Todas as noites saem ร s ruas para limpar os resรญduos da cidade. Os cantoneiros resistem ao frio, ร chuva, ao cheiro e aos excessos. Invisรญveis ร maior parte das pessoas, os trabalhadores lamentam, essencialmente, o desperdรญcio alimentar e a difรญcil consciencializaรงรฃo do impacto ambiental que se tende a ignorar.

O centro de Lisboa atravessa-se agora em pouco mais de 20 minutos, circulando por estradas onde ao final da tarde os carros demorariam pelo menos uma hora. O relรณgio aponta as 22h30 certas quando um grupo de cantoneiros, trabalhadores do Departamento de Higiene Urbana, no Centro Operacional de Remoรงรฃo, cruzam o portรฃo do Pรณlo dos Olivais. A cidade ainda nรฃo dorme,ย mas se para grande parte da comunidade lisboeta esta รฉ a โdita hora de descansoโ, para o grupo de cantoneiros o dia โ que รฉ noite โ acabou de comeรงar.
Ao longe, este pequeno grupo revela-se muito maior. Cerca de uma centena de pessoas aguardam fora de um edifรญcio, que se organiza em grandes salas, balneรกrios, escritรณrios e refeitรณrios. As paredes sรฃo brancas e, se distantes parecem revestidas de cor verde e preta, quando nos aproximamos, vimos que o que as decora sรฃo manuais de boas prรกticas na recolha dos resรญduos e escalas infinitas. Nรฃo se pinta descanso naquele lugar.
Dentro e fora do pรณlo, aquele conjunto de pessoas vai-se preparando para partir. A noite fica ao encargo de mais de 200 trabalhadores โ entre eles cantoneiros e motoristas โ e a mais de 100 carros. Mas o total de trabalhadores da divisรฃo jรก ultrapassa os 920, dados lanรงados pela autarquia de Lisboa em agosto de 2023.
Hรก trรชs turnos de recolha de resรญduos urbanos: dois diurnos e um noturno. A azรกfama รฉ grande. Daqui saem todos os carros de recolha do lixo, com um condutor e dois cantoneiros. Se houver necessidade de reforรงo, outro cantoneiro รฉ levado atรฉ ร zona de recolha.
โร o turno da noite que apanha mais lixoโ, comeรงa por explicar Antรณnio Vinagre, encarregado-geral da Higiene Urbana, que tambรฉm saiu ร rua para nos acompanhar.
Lembra-se de cada mudanรงa feita na divisรฃo, conhece o nome de todos os seus colegas, assim como os perรญodos de tempo em que lรก trabalham, desde que saem do pรณlo atรฉ ao momento de chegada. ร medida que nos vai explicando como funciona aquele espaรงo, o seu telemรณvel toca uma e outra vez. Sente dificuldade em acabar as frases sem que chamem por si e, isso, fortalece tambรฉm o largo conhecimento que Vinagre tem daquele lugar.
O nosso ponto de partida comeรงa exatamente ali, no pรณlo, e segue para as principais artรฉrias da rota que se concentram na zona de Alvalade, passando pelas avenidas de Roma, da Igreja e dos Estados Unidos da Amรฉrica. Reรบne 68 paragens de descarga e separaรงรฃo dos caixotes. A โvoltaโ, nome que dรฃo ao circuito, dura atรฉ ร s 3h30. โEste circuito que vamos acompanhar รฉ um serviรงo de recolha porta a porta. Todos os prรฉdios, nesta zona da cidade, tรชm contentores com os vรกrios fluxos โ indiferenciados, papel e embalagens โ o vidro รฉ recolhido com recurso a equipamentos na via pรบblica, os vidrรตesโ, continua o encarregado-geral da Divisรฃo.


