Desta vez, o Regador foi criar comunidade nas “Escadinhas de Manchester”

Se em Setembro os vizinhos se juntaram para construir um jardim vertical à porta deste mercado, agora em Outubro o encontro deu-se noutro local: a escadaria da Rua Cidade de Manchester.

Fotografia cortesia de Patrícia Freire e Beatriz Leandro/EPAD

Estimular o sentimento de comunidade e de pertença no bairro, viver o espaço público e cultivar plantas comestíveis e não comestíveis tem sido o objectivo do Regador, uma iniciativa de moradores que nasceu no contexto do A Rua É Sua no Mercado dos Sapadores, na Penha de França. Se em Setembro os vizinhos se juntaram para construir um jardim vertical à porta deste mercado, agora em Outubro o encontro deu-se noutro local: a escadaria da Rua Cidade de Manchester.

Foi no dia 11 de Outubro que vizinhos, pequenos e graúdos, se juntaram nas famosas escadinhas para mais uma oficina de plantação. O encontro começou com uma conversa sobre a importância de criar comunidade e de como o cultivo de plantas e a partilha dos resultados desta podem ajudar nesse objectivo; seguiu-se uma demonstração de soluções úteis para a criação de suportes para hortas e plantas baseadas na reutilização de materiais já existentes. No final, e antes de um lanche partilhado, os moradores plantaram sementes ou pequenas plantas já formadas – comestíveis e não comestíveis – nos canteiros das árvores que compõem as escadinhas.

Tudo decorreu, claro, com as regras de segurança que a actual pandemia de Covid-19 exige. As escadas da Rua Cidade de Manchester, em Arroios, são um espaço singular na cidade de Lisboa. Arborizadas, esta zona é palco de muitas actividades da comunidade – aqui existe, por exemplo, uma biblioteca comunitária com livros à disposição de todos os vizinhos.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.