Avançar para o conteúdo

Há novas estações GIRA a serem instaladas e um mapa comunitário que indica onde

À falta de informação oficial, a Comunidade do Lisboa Para Pessoas tem-se juntado para actualizar um mapa com a localização das novas estações de bicicletas partilhadas GIRA.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Resolvida a questão técnica que obrigou ao encerramento de quatro estações GIRA em Campolide e nas Amoreiras, a EMEL voltou à instalação de estações na cidade. Nos últimos dias, foram observadas novas paragens na Rua Bordalo Pinheiro (entre Sete Rios e a Praça de Espanha) e no Parque Urbano da Praça de Espanha, em Campolide, e ainda na Avenida do Uruguai, em Benfica. Não existindo um mapa oficial das novas estações, a Comunidade do Lisboa Para Pessoas criou um, onde é possível acompanhar a expansão da rede.

O mapa começou a ser criado em Fevereiro por Carlos Fonseca, 35 anos, engenheiro de software, que tem contado com a ajuda preciosa da Comunidade. Através do Discord, várias pessoas têm reportado o surgimento de novas estações em diferentes pontos da cidade e as mesmas têm sido adicionadas ao mapa que, entretanto, se tornou de todos.

Captura de ecrã por Lisboa Para Pessoas

O mapa de Carlos está feito no My Maps, uma plataforma proprietária da Google. Paralelamente, Diogo Baptista, também membro da Comunidade do Lisboa Para Pessoas, tem actualizado a informação no Open Street Maps, que, ao contrário do Google My Maps, é uma plataforma aberta – isso significa que pode ser editada e alterada por todas as pessoas, à semelhança da Wikipédia, por exemplo. O trabalho de Diogo pode ser encontrado aqui; as estações que surgem nesse mapa estão listadas aqui. Carlos e Diogo têm vindo a colaborar e a partilhar informação entre si.

Captura de ecrã por Lisboa Para Pessoas

Este trabalho comunitário surge em resposta à não disponibilização por parte da EMEL de um mapa oficial da expansão da rede GIRA em curso ou prevista. A Comunidade respondeu com a criação do seu próprio mapa de forma a melhor acompanhar a evolução do sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa. Se vires uma nova estação GIRA por aí, basta tirar uma fotografia e partilhá-la no canal #mapa-gira do Discord do Lisboa Para Pessoas.

Desde o Verão de 2021, a EMEL tem vindo a abrir várias estações pela cidade e instalado novas que aguardam ainda abertura. As próximas a ficar operacionais deverão ser as das freguesias de Carnide, Benfica, Belém e São Domingos de Benfica.