Avançar para o conteúdo

Vem aí a Semana Europeia da Mobilidade: um guia para aproveitar

De 16 a 22 de Setembro há várias actividades programadas em Lisboa e área metropolitana, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM).

Ilustração oficial da Semana Europeia de Mobilidade

Depois de dois anos de pandemia, a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) está de regresso em toda a sua força para mais uma edição. De 16 a 22 de Setembro, há várias iniciativas que podes aproveitar em Lisboa, mas também Almada e Amadora, entre outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Neste artigo, dizemos-te quais os eventos imperdíveis.

A Semana Europeia da Mobilidade surgiu pela primeira vez em 2002, depois de dois anos a celebrar-se com sucesso o Dia Europeu Sem Carros. Este Dia, assinalado anualmente a 22 de Setembro, foi criado para a consciencialização das populações e decisores para os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel nas cidades, como os problemas ao nível da qualidade do ar. Em 2002, decidiu-se materializar a iniciativa numa Semana inteira, que se celebra sempre entre os dias 16 e 22 de Setembro, integrando o Dia Europeu Sem Carros.

Apesar de ter vindo a perder dimensão e impacto ao longo dos anos, pelo menos em Portugal, a Semana Europeia da Mobilidade surge com uma programação reforçada depois de dois anos mais tímidos. “Melhores Ligações” é o mote deste ano e em destaque está a mobilidade ciclável, o andar a pé e também os transportes públicos.

O objetivo da Semana Europeia da Mobilidade é promover um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, através da implementação de diversas campanhas de sensibilização para uma mobilidade eficiente, confortável, sustentável e organizada, que facilite a vida aos lisboetas e a quem nos visita.

Um dia a pedalar, porque não?

📅 Dia: sexta, 16 de Setembro
🕑 Hora: das 8h30 às 11h30
📍 Local: Lisboa

O Lisboa E-Nova, a agência de energia e ambiente da cidade, está a convidar todos os colaboradores das empresas e outras organizações de Lisboa e Amadora a deslocarem-se de bicicleta no primeiro dia da Semana Europeia de Mobilidade, que calha a uma sexta-feira. A iniciativa chama-se “Um dia a pedalar, porque não?” e as entidades interessadas podem inscrever-se aqui até à hora de almoço do dia 15. Depois apenas será preciso cada entidades organizar-se internamente e submeter uma fotografia com todas as pessoas que chegaram de bicicleta, para se habilitarem a prémios dos patrocinadores do evento.

Existirá ainda uma acção de rua entre as 8h30 e as 11h30 no cruzamento da Avenida da República com a Avenida Duque D’Ávila com o objectivo de congratular e incentivar os participantes do “Um dia a pedalar, porque não?” que aí passem e quaisquer outros trabalhadores ou estudantes que se desloquem se bicicleta, e chamar a atenção dos automobilistas e da comunicação social para a temática da mobilidade sustentável.

Mais info sobre esta iniciativa aqui.

Já a FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) está a convidar todas as empresas e instituições sediadas em Lisboa a incentivarem os seus colaboradores a irem para o trabalho de bicicleta no Dia Europeu Sem Carros, a 22 de Setembro. Esta iniciativa é apenas um convite geral, não havendo inscrições ou prémios.

Telheiras em Movimento

📅 Dia: sexta, 16 de Setembro
🕑 Hora: das 16h às 21h30
📍 Local: Lisboa – Jardim Prof. António de Sousa Franco (Metro)

Na tarde de 16 de Setembro, o Jardim Prof. Sousa Franco e a Estrada de Telheiras, junto à estação de Metro, vão encher-se de actividades relacionadas com mobilidade. Haverá uma cicloficina, actividades com trotinetas e cargobikes, uma feira de trocas, provas de xadrez e andebol, acções sobre energias renováveis, música e muito mais.

A partir das 20 horas, existirá uma projeção ao ar livre do documentário Cidades Impossíveis com a presença do realizador Ricardo Moreira, com um piquenique comunitário.

Esta iniciativa é promovida pela Viver Telheiras e pela Junta de Freguesia do Lumiar.