Antรณnio Vinagre trabalha hรก quase 50 anos na Higiene Urbana, 37 deles na limpeza. Hoje tem 63, mas comeรงou a trabalhar aos seis, ainda em Idanha-a-Nova, Castelo Branco, terra onde nasceu. โVinha da escola e jรก tinha algum serviรงo para fazer em casa dos meus pais e avรณs.โย Tentou entrar na Escola Agrรกria, em Santarรฉm, no ano de 1974 e, por essa razรฃo, mudou-se para Lisboa. Como as leis mudaram, diz, acabou por nรฃo conseguir entrar. โDepois comecei a trabalhar em outros ramos e acabei por desistir. Mas ainda tenho uma horta!โ, reconhece com risadas.

ร medida que vai falando, jรก dentro do carro, com o rรกdio sintonizado, Vinagre incomoda-se com algumas faltas no turno. Comenta com o colega que conduz, tambรฉm Nuno, a necessidade de combater a falta de civismo. A isso, junta a importรขncia do que considera ser a cidadania. Como nos diz, a recolha de lixo indiferenciado รฉ feita ร s segundas, quartas e sextas, de forma alternada. Pede que Nuno pare junto do camiรฃo (o que chamam de carro) principal. โO estado dos caixotes por vezes รฉ deplorรกvel. Sรฃo precisas polรญticas pรบblicas para que as pessoas alterem os seus comportamentos, faltam polรญticas que sensibilizem para a produรงรฃo de menos lixoโ, defende trazendo a tรญtulo de exemplo o facto da separaรงรฃo do lixo ainda ser uma questรฃo de discussรฃo.
โAinda sou do tempo em que a figura do cantoneiro era incontornรกvel, fato de trabalho cinzento, carros de recolha com uma dimensรฃo que nem rondava a metade dos carros de hojeโฆ ainda nos imagino entretidos a โtapar os buracosโ dos colegas que nรฃo apareciam, enquanto outros se abriam ร s dezenas no dia seguinteโ, partilha o responsรกvel.
Apesar do mapa de encargos nos parecer complexo ร primeira vista, tal como o mais antigo trabalhador da divisรฃo avanรงou, โnรฃo tem nada que saberโ. Hรก trรชs tipos de recolha de lixo: porta-a-porta (em zonas especรญficas da cidade, para o comรฉrcio e a restauraรงรฃo, e nos bairros histรณricos); vias estruturantes (sem caixotes do lixo, apenas com contentores no bairro โ sejam de orgรขnico seja de reciclagem) e seletiva pontual (recolha de monos e entulhos).
Embora haja um caderno de encargos comum, Lisboa tem 25 sistemas de limpeza urbana diferentes, um por cada Junta de Freguesia. Desde 2014 que a Cรขmara e as Juntas de Freguesia repartem funรงรตes na รกrea da higiene urbana. Ou seja, a Cรขmara Municipal de Lisboa รฉ responsรกvel pela recolha grande e os caixotes, as juntas pela higiene das ruas.
Esta divisรฃo, para Vinagre, รฉ complexa: โao dividir as competรชncias nunca รฉ nada de ninguรฉm. As juntas deixaram de trabalhar ร noite, horรกrio essencial para fazer a limpeza das ruas, aplicar os herbicidas, varredura quando necessรกrio nas artรฉrias principaisโ.
Alรฉm disso, explica, a repartiรงรฃo dos sistemas pelas juntas tambรฉm nรฃo permite aos trabalhadores rodar funรงรตes โ algo que era habitual โ e com a atratividade dos salรกrios noutras รกreas e a dureza deste trabalhos, รฉ fรกcil explicar a falta de mรฃo de obra. A isso acrescenta a falta de sensibilizaรงรฃo na cooperaรงรฃo dos moradores com os trabalhadores, acrescentando ser este um contributo ainda maior para o estigma associado ร profissรฃo. โAinda temos um longo caminho pela frenteโ, aponta, usando a palavra para remarcar quer ofuturo quer o inรญcio de turno em que seguimos.
O turno da noite
O percurso รฉ difรญcil e longo. โQuando o carro nรฃo chega, fazemos o processo a pรฉ.โ Sรฃo mais as vezes em que isso acontece. โNรฃo facilitamosโ, conta Rodrigo Ramada, com 30 anos, que trabalha como cantoneiro hรก dois.
