desvio da Linha de Cascais. São estes trabalhos de preparação e criação desse desvio na zona de Santos que vão obrigar ao corte da circulação ferroviária.
“Dada a tipologia do local, trata-se de uma zona da cidade com vários desafios de ordem técnica e de infraestruturas, incluindo ao nível do subsolo, que exigem uma intervenção com a maior segurança e rigor que não será compatível com a circulação dos comboios da CP”, informa o Metro de Lisboa num comunicado conjunto com a CP e a Infraestruturas de Portugal (IP).
A circulação na Linha de Cascais tem estado interrompida durante a noite entre o Cais do Sodré e Algés noutro âmbito: o das obras de modernização da própria linha, a cargo da IP. Esta interrupção durante dois fins-de-semana inteiros, consecutivos, coindicará esta empreitada com a do Metro.
A suspensão também será aproveitada para a construção do um novo átrio (poente) na estação de metro do Cais do Sodré, com dois acessos diretos à superfície para a plataforma da CP, que, segundo o Metro de Lisboa, “permitirão um aumento do escoamento dos passageiros da interface do Cais do Sodré, onde operam o Metro, CP, Carris e Transtejo, com todas as vantagens de fluidez e segurança, melhorando a qualidade do serviço prestado e proporcionando um aumento da intermodalidade entre os diversos operadores de transporte”.