Um passeio pelas melhorias no espaço público de Arroios

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

O carro tem hoje uma enorme presença no espaço público de Arroios. Os edifícios sem garagem empurram o estacionamento para a via pública, colocando uma enorme pressão na capacidade desta de absorver a procura. Não o conseguindo sempre, o resultado são ruas com carros em cima de passadeiras ou noutros locais onde não se deveria poder estacionar. Arroios serve também de passagem e de cruzamento de vias importantes da cidade, desenhadas noutros tempos e que trazem para a freguesia um grande volume de tráfego.

Apesar das condicionantes, Arroios realizou, no último ano e meio, um conjunto de intervenções que pretenderam melhorar o espaço público e alargar a área pedonal, retirando-a ao carro sem, no entanto, causar atritos. As obras foram realizadas pela Junta de Freguesia de Arroios, ao abrigo do contrato de delegação de competências da Câmara de Lisboa, que tem permitido ao poder local ganhar mais valências.

O Lisboa Para Pessoas foi conhecer algumas destas melhorias.

Largo Santa Bárbara

No Largo Santa Bárbara, na zona dos Anjos, caminha-se agora melhor com o alargamento do passeio nesta complicada intersecção. No fundo, foram preservadas as linhas de circulação e cruzamento automóvel, transformando as zonas mortas em passeio. O projecto de intervenção permitiu a plantação de três novas árvores.

Curiosidade em saber como era este espaço antes?

Imagem via Google Street View

A subir…

A Rua Jacinta Marto parte do Largo de Santa Bárbara e sobe até à zona da Estefânia, permitindo chegar também a Picoas e ao Marquês de Pombal. É uma artéria com duas vias de trânsito em cada sentido, árvores e estacionamento de cada lado e com um passeio desimpedido. É uma rua íngreme, pelo que, num dos lados, uma parte da calçada foi substituída por uma fila de lajes de betão, com o intuito de aumentar o conforto pedonal.

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

Um novo largo com vida

O cruzamento da Rua do Forno do Tijolo com a Rua de Moçambique e a Rua Maria é agora um pequeno largo com vida. Os passeios foram prolongados tendo em conta, como no Largo de Santa Bárbara, as linhas de circulação. O peão ganhou mais espaço mas também o comércio e os equipamentos culturais do local. A estrada foi sobrelevada e encontra-se ao nível do passeio de forma a dar mais liberdade de mobilidade ao peão, apesar de existirem passadeiras assinaladas. Há um estacionamento para bicicletas bastante procurado e outro para motociclos também muito requisitado. Foram plantadas duas árvores e colocado mobiliário urbano para estadia, em espaço que antes era do automóvel.

Antes da intervenção, este largo era assim…

Imagem via Google Street View

Mercado do Forno do Tijolo

A área em frente ao Mercado do Forno do Tijolo deixou de ter marcações de passadeiras, convidando o peão – tal como acontece na Rua das Praças, na Estrela – a cruzar a rua como lhe der mais jeito. O piso sobrelevado e uniforme facilita o entendimento, para os condutores, de que estão a invadir uma praça pedonal e não o contrário (as pessoas a invadir o espaço dos carros). Faltará, no entanto, neste espaço uma sinalização de Zona de Coexistência, conforme estipulado no Código da Estrada e no Regulamento de Sinalização de Trânsito.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

Para ler também