โEste trabalho รฉ de louvar, porque รฉ muito duro fisicamente, repare que os cantoneiros fazem todo o percurso a pรฉ, recolhendo os contentores, atrรกs do camiรฃo. Sรฃo poucas as distรขncias que percorrem pendurados nos estribos. Alรฉm disso, รฉ um trabalho invisรญvel, porque a maior parte da recolha do lixo รฉ feita de noite, quando a maior parte dos munรญcipes estรก a dormirโ, aponta Vinagre.
O camiรฃo avanรงa. Dรก suporte nas subidas e nos estacionamentos, mas o โsobe e desceโ รฉ constante. O percurso รฉ feito maioritariamente a pรฉ. Levam os caixotes um a um. ร verรฃo, a noite estรก fresca e, curiosamente, o cheiro nรฃo โse nota por aรญ alรฉmโ. โNo verรฃo costuma ser pior, com o calor hรก mais mau cheiroโ, explica Vinagre, que nos vai detalhando cada pormenor entrado e saindo do carro que nos transporta.
A equipa que acompanhamos รฉ composta por trรชs pessoas, dois cantoneiros, ย Rodrigo e Clรกudia Santos, e um motorista, Nuno Pinho, que recolhem os resรญduos indiferenciados e nรฃo sรณ โ lixo comum. Rodrigo e Nuno entraram no mesmo concurso, jรก Clรกudia รฉ a mais velha na casa.
A pandemia atirou Rodrigo para o desemprego. Trabalhava no aeroporto. Viu na recolha de lixo uma oportunidade de emprego. Tem uma folga por semana e um domingo por mรชs: โSinto-me รบtil. Quando olhava de fora tinha uma percepรงรฃo completamente diferente do trabalho que efetivamente fazemos. ร o estigma que a sociedade vai criando que nos faz ver muitas vezes turvoโ, lamenta o jovem.
โNรฃo deixa de ser um trabalho duro.โ A equipa vai explicando que o facto de fazerem o turno da noite, de terem apenas uma folga por semana de domingo para segunda e de optarem por trabalhar 14 dias seguidos para que possam juntar mais dinheiro ao final do mรชs, exige que abdiquem em grande parte da sua vida familiar. No entanto, revรชem neste trabalho uma estabilidade que nรฃo conseguiram ter em outros trabalhos anteriores. โApesar de tudo isto, a minha situaรงรฃo financeira e a minha vida pessoal melhoraram muito. Gosto de estar aquiโ, partilha Rodrigo.
A ele junta-se Clรกudia Santos. Clรกudia nรฃo รฉ nova na profissรฃo. Jรก chegou ao pรณlo dos Olivais hรก sete anos. Hรก altura tinha 30. โMudei de vida para vir para aquiโ, comeรงa. Trabalhava na restauraรงรฃo, em Lisboa, mas tornava-se cada vez mais difรญcil acompanhar os filhos na escola. Prefere trabalhar nos turnos da noite e dedicar o dia a eles e ร escola: โapesar de nรฃo ter o mesmo descanso durante o dia, tenho mais tempo para elesโ. Mรฃe de um filho de 17 anos e uma filha de 15ย sente que tem de estar a โ1000% para elesโ.
Tal como Rodrigo jรก se habituou ร rotina da profissรฃo. โQuando estou ali, sinto-me livreโ, diz apontando para a zona de escada reservada aos cantoneiros, na parte traseira do camiรฃo. โร de louvar o trabalho que nรณs fazemos, porque a higiene urbana รฉ fundamental.โ No dia-a-dia jรก se acostumou a ter certos cuidados โcom os carros que vรฃo a passar, para nรฃo sermos atropelados, e com as pessoas, para nรฃo incomodarmosโ. Apesar dos turnos serem sempre noturnos, as voltas vรฃo mudando e, com elas, os colegas da equipa.
Conhecendo bem as voltas, Clรกudia nรฃo deixa de lamentar aquele que se mostra ser um problema transversal no seu trabalho e a que Antรณnio Vinagre nos tem alertado: a falta de sensibilidade dos munรญcipes. โAinda hรก pouco, na recolha, encontramos uns caixotes que sรฃo entulhoโ, aponta para um caixote que se vรช a poucos metros de distรขncia. โA responsabilidade รฉ das instituiรงรตes, mas as pessoas podiam ser mais sensรญveis. As pessoas sabem que o entulho nรฃo รฉ para nรณs recolhermos, hรก um processo a seguir. Por mais sensibilizaรงรฃo que se faรงa, as pessoas tรชm de ter noรงรฃo que nรฃo รฉ sรณ o nosso trabalho. ร um trabalho comum. Somos uma equipaโ, termina.

