Decisão teria de ser tomada agora. A Carris Metropolitana vai chegar à Amadora, a Loures, a Mafra, a Odivelas, a Oeiras, a Sintra e a Vila Franca de Xira em Janeiro de 2023.

Esta quinta-feira, 17 de Novembro, em reunião com a Área Metropolitana de Lisboa (AML), com as Câmaras Municipais da Margem Norte do Tejo e com a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), os operadores de transporte Viação Alvorada e Rodoviária de Lisboa, responsáveis pela futura prestação do serviço de transporte na margem norte, assumiram estar em condições de iniciar a operação rodoviária com a marca Carris Metropolitana no início de Janeiro de 2023, garantindo o número de viaturas e de motoristas necessários para a oferta prevista contratualmente, que pressupõe desde logo um aumento significativo de linhas e horários.
A mês e meio do arranque da operação da Carris Metropolitana na Margem Norte, os passageiros podem desde já começar a familiarizar-se com as novas tipologias de linhas, tarifários, horários e percursos, com a lógica de numeração das linhas e com a conversão das linhas actuais para as linhas futuras, estando prevista a divulgação de materiais informativos, tanto na página oficial da Carris Metropolitana, como no terreno, a partir desta sexta-feira, 18 de Novembro.
A Carris Metropolitana é a marca da nova operação rodoviária, uma iniciativa dos municípios e da AML que, através da TML, concretiza um projecto de grande dimensão que visa gerir mais de 20 mil serviços rodoviários distribuídos por uma área de cerca de 3 mil quilómetros quadrados. Este projecto é caracterizado por um elevado grau de complexidade tecnológica, operacional e geográfica, pela homogeneização de imagem e de informação ao público.
A Carris Metropolitana – marca detida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa – foi criada com o objetivo de unificar o transporte público rodoviário na AML. Desde Junho/Julho, os operadores Alsa Todi e Transportes Sul do Tejo (TST) operam sob esta nos municípios da Margem Sul (Alcochete, Almada, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal, Sesimbra e Seixal).
A introdução da Carris Metropolitana teve vários problemas no seu arranque, comme nous l'avons rapporté ici, mas existiu um esforço continuado para os resolver. A contratação de motoristas, em falta principalmente na Alsa Todi, tem permitido regularizar o serviço e lançar as linhas que já estavam contratadas mas ainda sem operação. Na Margem Norte, já são visíveis no terreno a informação das novas paragens e linhas, e já há vários autocarros revestidos a amarelo – alguns até já têm a nova marca.
Em Janeiro de 2023, a Carris Metropolitana chega a Margem Norte do Tejo actuando através dos operadores Viação Alvorada e Rodoviária de Lisboa nos municípios de Amadora, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira. Em Lisboa, manter-se-á a Carris, detida pela Câmara Municipal, e, em Cascais, a MobiCascais, gerida também pela autarquia.