O guia essencial para descobrir Portugal de bicicleta está com desconto até ao final do ano

Paulo Guerra dos Santos lançou-se na definição da Rede Nacional de Cicloturismo. Projecto já conta com 5808 km e 19 rotas para pedalar pelo país fora. Guia de 2021 está com 35% de desconto até ao final do ano.

Fotografia cortesia de Pedro Vilela

Descobrir Portugal de bicicleta é a proposta da Rede Nacional de Cicloturismo, um mapa com percursos de norte a sul que Paulo Guerra dos Santos tem vindo a desenvolver nos últimos anos. A cada ano, há uma nova edição e, a cada nova edição, há novas rotas. O mapa deste 2021 está disponível com 5808 km e 19 rotas para pedalar pelo país fora, e pode ser aproveitado já no início do próximo ano para boas pedaladas.

O projecto da Rede Nacional de Cicloturismo concretiza-se anualmente no chamado Road Book, o livro que detalha todas as rodas, inclui vários mapas e vem acompanhado com ficheiros GPS que podem ser colocados num dispositivo adequado para ajudar na navegação.

O Road Book de 2021 pode ser adquirido por 58,50 euros em loja online. Mas com o código promocional “Pedalar é a melhor vacina para 2022”, fica a 38,02 euros até 31 de Dezembro. A compra deste Road Book vai ajudar a financiar a próxima edição.

O mapa da Rede Nacional de Cicloturismo em 2021

O livro da Rede Nacional de Cicloturismo identifica estradas com reduzido tráfego automóvel, mas também ciclovias, ecopistas e estradões de macadame onde é possível circular de bicicleta de forma cómoda. Na edição de 2021, estão identificados 5808 km, que se traduzem em 19 rotas diferentes e em 137 percursos, com 30 a 50 km cada, que podem ser feitos num fim-de-semana ou em vários dias, sozinho, com um/a parceiro/a ou com amigos/as. Em cada Road Book há guias pormenorizados de cada rota, dicas do que visitar em cada local, sugestões de paragem e incluive um mapa para imprimires e rascunhares a tua viagem.

Paulo Guerra dos Santos é um engenheiro de projectos de estradas e entusiasta das viagens de longa distância em bicicleta, cujo objectivo é identificar uma rede por todo o país com as melhores infraestruturas para viagens de bicicleta em modo de turismo. O projecto da Rede Nacional de Cicloturismo não tem fins lucrativos, e o preço do Road Book reflecte o esforço de Paulo em registar e organizar as diferentes rotas e percursos pelo país fora.

Quem quiser apoiar o projecto além da compra do livro, pode deixar um donativo no site da iniciativa, onde também é possível descarregar o Road Book de 2017 gratuitamente.