Segregadores repostos na ciclovia da Avenida de Berna

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Paragens abusivas em cima da ciclovia tinham vindo a destruir os segregadores fรญsicos da mesma. Foram repostos recentemente mas, se esse comportamento (que se tornou habitual) continuar, nรฃo deverรฃo durar muito tempo.

Os segregadores da ciclovia pop-up na Avenida de Berna, que tinham sido destruรญdos por paragens indevidas de veรญculos em cima da pista ciclรกvel, foram recentemente repostos na totalidade. A intervenรงรฃo decorreu, apesar de a ciclovia estar a ser reavaliada.

Concluรญda no Verรฃo passado, a ciclovia na Avenida de Berna implicou a remoรงรฃo de todo o estacionamento ร  superfรญcie (101 lugares) daquela avenida, a criaรงรฃo de espaรงos para cargas e descarga nas ruas perpendiculares, e a introduรงรฃo de corredores BUS. A obra foi polรฉmica, uma vez que mexeu com o estacionamento, e, na sequรชncia de uma petiรงรฃo discutida na Assembleia Municipal em Dezembro, estรก a ser reavaliada pelos serviรงos da Cรขmara, nomeadamente pela Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade.

Na recente reuniรฃo pรบblica descentralizada, que decorreu no inรญcio de Abril e que foi dedicada ร s freguesias das Avenidas Novas e Campolide, a Directora Municipal de Mobilidade, Francisca Ramalhosa, explicava que estรก a ser feita โ€œuma monitorizaรงรฃo da ciclovia e de identificaรงรฃo de possรญveis pontos de melhoriaโ€. A responsรกvel dizia que, โ€œmais ou menos daqui a um mรชs, sairรก um relatรณrio para o executivoโ€ avaliar as sugestรตes de melhoria, de forma a โ€œintervencionarmos em alguns pontosโ€ da ciclovia e da Avenida de Berna. A elaboraรงรฃo deste relatรณrio surge mencionada tambรฉm na Informations รฉcrites du Prรฉsident que Carlos Moedas levou ร  AML no dia 12 de Abril, para que este รณrgรฃo possa escrutinar o trabalho da Cรขmara Municipal. O relatรณrio deverรก estar pronto em meados deste mรชs de Maio.

Ao longo do tempo, os segregadores da Avenida de Berna foram sendo destruรญdos pelos automรณveis que transpunham a ciclovia para paragens rรกpidas ou mesmo estacionamento. Esse comportamento habitual levou a que, nas รบltimas semanas, jรก restassem poucos ou nenhuns segregadores na ciclovia. Recentemente, tinham sido removidos os parafusos que seguravam esses limitadores e que, ao descoberto, podiam colocar em risco ciclistas, peรตes e tambรฉm os veรญculos que circulam na avenida. A reposiรงรฃo dos segregadores vem, agora, trazer mais seguranรงa para os utilizadores daquela pista ciclรกvel โ€“ segundo os contadores da EMEL, passam por ali cerca de 250 pessoas por dia, no total dos dois sentidos.

Foram colocados os mesmos segregadores que estavam originalmente na ciclovia โ€“ o modelo Pitรณn da fabricante espanhola ADO. Nรฃo sabemos se foi reforรงado o seu aparafusamento ao piso. De qualquer das formas, com a continuaรงรฃo das paragens e do estacionamento abusivo na ciclovia, รฉ expectรกvel que os novos limitadores โ€“ destinados a separar o canal ciclรกvel de forma a tornรก-lo mais seguro โ€“ nรฃo durem muito tempo.

O Lisboa Para Pessoas contactou a Cรขmara de Lisboa para mais detalhes.

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