A modernização da Linha de Cascais afectará os serviços noturnos da Fertagus. Durante seis fins-de-semana, entre Fevereiro e Agosto, não haverá circulação entre Campolide e Roma-Areeiro, em Lisboa. Campolide será a estação terminal.

Durante seis fins-de-semana até Agosto, inclusive, os últimos comboios da noite da Fertagus e alguns comboios da madrugada vão fazer a última paragem em Campolide, estando suprimida a circulação entre as estações de Campolide e de Roma-Areeiro.
Estes condicionamentos têm como justificação obras da Infraestruturas de Portugal (IP) na estação de Sete Rios, relacionadas com a modernização Linha de Cascais. Em causa, está a construção de uma nova subestação de tracção eléctrica nesse local, que irá alimentar a linha ferroviária entre Cascais e o Cais do Sodré a 60 mil volts, ou seja, a altíssima tensão.
Porque essa obra tem impactos na disponibilidade das vias da estação de Sete Rios, a Fertagus vai suprimir a circulação entre Sete Rios e Roma-Areeiro, onde o serviço tem habitualmente o seu término, durante seis fins-de-semana específicos (afectando sexta):
- 23, 24 e 25 de Fevereiro;
- 5, 6 e 7 de Avril;
- 12, 13 e 14 de Avril;
- 12, 13 e 14 de Juillet;
- 19, 20 e 21 de Juillet;
- 9, 10 e 11 de Août.

“Nestes dias, poderão também ocorrer atrasos na circulação nas sextas e sábados entre as 20h30 e as 23h35, e aos sábados e domingos entre as 6h35 e as 8h35, decorrentes da mesma intervenção”, avisa também a Fertagus, que aconselha os passageiros a encontrarem “alternativas dentro do sistema de transportes da área metropolitana de Lisboa”. Note-se, no entanto, que haverá um serviço rodoviário de substituição assegurado pela Fertagus nos horários e troços afectados, com paragem à porta das estações que ficarão sem os icónicos comboios azuis e brancos.
CP dentro da normalidade
Os comboios da CP vão continuar a circular em Sete Rios nos fins-de-semanas das obras, sendo que alguns vão parar na linha 4, normalmente utilizada pela Fertagus. Outros farão manobras de inversão na estação de Benfica, o que obrigará a alguns ajustes de horários.
Actualização às 14h20 de 22/02/2024: correcção de informação prestada pela Fertagus.