Um jardim entre o Aeroporto e o Tejo? A ideia premiada de um atelier de arquitectura paisagista

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E se a rotunda do Areeiro fosse um amplo jardim? E se a Almirante Reis fosse pedonal, ciclรกvel e exclusiva para elรฉctrico num troรงo? Estas sรฃo algumas das ideias que o atelier de arquitectura paisagista Terra viu premiadas num concurso internacional de ideias, o Urban Garden Award.

Proposta para a Praรงa do Areeiro (imagem cortesia de Terra/DR)

Um corredor verde que comeรงasse na rotunda do Relรณgio, continuasse ao longo da Avenida Almirante Gago Coutinho, passasse pela praรงa do Areeiro, seguisse pela Avenida Almirante Reis e sรณ terminasse perto do rio Tejo. Esta foi a proposta que o atelier de arquitectura paisagista Terra viu premiada num novo concurso internacional de ideias.

Nesta primeira ediรงรฃo do Urban Garden Award, um prรฉmio organizado pela plataforma de arquitectura IF-Ideasforward e pela Associaรงรฃo Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP), propunha-se celebrar o centenรกrio do nascimento do arquiteto Gonรงalo Ribeiro Telles e a sua ideia de uma Lisboa “com eixos de ligaรงรฃo (corredores verdes) entre o centro da cidade e a periferia (parque perifรฉrico)”. Assim, com o lema “from the port to the airport”, os participantes foram desafiados a pensar num corredor verde ao longo de todo o eixo da Gago Coutinho e da Almirante Reis, comeรงando na praรงa das partidas do Aeroporto Humberto Delgado e terminando na praรงa da estaรงรฃo fluvial Sul e Sueste. No regulamento de participaรงรฃo, tinham de ser consideradas intervenรงรตes na Rotunda do Relรณgio, na Praรงa do Areeiro, na Alameda Afonso Henriques, na Praรงa do Chile e no Martin Moniz, alรฉm de nas avenidas jรก mencionadas.

Proposta para a Avenida Almirante Gago Coutinho (imagem cortesia de Terra/DR)

A proposta vencedora do Terra, atelier dos portuenses Duarte Natรกrio e Joรฃo Francisco Coelho, sugere um corredor verde ao longo de todo o eixo, sem esquecer nenhuma praรงa. A reduรงรฃo do trรกfego automรณvel รฉ uma das ideias centrais do projecto, juntamente com a criaรงรฃo de uma ciclovia contรญnua entre o Aeroporto e o Tejo, a introduรงรฃo de um elรฉctrico, o alargamento de passeios e, claro, o aumento dos espaรงos verdes.

Logo ร  saรญda do Aeroporto, o atelier Terra propรตe uma Rotunda do Relรณgio com apenas trรชs vias para automรณveis e um jardim no centro, juntamente com um complexo de pontes ciclopedonais. Na Avenida Almirante Gago Coutinho, em direcรงรฃo ao Areeiro, รฉ sugerida uma via sรณ para automรณveis, um corredor BUS, uma ciclovia bidireccional e um corredor para o elรฉctrico. Jรก no sector da Avenida junto ร  Mata de Alvalade, existe como que o prolongamento daquele espaรงo verde, com uma รกrea pedonal reforรงada e mais รกrvores.

Na Praรงa do Areeiro, a dupla de arquitectos do Terra, que se juntou a mais duas colegas de profissรฃo โ€“ Joana Azevedo e Camila Feital โ€“, idealizou uma rotunda com muito menos espaรงo para o automรณvel e mais espaรงo para o transporte pรบblico e para os modos suaves. No centro da praรงa, foi desenhado um jardim com zonas de estadia, brincadeira de passeio, com espaรงo para caminhar e pedalar. A ciclovia e o elรฉctrico tรชm continuaรงรฃo por esta praรงa reinventada, seguindo pela Avenida Almirante Reis. No troรงo entre a Alameda e a Rua Pascoal de Melo, a proposta passa pela eliminaรงรฃo total do trรกfego automรณvel: aqui, o espaรงo seria das pessoas, das bicicletas e do elรฉctrico. Os carros seriam desviados para ruas paralelas.

De seguida, a Almirante Reis ganharia uma via automรณvel apenas no sentido ascendente, uma vez que para descer continuara a ser utilizada a Rua de Arroios; mais adiante, jรก sendo Rua da Palma, haveria trรขnsito de carros de dois sentidos mas sรณ num dos lados da artรฉria; o outro lado continuaria a ser para as pessoas. O Martim Moniz seria um amplo espaรงo verde, que continuaria pela Praรงa da Figueira e pela Rua da Prata. Estas zonas seriam totalmente pedonais mas teriam o elรฉctrico e ciclovia. Na proposta do Terra, o trรกfego rodoviรกrio na baixa seria desviado pela Rua da Madalena e pela Rua do Ouro.

Proposta para a Rotunda do Relรณgio (imagem cortesia de Terra/DR)

No seu site, os arquitectos explicam que a sua abordagem assenta num “novo modelo de mobilidade urbana” e na “procura de soluรงรตes que passem por reduzir a utilizaรงรฃo do automรณvel na cidade e pela implementaรงรฃo de alternativas mais ecolรณgicas”, como รฉ o caso do andar a pรฉ, da bicicleta e do transporte pรบblico. Os arquitectos procuraram criar um corredor de elรฉctrico contรญnuo ao longo de todo o trajecto e recuperar antigas linhas de elรฉctrico. A proposta โ€“ escrevem โ€“ envolve tambรฉm no conceito de uma cidade dos 15 minutos, que “defende que a melhor mobilidade รฉ aquela que รฉ mais reduzida e que garante a acessibilidade a tudo o que precisamos para o nosso dia-a-dia”.

A equipa do atelier Terra diz ter-se inspirado no “contexto histรณrico destas zonas da cidade de Lisboa” e nos “ensinamentos e projectos de Gonรงalo Ribeiro Telles”. Podes conhecer mais sobre esta proposta nos pรณsteres seguintes ou no site do atelier. Importa referir que este trabalho foi desenvolvido no รขmbito de um concurso de ideias, onde รฉ possรญvel imaginar mais alรฉm do que a realidade nos permite e onde o objectivo รฉ acima de tudo lanรงar o debate e promover a reflexรฃo sobre os eixos de ligaรงรฃo para a cidade de Lisboa.

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