Apresentação de estudo sobre poluição atmosférica e mortalidade em Portugal

📅 Dia: sexta, 16 de Setembro
🕑 Hora: das 16h às 17h30
📍 Local: Almada – Instituto Universitário Egas Moniz, Monte de Caparica

No dia 16, a partir das 16 horas, será feita uma apresentação pública dos resultados de um estudo sobre o impacto da poluição atmosférica na saúde das populações a nível nacional, intitulado “Poluição atmosférica e mortalidade em Portugal: avaliação quantitativa da carga de doença associado ao ambiente usando o modelo AirQ+”.

Almada foi um dos concelhos incluídos como unidade de observação, sendo agora palco da revelação dos resultados à comunidade em geral.

A sessão é aberta a órgãos de comunicação social, jornalistas, investigadores, autoridades de saúde e governo local, e inclui um debate sobre o contributo que trabalhos científicos podem dar na definição e implementação de políticas de saúde pública.

Mais informações aqui.

Volta Metropolitana à Amadora

📅 Dia: sábado, 17 de Setembro
🕑 Hora: das 10 às 13 horas
📍 Local: Lisboa – Rua da Penha de França, ao lado do Mercado de Sapadores

O grupo de cicloturismo Estrelas da Amadora vai promover, no dia 17 de Setembro, um passeio descontraído para valorizar a bicicleta no contexto da mobilidade urbana metropolitana como forma de mobilidade suave e de redução da pegada ecológica nas deslocações quotidianas. O percurso partirá da Amadora com breves passagens pelos municípios vizinhos (Sintra, Lisboa e Odivelas), e terá uma extensão de cerca de 42 km. A velocidade do passeio será reduzida para que todos consigam participar no seu ritmo.

Percurso da volta (via Estrela da Amadora)

A concentração far-se-á na Avenida António Correia de Oliveira junto ao Parque Central, sendo a partida pelas 9 horas. O passeio será acompanhado por agentes de trânsito e por uma ambulância e um carro “vassoura”. A organização tem um seguro de acidentes pessoais para todos os que se inscreverem até ao final do dia 16 de Setembro.

Mais informações aqui.

Desfile de Clássicos do Museu da Carris

📅 Dia: sábado, 17 de Setembro
🕑 Hora: a partir das 11 horas e depois a partir das 16
📍 Local: Lisboa – Santo Amaro/Praça da Figueira

Os eléctricos e autocarros antigos da Carris vão sair à rua para um passeio pela cidade. Já não é possível inscreveres-te para viajares num destes veículos clássicos mas podes ir até à rua acenar-lhes. Entre os vários exemplares que poderás ver, estará o Eléctrico 283, que passeou nos carris a partir de 1902, e o 444 (o “São Luís”), de 1901, com os seus bancos de palha e tecto de madeira ornamentado. Existirão dois desfiles: um às 11 e outro às 16 horas.

O percurso vai iniciar-se no Museu da Carris em Santo Amaro e seguir pela linha do eléctrico existente até à Praça da Figueira, e depois no sentido inverso até Santo Amaro novamente. Para veres o desfile, basta aparecer na rua.

Na véspera, no dia 16, pelas 21 horas, será inaugurado o Eléctrico do artista Bordalo II na Praça do Comércio, uma obra feita a partir de um autocarro da Carris que tem subjacente os temas da mobilidade e da sustentabilidade.

Mais informações aqui.

