Várias artérias na freguesia do Areeiro onde, nos últimos anos, foram introduzidas ciclovias estão agora a receber melhorias ao nível da acessibilidade pedonal. Uma delas é a Avenida Guerra Junqueiro, com bastante comércio, onde parte da calçada está a ser substituída por um piso mais confortável em lajes, dando mais conforto a quem por lá caminha.

Se é verdade que a calçada portuguesa é candidata a património material português (com perspectiva de no futuro candidatá-la a património mundial pela UNESCO), não oferece simultaneamente o melhor conforto a quem se desloca a pé na cidade. Assim, a calçada deve ser preservada nas zonas histórias e onde existem desenhos característicos, mas pode ser substituída ou conjugada com pavimento confortável em ruas incaracterísticas.
Era o caso da calçada existente na Avenida Guerra Junqueiro. Sem qualquer ornamento e carregada de altos e baixos, a calçada dificultava a locomoção, levando muitas pessoas a optarem pelo piso liso da ciclovia unidireccional ao lado. Com um pavimento novo e liso, a Guerra Junqueiro e o respectivo comércio ganham mais conforto, à semelhança do que já tinha acontecido na obra da Praça de Londres no final de 2019.
Este tipo de pavimento está a ser instalado também na Alameda Dom Afonso Henriques, melhorando a locomoção de quem sobe ou desce. Tal como na Guerra Junqueiro, o novo passeio de cor clara é complementado com vários pormenores de calçada.

Já a Rua Edison, que cruza com a Avenida de Roma e que em 2019 passou a contra-fluxo ciclável, viu um troço do passeio onde antes não cabia uma cadeira de rodas ser ligeiramente aumentado, passando a dispor de mais de um metro de largura. Um pormenor bem observado pelo blogueiro-activista Menos Um Carro no Twitter.

Há uma dúzia de problemas do espaço público de Lisboa com que embirro seriamente [não necessariamente os mais graves], e um deles acaba de ser remendado 😍
— Menos Um Carro (@menos1carro) February 25, 2021
Na estreita rua Edison, apesar do carro ter uns 4m, os passeios não deixavam passar uma cadeira de rodas. pic.twitter.com/LGTTmbMwgk