Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

A Primavera chegou e, com ela, também os Jardins Abertos

A 9ª edição do festival Jardins Abertos irá acontecer, como já é habitual, ao longo de dois fins-de-semana consecutivos, nos dias 21-22 e 28-29 de Maio.

Fotografia cortesia de Cláudia Pereira/Jardins Abertos

O festival que abre os portões de alguns dos jardins mais exclusivos da cidade de Lisboa está de volta para a sua edição anual de Primavera, que é também a 9ª edição. Vai decorrer em dois fins-de-semana consecutivos, nos dias 21-22 e 28-29 de Maio.

Nesta edição, poderão ser visitados jardins como o Jardim da Procuradoria-Geral da República, a Estufa Fria de Lisboa, o Jardim do Palacete de São Bento, a Quinta Urbana NÃM, o Jardim Botânico Tropical, o Jardim da Embaixada de Itália e outros jardins muito especiais. O festival terá ainda um jardim inédito, o Permalab – um espaço aberto à investigação transdisciplinar sobre práticas de permacultura, em contexto comunitário.

Haverá ainda os habituais percursos guiados pela cidade, oficinas para todas as idades, visitas guiadas aos jardins e oficinas com diferentes temáticas, desde cosmética natural a banhos de floresta no Parque Florestal de Monsanto.

A edição de Primavera 2022 do festival Jardins Abertos vai encerrar com uma festa no quiosque Beca Beca, no Parque Eduardo VII, no dia 29 de Maio, domingo.

Este é um evento inteiramente gratuito. Os jardins estão sujeitos a diferentes lotações e tempo máximo de permanência. O acesso é limitado, é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia — à excepção do Jardim da Embaixada de Itália, que requer inscrição. Não é permitida a entrada de animais.

Desde de 2017 que a equipa Jardins Abertos, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa e com o Alto Patrocínio do Presidente da República, promove um evento gratuito com visitas a jardins únicos da cidade e várias actividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental, estimulando a relação positiva com a natureza em contexto urbano.

Com a pandemia, as circunstâncias mudaram, mas a Natureza não foi cancelada. Inseridas na programação da Lisboa Capital Verde Europeia, as edições Jardins Abertos 2020 aconteceram na primavera e no outono, em formato presencial e virtual, e contaram com mais de 19 000 participações presenciais e mais de 200 000 participações virtuais. Em 2021, tivemos mais um ano repleto de floração, com uma edição de Primavera e uma inédita Edição de Verão, que juntas contabilizaram mais de 28 000 participações presenciais.

A programação completa estará disponível em breve aqui.