Uma rua para brincar na Penha

📅 Dia: sábado, 17 de Setembro
🕑 Hora: das 10 às 18 horas
📍 Local: Lisboa – Rua da Penha de França, ao lado do Mercado de Sapadores

A Playstreet está de regresso à Penha de França. Durante um dia, um troço da Rua da Penha de França, junto ao Mercado de Sapadores, vai estar cortada ao trânsito e será ocupada por todas as crianças que queiram brincar nela. Existirão vários objectos não convencionais que os mais pequenos e pequenas poderão explorar usando a sua imaginação.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Encontros Sobre Mobilidade Em Benfica

📅 Dia: sábado, 17 de Setembro
🕑 Hora: das 10h30 às 18 horas
📍 Local: Lisboa – Auditório Carlos Paredes, Benfica

O Bloco de Esquerda vai promover um mega encontro para discutir a mobilidade em Benfica. Segundo o partido, “há mudanças urgentes que tardam em chegar, em matéria de direito à mobilidade, utilização do espaço urbano e resposta à crise climática. Ciclovias, segurança para peões, pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, redução da intensidade do tráfego, alternativas ao automóvel, são temas que precisam de mais envolvimento de quem aqui vive”.

Os Encontros Sobre Mobilidade Em Benfica vão decorrer ao longo do dia 17 de Setembro no Auditório Carlos Paredes com três painéis diferentes. Queremos aproximar mais pessoas destes temas, juntar vozes, aprender com os colectivos e especialistas que se têm envolvido nestes temas melhorar a nossa acção. No final, haverá uma bicicletada pela freguesia.

Programa

  • 10h30 – Ruas Acessíveis: Mobilidade Para Toda a Gente – com Sandra Nascimento (APSI), Diogo Martins (Centro de Vida Independente), Deolinda Martin (foi candidata do BE à CM da Amadora em 2021) e Beatriz Gomes Dias (vereadora do BE na CML)
  • 14h – Carros Outra Vez? Alternativas de Mobilidade – com Rosa Félix (investigadora do IST/U-Shift), Rui Zink (ACA-M) e Isabel Pires (deputada municipal do BE na AML)
  • 15h30 – A Mudança Que Queremos: Alertar e Agir – com Ricardo Ferreira (MUBi), Roberto Henriques (Climáximo) e Ricardo Moreira (BE e Cidades Impossíveis).
  • 17h – bicicletada pela freguesia

Mais informações aqui.

Feira da Mobilidade

📅 Dia: domingo, 18 de Setembro
🕑 Hora: das 10 às 19 horas
📍 Local: Lisboa – Alameda Edgar Cardoso, junto ao Parque Eduardo VII

A Câmara de Lisboa vai promover uma Feira da Mobilidade na Alameda Edgar Cardoso, junto ao Parque Eduardo VII. A autarquia promete uma “grande festa da mobilidade” que reúna várias entidades e parceiros do sector e da cidade, como operadores de transporte,, empresas de mobilidade partilhada e associações várias. Existirão acções de promoção das deslocações para/na cidade em transportes públicos, iniciativas de experimentação de trotinetas e bicicletas, workshops de promoção da participação pública, um mercado de artesanato e também bancas de comida. O evento destina-se ao público em geral e em especial a famílias.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Lisboa Fancy Women Bike Ride

📅 Dia: domingo, 18 de Setembro
🕑 Hora: a partir das 14h
📍 Local: Lisboa – Cais do Sodré, junto à estação GIRA da praça

As mulheres vão voltar a reunir-se para o passeio de bicicleta mais “fancy” da cidade: o percurso será igual ao do ano passado, ao longo da frente ribeirinha. O ponto de encontro será no Cais do Sodré, perto das estação GIRA, e o ponto final será a zona de Belém, onde será feito um piquenique. Há disponibilidade de GIRAs tanto no início quanto no final do percurso.

A Fancy Women Bike Ride é um evento gratuito que acontece anualmente em mais de 100 cidades pelo mundo, sempre em Setembro, há mais de uma década. Em Lisboa, acontece pela segunda vez consecutiva; em 2021, participaram mais de 100 mulheres. Este evento é realizado por voluntárias e pretende promover a mobilidade em bicicletas para mulheres.

Para participar, basta aparecer no dia sozinha ou com as amigas e pedalar connosco! Podem trazer colunas de som, toalhas, comida, tudo o que quiserem para o piquenique no final.

