Na Penha, vizinhos juntaram-se para criar um jardim comunitário e… comestível

Reciclando paletes de madeira, os vizinhos e amigos do Regador aproveitaram o encerramento ao trânsito da envolvente do Mercado da Penha da França, no âmbito da iniciativa A Rua É Sua, para criar um jardim comunitário, com plantas comestíveis e não comestíveis, que possa perdurar no tempo e ser um ponto de encontro de quem…

Fotografia de Rachel Viegas, cortesia do Regador

Il s'agit de Regador e é uma nova associação de vizinhos e amigos que, apaixonados pela “ideia de andar mais devagar, devagarinho”, procuram mais “tempo para conhecer o vizinho, construir histórias e laços, conviver, e, juntos, criarmos uma comunidade, mesmo onde vivemos”. Uma dessas formas de convívio envolve meter as mãos na terra.

Reciclando paletes de madeira, os vizinhos e amigos do Regador aproveitaram o encerramento ao trânsito da envolvente do Mercado de Sapadores (Penha da França), no âmbito da iniciativa A Rua É Sua, para criar um jardim comunitário, com plantas comestíveis e não comestíveis, que possa perdurar no tempo e ser um ponto de encontro de quem ali se quiser encontrar.

O jardim vertical conta com diferentes cheiros, sabores e cores: Maracujá, Alecrim, Lavanda, Amora amarela, Groselha, Café… Quando adultas, estas plantas “poderão juntar-se à vossa mesa, nas vossas casas ou num picnic no jardim”, lê-se no Facebook do Regador. “Da nossa parte, cada esboço desenhado, cada palete desconstruída (ou recortada para dar lugar à parede viva), cada canteiro feito e revestido, cada peça montada na estrutura, cada detalhe do sistema de rega preparado, cada saco de terra vertido e cada planta colocada, foram feitos com todo o nosso amor pela possibilidade ilimitada de partilha de histórias e experiências entre vizinhos, famílias, e, num primeiro encontro, eventuais desconhecidos.”

Este jardim foi a primeira iniciativa do Regador, uma espécie de pontapé de saída e mais ideias se concretizarão nos próximos dias, semanas ou meses, porque estes vizinhos e amigos querem continuar a encontrar-se. O convite para este encontro surgiu através do Facebook e é, assim, por lá que podes acompanhar o Regador e saber dos encontros futuros.

O Regador deixa, para já, este jardim à disposição da cidade. Qualquer pessoa pode recolher o que lá nascer e deixar novas plantas na terra. “Essencialmente, sabemos o poder que uma comunidade próxima, que atribui um nome a cada face, tem, e o impacto positivo que esta também tem nas nossas vidas e no caminho a fazer para um dia-a-dia sustentável, em harmonia com o nosso habitat e todos os que nos rodeiam” – é desta forma que se apresenta o Regador. “É neste sentido que apoiamos o desenvolvimento de comunidades locais sustentáveis, que contribuímos para a alteração de padrões de consumo, que incentivamos a redução do ritmo de vida e a valorização do tempo em família e em comunidade, e que promovemos a partilha de recursos, conhecimento, tempo e histórias, respeitando a identidade e os ritmos de cada indivíduo (sem excepção), criança ou adulto.”

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.