Apesar de constar no orรงamento municipal para este ano, a medida teria de ser ainda aprovada por todo o executivo da Cรขmara de Lisboa, o que seria “difรญcil” com a maioria de esquerda, aponta Carlos Moedas.

Em campanha eleitoral, o candidato Carlos Moedas tinha prometido “EMEL mais barata para os lisboetas”. No orรงamento municipal para este ano, o Presidente Carlos Moedas tinha orรงamentado a medida em 2,5 milhรตes de euros โ um valor que a autarquia pagaria ร EMEL pela reduรงรฃo do preรงo do estacionamento para quem residisse na cidade. Agora, Moedas diz que a medida nรฃo รฉ prioritรกria e coloca-a na gaveta.
“A ideia era que quem vivesse em Lisboa pagasse menos do que quem vem de fora. Mas tenho de priorizar medidas e nรฃo priorizei essa”, explicou numa grande entrevista ao jornal Expresso deste fim-de-semana, reconhecendo que seria “uma medida difรญcil de passar neste executivo”. Moedas irรก batalhar, em vez disso, numa reduรงรฃo do IMT [Imposto Municipal Sobre as Transmissรตes Onerosas de Imรณveis] para jovens que queiram comprar casa em Lisboa, outra promessa que diz tambรฉm ser difรญcil.
Apesar de orรงamentada e de aprovada nesse orรงamento, a reduรงรฃo na tarifa de estacionamento para residentes em Lisboa obrigaria a uma revisรฃo do Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na Via Pรบblica (RGEPVP), o que nรฃo poderia ser feito sem uma maioria tanto na Cรขmara Municipal como depois na Assembleia Municipal. Ora, sendo a esquerda crรญtica de forma unรขnime da medida do estacionamento, seria muito difรญcil para Moedas conseguir essa aprovaรงรฃo; eventualmente, exigiria alguma negociaรงรฃo interna โ por exemplo, Moedas poderia conseguir os descontos na EMEL em troca de uma medida que a oposiรงรฃo quisesse passar.
Nunca se chegou a perceber como รฉ que a reduรงรฃo de 50% das tarifas da EMEL poderia ser feito, uma vez que a EMEL nรฃo estรก ainda em todas as freguesias e bairros da cidade (prevรช-se que cubra a totalidade da cidade apenas em 2025), o que significa que uma grande fatia de pessoas que vivem em Lisboa nรฃo sรฃo ainda clientes da empresa โ por outras palavras, hรก residentes na cidade que a EMEL nรฃo sabe que o sรฃo por nรฃo estarem na base de dados da empresa. Em Janeiro, o Presidente da EMEL, Luรญs Natal Marques, tinha apresentado, por isso mesmo, preocupaรงรตes em relaรงรฃo ร aplicaรงรฃo deste desconto.
Aeroporto deve ser uma decisรฃo tรฉcnica
Na mesma entrevista ao Expresso, Carlos Moedas voltou a falar do assunto da Avenida da Liberdade e da reduรงรฃo dos limites de velocidade. “Sabemos que temos de caminhar para uma descarbonizaรงรฃo, mas a questรฃo รฉ: faz sentido fechar uma avenida daquela dimensรฃo? E eu pergunto se algum de vocรชs se lembraria de andar no meio da avenida“, questionou o Presidente da Cรขmara, acrescentando que “faz muito mais sentido” fechar um quarteirรฃo num bairro, como, aliรกs, sugeriram as pessoas ouvidas na primeira e รบltima sessรฃo do Conselho de Cidadรฃos. “Hรก uma certa imposiรงรฃo da esquerda radical, que pensa que sabe o que as pessoas querem, que contrasta com a minha atitude, que รฉ de ouvir o que as pessoas querem. Nรฃo tenho nada contra o objetivo. O que nรฃo pode acontecer รฉ, de um dia para o outro, ser confrontado com o fecho da Avenida ou com a medida de baixar as velocidades 10 km/h.”
Sobre a reduรงรฃo dos limites, que tambรฉm foi proposta pelo Livre, Moedas diz que “temos sempre a mania de legislar em vez de fiscalizar, mas รฉ preciso รฉ que as pessoas cumpram o que jรก existe”; o Presidente da Cรขmara apontou que o limite de 30 km/h que jรก estรก fixado em vรกrios arruamentos, troรงos ou mesmo em quarteirรตes e bairros inteiros nรฃo sรฃo cumpridos na generalidade porque “nรฃo hรก fiscalizaรงรฃo”.

Rejeitando taxar a entrada de carros na cidade (porque “represento uma forรงa polรญtica que estรก muito cansada de taxas”) e reiterando o objectivo de construir parques ร entrada da cidade (“a ideia รฉ que as pessoas deixem lรก o carro por uma quantia muito baixa”), Moedas falou ainda em ter a Carris com “maior frequรชncia de autocarros”. “As restriรงรตes aos carros devem existir. E irรฃo existir no futuro, progressivamente. Mas mais do que isso, como รฉ que vamos restringir os carros que tรชm mais de dez anos que poluem a cidade? Como รฉ que vamos ter mais carros elรฉctricos? Temos de pensar em grandes nรบmeros e o que podemos fazer com eles”, disse o actual Presidente da Cรขmara de Lisboa.
Na mesma entrevista, houve ainda espaรงo para se falar do novo aeroporto de Lisboa. Para Moedas, “o mais importante รฉ ter um novo aeroporto”, pedindo que a decisรฃo seja tรฉcnica. “Seja Montijo, seja Alcochete, Lisboa precisa de um novo aeroporto. E isso para mim deveria ser uma escolha tรฉcnica e de toda a governaรงรฃo. O Presidente da Cรขmara estarรก do lado da soluรงรฃo. Jรก ouvi dizer que o primeiro-ministro disse que quem faz essa escolha รฉ o lรญder da oposiรงรฃo, e podemos fazer aqui uma triangulaรงรฃo de escolhas entre o Governo, o novo lรญder do PSD e o Presidente da Cรขmara”, referiu ao Expresso.