A Lisboa Fancy Women Bike Ride em 2021 (fotografia cortesia de Anisa Subekti)

Almada Velha sem carros

📅 Dia: domingo, 18 de Setembro
🕑 Hora: das 9 às 19 horas
📍 Local: Almada Velha

Várias ruas de Almada Velha, entre as 8 e as 20 horas, estarão fechadas aos carros. Só os residentes poderão entrar e sair com viatura própria nesta zona, devendo pedir um dístico próprio. Um dia para vires descobrir a zona mais antiga da cidade de Almada, com menos carros, menos trânsito e mais espaço e tranquilidade para as pessoas. E um amplo programa de actividades de rua e de visitas guiadas para usufruir com família e amigos.

Ao longo do dia, haverá jogos tradicionais, bibliotecas de rua, música ao vivo, jogos de xadrez, um workshop de serigrafia, uma cicloficina especial, passeios de bicicleta para todas as idades com o Pedalar Sem Idade, aulas e voltas de bicicleta para praticar, um eco-mercado, jogos de iniciação ao rugby, uma aula de ioga, teatro, visitas guiadas e outras actividades.

Podes ver o programa na íntegra aqui. Alguns destaques em baixo.

As zonas que estarão condicionadas em Almada Velha (via CMA)
Destaques do programa
  • Aula de Ioga – 10h, Jardim do Rio, Ginjal – começa bem o dia com uma aula de ioga à beira rio, em comunhão com a natureza e com uma vista deslumbrante. Não necessita inscrição, basta aparecer.
  • Almada Green Street – todo o dia, Rua Capitão Leitão – este eco-mercado que decorre aos últimos fins de semana do mês no Parque da Paz, terá uma mini edição especial neste dia, em Almada Velha. Aqui se promovem formas de consumo mais sustentáveis e pequenos projetos, empresas, artesãos e marcas locais e regionais que contribuem, cada um à sua maneira, para criar um mundo melhor. Nos dias 23 e 24 de Setembro, o Almada Green Market acontecerá também no Parque da Paz.
  • Pedalar Sem Idade – todo o dia, Rua Capitão Leitão – duas bicicletas levam a pedido pessoas de qualquer idade por um passeio por Almada Velha. Não é preciso pedalar. Esta actividade, gratuita, é mais direccionada para pessoas mais velhas e pessoas com mobilidade reduzida, pretendendo promover o combate à solidão e o isolamento social.
  • Cicloficina de Almada – todo o dia, Rua Capitão Leitão – vem aprender a fazer as principais reparações e operações de manutenção na sua bicicleta, como afinar travões e mudanças, ou reparar furos. Na Cicloficina de Almada podes trocar peças e doar bicicletas velhas e peças usadas para ganharem nova vida, noutras bicicletas. Iniciativa gratuita e sem fins lucrativos, dinamizada por voluntários.
  • Passeios de bicicletas por Almada Velha em segurança – às 11h e às 11h30, Rua Capitão Leitão – existirão dois passeios para que possas experimentar a bicicleta em contexto urbano. Um percurso de meia hora de nível de intensidade baixo, que começará às 11h; para quem se sente mais confortável, pode ir no passeio das 11h30, que passará no Jardim do Rio. Esta actividade é gratuita mas é necessário inscrição até dia 16 para mobilidade22desporto@cma.m-almada.pt.
  • Oficina “Capital da Alegria” – 16h30, Jardim do Castelo – Uma oficina de rua onde se desenvolve a construção coletiva de uma cidade em cartão e papéis coloridos. Com a evolução desta maquete, promove-se uma reflexão coletiva sobre as utilizações do espaço urbano e a criação de espaços públicos de ar livre para os indivíduos, comunidades, plantas e animais. Cada participante terá a seu cargo um conjunto de elementos para os quais procurará encontrar ou criar um espaço de qualidade na cidade. Iniciativa gratuita para todas as idades, da associação cultural O Mundo do Espectáculo.
  • Concerto com DarkSunn e DJ Set com SlimCutz – 17h, Jardim do Castelo – Vem ao Jardim do Castelo usufruir da melhor vista sobre o Tejo e desfrutar ao som do melhor hip hop nacional, com um concerto de Darksunn e DJ Set de SlimCutz. Entrada livre e gratuita.
  • Visitas guiadas à Casa da Cerca para observação de aves (às 10h, inscrições limitadas a 20 participantes para diacs@cma.m-almada.pt), ao sítio arqueológico da Quinta do Almaraz (às 10h30; inscrições até dois dias antes para museus.comunica@cm-almada.pt), ao Museu de Almada – Covas de Pão (16h30), que reabre ao público com uma exposição sobre as raízes medievais de Almada, e à Igreja da Misericórdia de Almada (às 15h; inscrições para pacosta@scma.pt).