Clรกudia, tal como os outros cantoneiros, ganha cerca de 1200 euros por mรชs. Este valor jรก inclui o subsรญdio de insalubridade, atribuรญdo pelo facto de estes trabalhadores lidarem diariamente com lixo e sujidade.
Existe uma diferenรงa salarial entre os cantoneiros e os motoristas. Tal como a equipa explicou, os motoristas que conduzem o carro, a cada turno, tรชm que entrar ao trabalho uma hora mais cedo, pois precisam de se certificar que o carro estรก em condiรงรตes para ser conduzido durante esse turno. โร necessรกrio fazer uma verificaรงรฃo geral, desde encher o depรณsito da gasolina, verificar os pneus, cumprir um tabela de tarefas para validar o estado da viaturaโ, justifica o motorista. ร nesse sentido, que รฉ defendida a diferenรงa salarial entre os cantoneiros e os motoristas.
De resto, garante o antigo manobrador de mรกquinas, โsinto-me bem, รฉ um trabalho que gosto porque ando sempre na rua e com colegas, nunca estou sozinhoโ, explica enquanto se organiza para partir para a prรณxima paragem.
Dentro do carro de recolha do lixo, Nuno enquadra a funรงรฃo dos dois monitores que tem ร sua frente: o do lado esquerdo tem assinalado todos os caixotes do lixo da zona ainda por recolher com cores verdes e vermelhas; e, do lado direito, um monitor com uma cรขmera que estรก alojada na parte de trรกs do carro. โEsta cรขmera permite-me acompanhar o trabalho deles, atrรกs, nomeadamente, se algum deles se magoar e isso permite-me parar o sistema de imediato, ou se algum caixote cairโฆ esta foi uma das melhores ferramentas introduzidasโ, termina o motorista.
Paramos. ร hora de contornar uma rua que dรก acesso a um estacionamento, muito conhecido entre os motoristas pela sua dificuldade de acesso. โNo inverno รฉ muito complicado entrar e sair para fazer o trabalho. Hรก dias em que temos de chamar o reboque e, outros, em que nรฃo conseguimos recolher os caixotes porque nรฃo consigo entrar lรกโ, o que reconhece ser um ato de exaustรฃo dos moradores de Lisboa, face ร dificuldade no acesso aos estacionamentos.

Antes de trabalhar na Divisรฃo Municipal de Limpeza Urbana, Nuno Pinho foi motorista em diferentes empresas, pรบblicas e privadas e, inclusive, alistou-se nos Bombeiros Sapadores de Lisboa para desempenhar a mesma funรงรฃo. Fรก-lo hรก 19 anos. โPassava muito tempo fora de casa e, por exemplo, nรฃo assisti ao crescimento das minhas filhas.โ Foi a sua ex-mulher que insistiu para que mudasse de vida. โQuando nasceu o nosso filho mais novo, decidi que nรฃo seria como o primeiro. Queria acompanhar o crescimento dele.โ Foi quando vim para este trabalho.

