Avançar para o conteúdo

Alvalade

Tudo sobre a freguesia de Alvalade, em Lisboa.

Há um corredor verde ao longo da Avenida Estados Unidos da América e, se calhar, não deste conta

Entre a confusão do trânsito, o ruído dos motores e a poluição dos carros que procuram o caminho de entrada e de saída da cidade, atravessando a Avenida Estados Unidos da América e o bairro de Alvalade, há um corredor verde para aproveitar ao longo daquela grande avenida e entre os enormes blocos habitacionais dos anos 1950-60 que a ladeiam.

Gago Coutinho vai ter ponte ciclopedonal com árvores e jardim

A Avenida Almirante Gago Coutinho vai ganhar uma ponte ciclopedonal na zona próxima à rotunda do Relógio. Só que esta ponte, que substituirá uma velha estrutura metálica existente no local, não será igual a todas as outras: terá árvores e uma área ajardinada. O concurso público, com o valor base de 2,3 milhões de euros, foi lançado esta semana pela EMEL.

Já se vai conseguindo caminhar na Avenida Almirante Gago Coutinho

O estacionamento em cima do passeio na Avenida Almirante Gago Coutinho mantém-se mas agora devidamente reorganizado, de forma a manter um canal pedonal amplo e contínuo naquela artéria. Ainda assim, falta ainda educar todos os condutores para evitar a tentação do estacionamento abusivo. No início de 2022, avançam as obras definitivas.

O Parque Urbano do Vale da Montanha vai crescer e ganhar mais 12 hectares

Inaugurado em 2018, o Parque Urbano do Vale da Montanha é um dos maiores tesouros verdes da cidade. Localizado bem perto de zonas densamente povoadas, como Alvalade e o Areeiro, este parque tem 11 hectares para correr, brincar, andar de bicicleta ou aproveitar de uma outra forma. No futuro, terá mais ainda: 12 novos hectares.

Acalmar o tráfego em Alvalade em três actos

Alvalade tem sido das freguesias onde mais Zonas 30/30+bici têm sido implementadas recentemente. Em três actos, fazemos uma visita a uma Alvalade e algumas das suas ruas que ficaram ou estão a ficar mais seguras e inclusivas.