Nasceu um miradouro nas Olaias

Facilmente acessível a pé ou de bicicleta, o Miradouro das Olaias oferece uma bonita vista sobre o Parque Urbano do Vale da Montanha.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Lisboa tem muitas vistas. Há aquelas clássicas, que todas as pessoas que visitam a cidade gostam de levar no seu telemóvel, e há as outras paisagens da cidade – vistas de uma Lisboa diferente, menos tradicional, mas igualmente espectacular.

A vista das Olaias para o conhecido Vale da Montanha já lá estava num terreno baldio que agora foi requalificado e transformado em miradouro. Há bancos, árvores a nascer e ainda um abrigo de gatos. O Miradouro das Olaias fica na Rua Manuel dos Santos e tratou-se de uma pequena obra executada pela Junta de Freguesia do Areeiro (JFA), no âmbito da delegação de competências da Câmara de Lisboa para as juntas de freguesia.

O Miradouro das Olaias pode ser acedido facilmente a pé ou de bicicleta pelo Parque Urbano do Casal Vistoso, mesmo ao lado do edifício dos serviços sociais da CML, onde passa a ciclovia que liga à Avenida de Paris pela rotunda do Areeiro. O Miradouro das Olaias tem uma vista agradável para o trio de parques urbanos da zona: o do Vale da Montanha, o da Bela Vista e o já referido Parque Urbano do Casal Vistoso.

O miradouro foi projectado no início do ano passado pelo arquitecto Tomás Taveira, autor de muitos edifícios das Olaias, a pedido da Junta de Freguesia. As obras foram iniciadas em meados do Verão e terminaram há pouco tempo.“Esta era uma zona de baldio e a Junta de Freguesia entendeu proceder à sua requalificação, aproveitando a vista magnífica, e aumentando assim a oferta de áreas de lazer na Freguesia. O espaço contou ainda com o enquadramento de um abrigo para gatos silvestres, projecto do arquitecto Tomás Taveira”, pode ler-se no site da JFA.

O novo Miradouro das Olaias fica ao lado de um miradouro já existente num amplo prado, que por esta altura é bem verde. Oferece uma vista semelhante e merece igualmente uma visita.