Avançar para o conteúdo

Há mais uma estação de Metro acessível em Lisboa, a da Cidade Universitária

A estação de Metro da Cidade Universitária passou a ser acessível a todas as pessoas com a instalação de três elevadores.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A estação de Metro da Cidade Universitária passou a ser acessível com a instalação de três elevadores, que permitem fazer a ligação entre a superfície e o átrio da estação, e entre o átrio e os cais de embarque, dotando o local de acessibilidade plena e permitindo o acesso a clientes com mobilidade condicionada.

O elevador exterior está localizado na Avenida Professor Gama Pinto, em frente à “Cantina Velha” da Universidade de Lisboa. Este elevador permite o acesso ao átrio da estação, onde se efetua a validação do título de transporte. Após a linha de controlo, estão localizados dois elevadores de ligação entre o átrio e cada um dos cais de embarque.

Com um investimento de 1 472 668,30 €, a intervenção na estação Cidade Universitária englobou igualmente a eliminação de todas as barreiras arquitetónicas através da adaptação de zonas de escadas a rampas e das instalações sanitárias a pessoas com mobilidade condicionada.

A obra na Cidade Universitária pertence a um empreitada global que envolveu também a estação de Entrecampos (recentemente dotada de acessibilidade plena) e que foi adjudicada ao consórcio do Grupo Domingos da Silva Teixeira, SA/Efacec em Junho de 2021, por um investimento total de 2,56 milhões de euros.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

O Metro de Lisboa tem vindo a a adaptar as estações antigas que não foram originariamente projectadas com a acessibilidade em mente. Com as intervenções nas estações de Entrecampos e Cidade Universitária concluídas neste ano, o Metro de Lisboa passa a ter 43 estações dotadas de acessibilidade plena, o que corresponde a 77% da totalidade das estações da rede. O programa geral permitirá que, até 2025, a acessibilidade plena se estenda a 54 estações da rede. Neste momento, não existe nenhum novo investimento a decorrer neste campo da acessibilidade.