
Numa sexta-feira de sol, ao final do dia, passamos pela Avenida Marechal Gomes da Costa. De bicicleta, claro; e vindos de Alvalade. Depois de nos desviarmos de um ou dois sacos rotos que espalharam fruta pela ciclovia (um perigo para os ciclistas), esbarramos nos Los Pepes. Meggie Prata e Francisco Lea estavam de volta do “muro” cinzento da ciclovia, de spray na mão e de máscara colocada, e com um objectivo muito claro: dar-lhe cor.
Durante a primeira quinzena de Junho, o escritório dos Los Pepes foi a Marechal Gomes da Costa. Diariamente, desde manhã cedo até bem ao final do dia. Fins-de-semana incluídos. Foram observando a diversidade de utilizadores daquela ciclovia e ao Lisboa Para Pessoas confessaram-se surpreendidos com a sua utilização: não esperavam ver tanta gente. Logo ao nascer do dia, são os Comboios de Bicicletas com crianças a caminho da escola, ao longo do dia vários commuters e alguns desportivas; ao sábado e domingo famílias a passear.
Para tornarem a sua presença mais visível, principalmente para quem fosse a descer e, assim, a uma maior velocidade, improvisaram com o triângulo do carro.

Os Los Pepes eram os únicos que estavam ali a trabalhar naquela tarde de sexta-feira, mas o New Jersey (o nome técnico do “muro”) da Marechal Gomes da Costa contava com intervenção de mais dois artistas: o Nuno Alecrim e o conjunto Malibu Ninjas. Cada artista ou colectivo ficou com um troço de vários metros para trabalhar – ao todo, a arte urbana estende-se por 2,2 km, correspondentes a 600 metros quadrados de área total.
Ao Lisboa Para Pessoas, os Los Pepes contaram que as pessoas que por ali passaram ficavam a olhar e iam fazendo perguntas; houve até quem chamasse a polícia, dizem, achando que as pinturas eram ilegais. Quanto a comentários negativos em relação à polémica ciclovia, referiram que não os houve e que isso é algo que só existe no Facebook.
O mural da Marechal Gomes da Costa já pode ser apreciado por todos os ciclistas e também todos os peões que passem por aquela avenida, que liga ao rio e que atravessa os Olivais, ligando à zona de Alvalade e do Areeiro. O trabalho artístico ficou terminado. Nos últimos dias, alunos do do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais deram uma ajuda aos Los Pepes, Nuno Alecrim e Malibu Ninja, e Miguel Gaspar, vereador de mobilidade da Câmara de Lisboa, também se juntou.