O motorista estรก como peixe na รกgua. โA minha mulher diz que para me verem feliz basta darem-me um volante para a mรฃo e alcatrรฃo debaixo dos pรฉsโ, ri-se.
Hoje, nota diferenรงas. โNรฃo รฉ nada fรกcil andar aqui, noite apรณs noite, um mรชs inteiro, a esvaziar contentores. Sรฃo sete ou oito toneladas de lixo todos os dias. E ร s segundas-feiras รฉ pior, chegam a ser 12 a 15 toneladas de lixo que lhes passam pelos braรงosโ, termina.
Aos 49 anos continua a ser bombeiro, agora voluntรกrio, para que consiga conciliar com o trabalho de recolha. โSurgiu esta oportunidade e, acima de tudo, รฉ um emprego com estabilidade.โ Enquanto camionista transportou os mais diversos materiais โ atรฉ matรฉrias perigosas โ e a sua capacidade de gestรฃo em situaรงรตes sobre pressรฃo e alta tensรฃo sรฃo tambรฉm ferramentas essenciais a este tipo de trabalhos.โQuando nรฃo estou a despejar um caixote do lixo, estou a apagar um fogo ou a tirar pessoas das casas durante as cheias. Trabalho sempre para a mesma comunidade de pessoas, a missรฃo รฉ sempre a mesmaโ, colmata.
Tambรฉm por isso, reconhece a importรขncia de ter de existir uma maior articulaรงรฃo entre as diferentes instituiรงรตes: โtenho alturas em que estou a acabar o meu turno aqui, troco de roupa, e sigo para um fogoโ.
โImagino que muitas pessoas nรฃo querem fazer este trabalho, talvez pelo estigmaโ
Apanhar lixo, mexer com matรฉrias perigosas e com sujidade, para estes trabalhadores, sรฃo fatores que alimentam a estigmatizaรงรฃo social da profissรฃo que, defendem, tem sido cada vez mais desmistificada.

โUma pessoa tem de se mentalizar para o que vem fazer. Desde que isso aconteรงa, o trabalho corre bemโ, avanรงa Nuno. Tal como ele, tambรฉm Rodrigo assegura: โsinto-me muito รบtil, porque se nรฃo houver recolha de lixo nรฃo hรก uma boa conservaรงรฃo da limpeza da cidade. ร uma profissรฃo com uma grande nobreza, nesse sentidoโ.
No meio do lixo, o que mais faz confusรฃo a Nuno รฉ o desperdรญcio alimentar. โFaz-me muita impressรฃo quando vejo comida desperdiรงada no lixo. Hรก muita gente a passar fome e, no meio do lixo, vรช-se muita comida que podia ser aproveitada para alimentar muita gente. Hรก pessoas sem nada para comer e deita-se tanta comida foraโse lamente-t-il.

As questรตes de gรฉnero sรฃo tambรฉm trazidas ร conversa. A maior parte dos cantoneiros รฉ do sexo masculino, reconhece o encarregado-geral da Higiene Urbana. โAinda รฉ uma profissรฃo muito de homens mas jรก temos vรกrias cantoneiras. E temos trรชs senhoras motoristas que conduzem este tipo de carros pesados. Durante o dia, temos mais senhoras a conduzir as carrinhas de caixa aberta para a recolha de monosโ, explica. O objetivo a longo prazo รฉ que seja um lugar cada vez mais igualitรกrio. As mudanรงas sรณ se conseguem com um forte espรญrito de cidadania e este รฉ um pensamento constante para estes trabalhadores, daรญ enumerarem ao longo de toda a nossa conversa a necessidade de todo este trabalho ser feito em equipa. โAs pessoas podem nรฃo querer saber, agora, que estรฃo aqui, neste planeta, mas todas as suas aรงรตes terรฃo consequรชncias para as prรณximas geraรงรตes, exista ou nรฃo exista estigma. Espero nรฃo estar cรก para verโ, conclui Vinagre.
Pelas trรชs e meia termina a recolha. E quanto ร cidade? Acordarรก sem despojos do dia anterior.









Il s'agit d'un contenu sponsorisรฉ produit en partenariat avec LPP et Cรขmara Municipal de Lisboa, e insere-se numa nova rubrica intitulada Bastidores da Cidade. Apesar de patrocinado, o conteรบdo foi elaborado pelo LPP com autonomia.