Cicloficinas especiais

📅 Dia: 19, 20, 21 e 22 de Setembro
🕑 Hora: das 18 às 21 horas
📍 Local: Lisboa – Cicloficina dos Anjos

As cicloficinas são espaços comunitários onde um grupo de voluntários te ajuda a reparar a bicicleta. Não pagas nada e podes usar peças antigas que outros utilizadores lá deixaram. Contudo, donativos são sempre apreciados! As cicloficinas são, acima de tudo, eventos de entreajuda na reparação, afinação e esclarecimento de dúvidas em tudo o que se relaciona com bicicletas. Podes consultar a lista completa de cicloficinas aqui.

A Cicloficina dos Anjos, considerada a maior e mais mediática cicloficina de Lisboa, vai estar aberta durante vários dias consecutivos, entre segunda e quinta-feira, para quem queira aprender a reparar a sua bicicleta, beber uma cerveja e fazer novos amigos.

Na quinta-feira, dia 22, a Cicloficina dos Anjos vai dar lugar, no mesmo espaço, à FEMINA, uma oficina de e para todas as mulheres (*mulheres, pessoas trans, não-binárias).

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Mobilidade em Marvila: apresentação de estudo

📅 Dia: terça, 20 de Setembro
🕑 Hora: das 14h30 às 17h
📍 Local: Lisboa – Biblioteca Municipal de Marvila

A associação Gingada vai apresentar um estudo participativo sobre a mobilidade em Marvila que realizou em 2021 com financiamento do programa BIP/ZIP da Câmara de Lisboa. O estudo será apresentado pelos seus autores, Inês Vieira e Henrique Chaves. Inserido num conjunto de ações de intervenção no território, o estudo incluiu o levantamento e tratamento de informação preexistente e a elaboração de um inquérito para a caraterização da população e das suas dinâmicas de mobilidade, com enfoque para a utilização da bicicleta.

O encontro contará ainda com uma apresentação da equipa de Estudos e Planeamento de Mobilidade da CML sobre projectos previstos para a cidade e também com uma apresentação de Sérgio Pinheiro, em representação da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), sobre planos ao nível da AML. Existirá, por fim, uma mesa redonda com Ana Pereira, da cooperativa Bicicultura, Bernardo Campos Pereira, da agência Lisboa E-Nova, e Giovanni Allegretti, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O evento será no auditório da Biblioteca de Marvila, em Lisboa, com início marcado para as 14:30h, e estará aberto a todas as pessoas interessadas.

Mais informações aqui.

Conferência OnMobility Amadora

📅 Dia: terça, 20 de Setembro
🕑 Hora: das 10h às 18h30
📍 Local: Amadora – Recreios da Amadora (Avenida Santos Mattos)

A Câmara da Amadora vai promover uma conferência sobre mobilidade no dia 20 de Setembro, que acontecerá em formato híbrido: presencial e online. Para participar, é preciso fazer uma inscrição gratuita. Vai ter lugar no espaço cultural Recreios da Amadora e divide-se em duas sessões: durante a manhã, “Ouvir os Cidadãos”; à tarde, “Ouvir os Especialistas”.

No primeiro painel, o debate contará com a participação de representantes destacados da sociedade civil da Amadora, entre os quais Pedro Franco, intendente da PSP Amadora, e Luís Carvalho, da Protecção Civil da Amadora, que irão identificar necessidades e partilhar algumas ideias para a evolução positiva da mobilidade no concelho.

