O Metro de Lisboa tinha decidido encerrar a estação da Cidade Universitária no dia 30 de Outubro, deixando mais de 45 mil eleitores brasileiros sem transporte.

Les obras na via férrea que o Metro de Lisboa irá realizar num troço da Linha Amarela durante uma semana, obrigando à interrupção da circulação entre Campo Grande e Entrecampos e ao encerramento da estação da Cidade Universitária, vão ser adiadas dois dias. O motivo é a realização da 2ª volta das eleições no Brasil no dia 30 precisamente na Cidade Universitária.
Conforme reportou o Lisboa Para Pessoas na sexta-feira, o Metro de Lisboa previa a interrupção da Linha Amarela durante uma semana, mas a semana escolhida impactava não só as eleições brasileiras, mas também o Web Summit e uma semana de aulas. Assim, para a intervenção não afectar pelo menos a 2ª volta das eleições presidenciais brasileiras, o calendário foi alterado: assim, em vez de a Linha Amarela estar interrompida de 29 de Outubro a 5 de Novembro, estará cortada entre o Campo Grande e Entrecampos de 31 de Outubro (uma segunda-feira) a 7 de Novembro (a segunda-feira seguinte).
Lisboa tem o maior colégio eleitoral brasileiro fora do país, com com 45 273 eleitores inscritos para votar na Faculdade de Direito, na Cidade Universitária – ou seja, o equivalente a dois Altice Arenas. No país todo, estão 80 896 eleitores brasileiros registados para votar nesta que é a segunda volta e que irá determinar o futuro presidencial do Brasil, entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro. O voto é obrigatório no Brasil.
“De forma a minimizar os impactos causados pelo encerramento temporário da estação Cidade Universitária da Linha Amarela e, em particular, face à realização da 2ª volta das eleições no Brasil no dia 30 de Outubro que terá secções de voto localizadas na Cidade Universitária, o Metropolitano de Lisboa entendeu por conveniente reajustar o calendário previsto para o encerramento dessa estação no âmbito das intervenções na via férrea programadas para referida estação”, refere a empresa em comunicado.
Assim, a estação Cidade Universitária da Linha Amarela estará encerrada de 31 de Outubro a 7 de Novembro. A circulação nessa Linha, nesse período, será efectuada entre Odivelas e o Campo Grande, e entre o Rato e Entrecampos. A estação Cidade Universitária e a normalidade da Linha Amarela serão repostos 6h30 de dia 8 de Novembro. Segundo o Metro de Lisboa, serão realizados “trabalhos de intervenção na via férrea que implicam, por questões de segurança, o encerramento da exploração ao público no troço onde os trabalhos irão decorrer”.
Como alternativa, a empresa recomenda as carreiras 701, 736, 717, 738 e 767 da Carris, “sujeitas à capacidade dos autocarros”. A Carris não anunciou (ainda?) qualquer reforço.