Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Ciclovia da Duque d’Ávila bate novos recordes de utilização

Só no primeiro dia de Outubro foram contabilizadas 2 687 passagens nesta ciclovia. A semana de 20 a 26 de Setembro tinha sido a mais movimentada de sempre, com 13 579 passagens.

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

A passada sexta-feira, 1 de Outubro, foi o dia com mais passagens de sempre na ciclovia da Avenida Duque d’Ávila, onde se encontra o ainda único contador activo na cidade de Lisboa: foram registadas 2 687 passagens. Já a semana anterior, com início a 20 de Setembro e término no dia 26, foi a mais movimentada desde que há registos: 13 579 passagens.

Ainda assim, o mês de Maio de 2021 continua a ser aquele em que existiu maior tráfego naquele troço de ciclovia, com 57 397 passagens, sendo seguido de Setembro de 2021, 57 004 passagens, e de Junho também de 2021, com 54 439 passagens.

Registo de passagens na Duque d’Ávila desde 2016; o maior pico é o dia 1 de Outubro de 2021
Registo de passagens na Duque d’Ávila desde Julho de 2019; visível o primeiro confinamento em Março-Abril de 2020 e um créscimo de passagens quase contínuo desde então

A ciclovia da Avenida Duque d’Ávila é monitorizada com um contador automático desde final de Janeiro de 2016. Os dados são contabilizados de forma contínua e interrupta, com a excepção de um período, entre meados de Abril e o início do mês de Julho de 2019, quando o contador terá ficado sem bateria sem que ninguém desse conta disso. (Existiu um novo apagão no cantador, que durou poucos dias, entre 12 e 22 de Julho de 2021.)

Ainda assim, a ausência de dados durante três meses em 2019 e dez dias em 2021 não será perturbadora para a análise, uma vez que, olhando para o gráfico completo desde 2016, é possível verificar uma tendência crescente de utilização daquela ciclovia, onde actualmente tendem a circular mais de duas mil bicicletas por dia – representando um crescimento de 820% em relação ao que se verificava há cinco anos. O crescimento foi particularmente notório desde 2020 e durante o presente ano de 2021.

Registo de passagens mensais na Duque d’Ávila

Lisboa tem instalados 34 novos contadores automáticos pela cidade, cuja gestão está a cargo da EMEL. Os respectivos dados serão disponibilizados no portal de dados abertos desta empresa, logo que seja superado o período de testes. De acordo com informação preliminar referente aos meses de Julho e de Agosto, os únicos períodos disponíveis, foram contabilizadas 83 030 passagens em Entrecampos, 37 330 a meio da Avenida da República e 27 189 na Praça Duque de Saldanha durante o mês de Julho. Estes dados são, recorde-se, provisórios, uma vez que os novos contadores estão ainda a ser testados pela EMEL.

Além da contabilização automática de ciclistas, Lisboa tem vindo a valorizar um acompanhamento sociológico do panorama ciclável da capital, com a contratação ao laboratório U-Shift do Instituto Superior Técnico para a realização de contagens bianuais de ciclistas, através da observação humana. Contadores automáticos como o da Duque d’Ávila permitem saber quantas pessoas passam na ciclovia, mas não que pessoas são essas, que bicicletas estão a usar ou como se comportam na infraestrutura da cidade.