Já a sessão da tarde contará com 4epresentantes das várias vertentes dos transportes, para que debatam as suas visões sobre medidas e soluções a adoptar para uma eficaz integração intermodal. Participarão: Cristina Dourado (da Viação Alvorada/Fertagus), Marina Ferreira (da TTSL), Juan Caballero (da rede Eurocities), Luís Figueiredo (da Cooltra), José Manuel Viegas (da TIS), Tiago Braga (do Metro do Porto), Rui Lopo (da TML) e Inês Sarti Pascoal (da MUBi).

Mais informações aqui.

Seminário sobre o impacto do investimento em auto-estradas

📅 Dia: quarta, 21 de Setembro
🕑 Hora: das 14h30 às 18 horas
📍 Local: Lisboa – Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL)

As políticas públicas de investimento em transportes terrestres nos últimos 50 anos contribuíram para um modelo de organização territorial pouco sustentável com elevados impactos socioeconómicos e ambientais, alguns de reversão muito difícil no médio prazo.

Dados do Eurostat para 2020 revelam que Portugal tem a terceira maior extensão de autoestradas per capita da UE27. Se em 1986, no ano de adesão à então CEE, Portugal tinha uma das mais baixas dotações de autoestradas entre os países europeus, com cerca de 200 km, desde então a rede cresceu rapidamente. No ano 2000 a densidade da rede já tinha ultrapassado a de países como a Alemanha e os Países Baixos, por exemplo, tendo atingido o pico em 2014 com 3065 kms. Portugal é, ainda, o único país da Europa continental com uma rede de autoestradas maior do que a rede ferroviária.

Mas quais foram os impactos no território de todo este investimento? Investigadores do projeto TiTuSS – Impactos Económicos, Sociais e Ambientais da Expansão da Rede de Transportes e seus efeitos no Sistema Urbano -, coordenado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e pelo Instituto Superior Técnico (IST), analisaram os impactos territoriais das autoestradas em Portugal.

Conhece os principais resultados do projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) num seminário que irá decorrer no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), no dia 21 de Setembro, pelas 14h30. O seminário irá discutir e refletir sobre o papel do sistema de transportes na sustentabilidade territorial do modelo de desenvolvimento económico, contando também com apresentações de outros oradores que irão falar sobre as dinâmicas da expansão urbana da AML e o papel das políticas de transportes.

Sessão gratuita, sujeita a pré-inscrição.

Plano Climático Almada 2030

📅 Dia: quarta, 21 de Setembro
🕑 Hora: das 9h às 12h30
📍 Local: Almada – Fórum Municipal Romeu Correia (Sala Pablo Neruda)

Neste encontro, que terá transmissão online, será apresentado o Plano Climático que Almada pretende desenvolver, nomeadamente o que está a ser delineado para se poder cumprir as metas ambiciosas, mas vitais de atingir, em termos de redução de emissões a nível local e europeu até 2030. Serão também partilhadas várias experiências locais e regionais de projectos de adaptação e mitigação das alterações climáticas, incluindo experiências bem sucedidas onde clima e mobilidade agem de mãos dadas pela qualidade de vida das cidades.

Para participar é preciso inscrição pelo e-mail diacs@cma.m-almada.pt.

Programa
  • 9h15 – abertura com o Director Municipal de Desenvolvimento Urbano, Paulo Pais
  • 9h30 – apresentações:
    • (15min) – Ruas saudáveis | André Neves, Transport for London (online)
    • (15min) – Mobilidade sustentável: a Câmara Municipal de Almada (CMA) em projetos europeus | Margarida Coelho, CMA
    • (15min) – Logística em zonas pedonais: caso de Maribor | Município de Maribor, Eslovénia (online, em inglês sem tradução)
    • (15min) – Estratégia Nacional Para a Mobilidade Activa Ciclável | Sofia Bento, IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes (online)
    • (15min) – Rede Ciclável Metropolitana e projeto Smarthubs | Sérgio Pinheiro, TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa
    • (25min) – perguntas e respostas
  • 11h30 – Plano Climático Almada 2030 – com Duarte d´Araújo Mata e Alexandra Castro, da CMA
    • (15min) – Mais um Plano? Para que nos serve o Plano Climático Almada 2030?
    • (25min) – Quiz Climático interativo com os participantes
    • (10min) – Plano Climático Almada 2030: porque precisamos de si?
  • 12h20h – encerramento com a Presidente da CMA, Inês de Medeiros

Mais informações aqui.

