Avançar para o conteúdo

Kidical Mass. Crianças regressam às ruas no fim-de-semana por melhores cidades

Em Lisboa, a Massa Crítica de Crianças vai realizar-se no domingo, dia 25 de Setembro, sendo o ponto de encontro às 10h30 na Praça de Londres.

A Kidical Mass realizou-se em Maio pela primeira vez (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

A Kidical Mass (ou Massa Crítica de Crianças) está de volta no próximo fim-de-semana, 24 e 25 de Setembro. Dezenas de crianças, acompanhadas por adultos, vão sair à rua e pedalar por ruas mais seguras e saudáveis para elas e para todos.

Organizada por voluntários em diferentes localidades, a Kidical Mass é um “movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos ativos nas suas deslocações diárias (bicicleta, caminhar, patins, skate, etc.), exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares”.

Em Portugal, a primeira Kidical Mass realizou-se em Maio em mais de 20 pontos do país; o intuito é ter duas edições anuais, uma nesse mês e outra agora em Setembro, no próximo fim-de-semana. Podes ver todos os locais onde está a ser organizada uma KidicalMass no site da iniciativa; de seguida, uma tabela com os diferentes pontos de encontro na Área Metropolitana de Lisboa.

LocalidadeDataPonto de Encontro
Amadora (Alfragide)25 de Setembro, 9h30Decathlon de Alfragide
Almada24 de Setembro, 10h00Bombeiros Voluntários de Cacilhas
Barreiro24 de Setembro, 10h00Junto às piscinas da Avenida da Praia
Loures (Bobadela)24 de Setembro, 16h30Jardim Central da Bobadela (R. Bento Gonçalves, 12)
Caldas da Rainha*24 de Setembro, 10h00Expoeste
Sintra (Colares)24 de Setembro, 18h00Adega de Colares
Mafra24 de Setembro, 16h00Palácio Nacional de Mafra (Torreão Sul)
Lisboa25 de Setembro, 10h30Praça de Londres
Torres Vedras*25 de Setembro, 11h00Parque da Várzea
*localidades externas com proximidade à AML

Segue o nosso Calendário de Comunidade para teres estas datas contigo.

Na capital, a Kidical Mass realiza-se no dia 25 com início às 10h30 e ponto de encontro na Praça de Londres. Esta iniciativa é dinamizada por pais e mães voluntárias, com o apoio de diferentes associações e entidades, como a ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, a APSI – Associação Para a Promoção da Segurança Infantil, a Cicloda – Associação Oficina da Ciclomobilidade, a FPCUB – Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e a MUBi – Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.