Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Gago Coutinho vai ter ponte ciclopedonal com árvores e jardim

Recorte do projecto

A Avenida Almirante Gago Coutinho vai ganhar uma ponte ciclopedonal na zona próxima à rotunda do Relógio. Só que esta ponte, que substituirá uma velha estrutura metálica existente no local, não será igual a todas as outras: terá árvores e uma área ajardinada. O concurso público, com o valor base de 2,3 milhões de euros, foi lançado esta semana.

A nova ponte – uma “passagem superior naturalizada” – é apresentada, na memória descritiva, como um “projecto emblemático e inovador” com o objectivo de “estabelecer a continuidade da estrutura ecológica municipal”, num ponto da cidade onde se cruzam três dos seus Corredores Verdes – o Central, o dos Olivais e o Oriental –, e de permitir uma conexão directa entre Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade) e o Parque da Vinha.

Recorte do projecto

Esta nova passagem superior sob a Avenida Almirante Gago Coutinho terá árvores de pequeno-médio porte, trepadeiras e arbustos, permitindo o “prolongamento das áreas verdes adjacentes”. “É uma opção tipológica que tem sido adoptada para dar continuidade a percursos e corredores verdes integrados em redes urbanas, em situações em que existem obstáculos à mobilidade, dificilmente transponíveis numa utilização pedonal ou em outros modos suaves de deslocação”, lê-se no documento. Para que a plantação na ponte seja viável, prevê-se que exista um fosso de cerca de dois metros de terra vegetal.

A ponte poderá ser usada por pessoas a pé ou de bicicleta, até porque existe uma ciclovia que vem da Avenida do Brasil e que segue para a Bela Vista (Rua Pardal Monteiro).“Para o atravessamento mais cómodo por parte dos ciclistas e dos peões”, lê-se, a passagem superior deverá ter uma largura ciclável mínima de 2,20 metros de cada lado do tabuleiro.

O projecto prevê a manutenção desta ciclovia, integrando-a com a nova passagem superior, e a sua repintura para tons de verde. Já no lado do Parque da Vinha, ao longo da ciclovia será criada uma zona pedonal, mas apenas nos primeiros metros (prevê-se o prolongamento deste caminho até à Rua Pardal Monteiro numa futura empreitada). Ainda neste lado, serão criados novos caminhos pedonais entre a ponte e a parte baixa (avenida/rotunda).

Esta passagem superior naturalizada será inédita em Lisboa. O concurso público prevê um prazo máximo de 350 dias (ou seja, praticamente um ano) para a sua execução, acrescidos de 365 dias para a prestação de serviços de manutenção de espaços verdes plantados.

Recorde-se que a Avenida Almirante Gago Coutinho foi recentemente intervencionada nos passeios para a regulação do estacionamento e a libertação de um canal pedonal em toda a sua extensão. A construção de uma ciclovia está prevista para 2022. Nos planos está ainda a criação de uma ligação ciclável à rotunda do Relógio, permitindo chegar tanto à ciclovia da Avenida Marechal Gomes da Costa como à da Avenida Cidade do Porto.