Outros eventos

Procuras mais algumas sugestões? Aqui tens mais eventos da SEM.

“Faz Tua A Rua”, na Amadora

📅 Dia: sábado, 17 de Setembro
🕑 Hora: a partir das 8 horas
📍 Local: Amadora – Avenida António Correia de Oliveira

Num apelo a uma cidade mais das pessoas e menos dos carros, a Câmara da Amadora vai promover a iniciativa “Faz tua a Rua” na Avenida António Correia de Oliveira. O troço desta avenida entre a Rua Rainha D. Leonor e a Rua Theys Willemse estará interdita à circulação de automóvel para que possas participar em diferentes actividades programadas.

Uma dessas actividades é um peddy paper. Dedicado a equipas de três elementos, este passeio será efectuado num percurso que passará por alguns locais de interesse do concelho, onde os participantes terão que responder a perguntas de observação e de sustentabilidade entre outras. Haverá também algumas tarefas a executar ao longo do trajecto, de forma divertida e descontraída. O ponto de partida será precisamente a Avenida Correia de Oliveira (Parque Central), às 14h30. A inscrição é gratuita mas necessária.

À Volta dos Museus de Almada

📅 Dia: sábado, 17 de Setembro
🕑 Hora: das 9h30 às 13h
📍 Local: Almada – Museu de Almada/Casa da Cidade

Vem com a tua bicicleta e junta-te à segunda edição deste ciclopasseio por alguns dos principais museus da cidade de Almada. O percurso começa e acaba no mesmo ponto e inclui visitas guiadas em cada um dos pontos a visitar. O ponto de encontro será na Casa da Cidade, e o passeio seguirá depois pelo Cinjal, Museu Naval, Covas do Pão, pela parte pedonal da Rua Capitão Leitão e terminará na Casa da Cidade, num percurso de cerca de 10 km.

É necessário inscrição para o e-mail diacs@cma.m-almada.pt, sendo que a actividade, que conta com o apoio da Cicloficina de Almada, está limitada a 20 participantes.

Mais informações aqui.

Passeio “Lisboa Ciclável”

📅 Dia: domingo, 18 de Setembro
🕑 Hora: das 9 às 13 horas
📍 Local: Lisboa – Parque Adão Barata

A FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) está a organizar um passeio informal de bicicleta na cidade com o objectivo de promover o uso da bicicleta e das ciclovias de Lisboa. O habitual Lisboa Ciclável realiza-se anualmente no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. Para participar, basta fazer uma inscrição gratuita e aparecer com uma bicicleta no Torreão Poente do Terreiro do Paço.

Mais informações aqui.

Escolas de bicicleta em Loures

📅 Dia: quinta, 22 de Setembro
🕑 Hora: de manhã
📍 Local: Loures – Parque Adão Barata

A Câmara de Loures vai promover a iniciativa “Vai para a escola… a pedalar”, que envolverá diferentes escolas do município. Cerca de 70 crianças vão deslocar-se de bicicleta, acompanhadas pela polícia, entre o Parque Adão Barata e os Paços do Concelho, onde serão recebidas pelo Presidente da Câmara, Ricardo Leão, bem como pelas forças de segurança (Polícia Municipal, PSP e GNR), Protecção Civil de Loures e Bombeiros Voluntários de Loures.

Prémio Nacional de Mobilidade em Bicicleta

📅 Dia: terça, 20 de Setembro
🕑 Hora: das 16h30 às 18h
📍 Local: Lisboa – Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Telheiras

Criado em 2006, o Prémio Nacional de Mobilidade em Bicicleta visa reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado.

O Prémio Nacional de Mobilidade em Bicicleta é uma iniciativa da FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta).