Avançar para o conteúdo

Mário Rui André

Jornalista e editor do Lisboa Para Pessoas, jornal local sobre Lisboa e a área metropolitana. Tenho 30 anos de vida na capital e 10 anos de experiência em comunicação social, tendo co-fundado o Shifter, uma revista independente e de referência na área da tecnologia. Estudei publicidade e marketing na Escola Superior de Comunicação Social e, mais tarde, jornalismo e comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Escrevo sobre Lisboa e sobre cidades, mobilidade e urbanismo no geral. Acompanho uma visão mais humana do espaço público, e sou pela cidadania e pela transparência da parte dos órgãos governativos.

Estudantes de universidade sueca reinventaram o bairro da Mouraria

Martyna Idasiak e Ralph Frühwirth, estudantes de mestrado da Universidade de Lund, na Suécia, venceram a competição Students Reinventing Cities, promovida pelo grupo C40 Cities. Propõem uma Mouraria com menos carros, mais pessoas a andar a pé e de bicicleta, mais espaços verdes, habitação acessível e escritórios, e tuk-tuks como transporte público.

Campo de Ourique testa “superquarteirão” no Jardim da Parada durante nove dias

De 9 a 17 de Setembro, o Jardim da Parada vai crescer, ficando sem carros em redor. O objectivo é testar de forma intensiva um “superquarteirão” nesta zona da freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa. Presidente da Junta já fala numa ideia ganha e quer ir mais longe: quer transformar todo o bairro numa zona 30, com ruas calmas, seguras e arborizadas.

Alverca quer ser uma “cidade de 15 minutos” e está a trabalhar com Carlos Moreno

Ainda muito centrada no automóvel, Alverca pode tornar-se numa cidade mais pedonal e ciclável, apoiando-se no conceito de “cidade de 15 minutos” de Carlos Moreno. Dois projectos privados prometem impulsionar em Alverca um modelo de maior proximidade; ao mesmo tempo, a cidade participa num programa europeu com Paris, Barcelona e Bucareste.

Subscreve o LPP a partir de

3€/mês

Navega sem anúncios e recebe novidades em 1ª mão.