Apresentado o maior estudo alguma vez realizado sobre mobilidade em Marvila

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Estudo foi desenvolvido por dois investigadores com a participaรงรฃo activa da comunidade local de Marvila. Trabalho faz um diagnรณstico da mobilidade numa das freguesias mais desconsideradas da cidade, e apresenta soluรงรตes.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Foi apresentado nesta terรงa-feira, 20 de Setembro, na Biblioteca de Marvila, o maior estudo alguma vez realizado sobre mobilidade em Marvila. Intitulado Estudo Participativo sobre a Mobilidade em Marvila, o relatรณrio โ€“ que podes consultar neste artigo โ€“ traรงa uma radiografia das deslocaรงรตes num territรณrio desconhecido de muitos e habitualmente desconsiderado nas polรญticas de mobilidade da cidade.

Co-autorado por dois investigadores, Inรชs Vieira (da รกrea da ecologia e educaรงรฃo) e Henrique Chaves (de sociologia), da associaรงรฃo de regeneraรงรฃo urbana Rรฉs do Chรฃo no รขmbito do projecto social Gingada, o estudo foi financiado pelo programa BIP/ZIP da Cรขmara Municipal de Lisboa (CML) e contou tambรฉm com uma bolsa da Fundaรงรฃo para a Ciรชncia e a Tecnologia (FCT).

O estudo, que tem uma “intencionalidade sociopolรญtica”, foi desenvolvido a partir de uma abordagem participativa, envolvendo a populaรงรฃo local “em diversas fases, desde o planeamento e desenho do projecto e do instrumento de pesquisa atรฉ ร  discussรฃo e validaรงรฃo de resultados do estudo”, lรช-se na introduรงรฃo do relatรณrio. Os investigadores entendem que “o conhecimento รฉ considerado instrumento de transformaรงรฃo social e promotor da consciencializaรงรฃo da populaรงรฃo que estรก em situaรงรฃo investigativa” e realรงam que a iniciativa de estudar Marvila surgiu “na sequรชncia de aรงรตes reivindicativas locais pela mobilidade ciclรกvel e pela qualidade ambiental”

Dividido em quatro capรญtulos, o relatรณrio do estudo apresenta a metodologia utilizada, faz um enquadramento da freguesia de Marvila, apresenta os resultados do Inquรฉrito ร  Mobilidade em Marvila realizado e que serve de base ao estudo, e apresenta reflexรตes e propostas a partir dos dados recolhidos. Podes ler o estudo na รญntegra aqui:

Quais as conclusรตes?

No Inquรฉrito ร  Mobilidade em Marvila, participaram 396 pessoas, a vasta maioria residente em Marvila (83%), 46% do sexo masculino e 54% do sexo feminino; em termos de idades, 14% tรชm atรฉ 17 anos, 71% entre os 18 e 64 anos e 15% idade igual ou superior a 65 anos. Em termos de ocupaรงรฃo, 46% sรฃo trabalhadores, 16% estudantes, 5% trabalhadores-estudantes, 14% desempregados (a maioria do sexo masculino, ao contrรกrio das restantes situaรงรตes), 13% reformados e 3% noutras situaรงรตes.

Entre os participantes, 54% completaram algum nรญvel do ensino bรกsico, 22% o ensino secundรกrio e 15% o ensino superior (com maioria do sexo feminino, nรฃo residentes), num territรณrio que apresenta a maior taxa de analfabetismo da cidade (6,85%). Quase metade dos nรฃo residentes inquiridos visita Marvila diariamente. Verificou-se uma distribuiรงรฃo desigual de participantes pelo territรณrio de Marvila โ€“ os autores entendem que “a implantaรงรฃo territorial das entidades parceiras no territรณrio pode ter tido impacto nas zonas com mais participantes no inquรฉrito”.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Eis algumas das conclusรตes do Inquรฉrito:

  • A maioria da infraestrutura de mobilidade na freguesia favorece a circulaรงรฃo rodoviรกria de forma acelerada, criando inseguranรงa para a mobilidade pedonal e ciclรกvel;
  • Para residentes na freguesia, os principais destinos em Marvila sรฃo locais de comรฉrcio, mas tambรฉm lazer e restauraรงรฃo. Quando se deslocam para fora de Marvila, รฉ por trabalho. Nรฃo residentes vรชm a Marvila trabalhar, ร  restauraรงรฃo, mas tambรฉm comรฉrcio, casa de outros e lazer.
  • Os participantes no inquรฉrito deslocam-se sobretudo a pรฉ, sendo este meio de mobilidade menos destacado no caso de deslocaรงรตes para o trabalho, onde o automรณvel ganha importรขncia, e saรบde, em que o autocarro รฉ mais frequente.
Destinos e meios de mobilidade (n=392) / Consรณrcio Gingada, 2021, Inquรฉrito ร  Mobilidade em Marvila
  • Sendo o comรฉrcio o principal motivo de deslocaรงรฃo indicado pelos inquiridos, as deslocaรงรตes para este efeito sรฃo realizadas maioritariamente a pรฉ, mas tambรฉm tรชm bastante expressรฃo as deslocaรงรตes em automรณvel e autocarro.
  • A bicicleta รฉ indicada como meio de mobilidade (sem integraรงรฃo intermodal) em menos de 10% das respostas, com maior frequรชncia quando os destinos sรฃo de lazer, espaรงos verdes e comรฉrcio.
  • Os participantes indicam a duraรงรฃo de atรฉ 15 minutos para a maioria das suas deslocaรงรตes, com maior dispersรฃo de respostas nas deslocaรงรตes para o trabalho (que podem demorar mais tempo), sendo o intervalo entre os 16 e os 30 minutos tambรฉm referenciado em deslocaรงรตes para comรฉrcio, lazer e restauraรงรฃo.
  • Os participantes de sexo masculino indicam tempos menores de deslocaรงรฃo e revelam utilizar mais meios de transporte individuais (sobretudo automรณvel), enquanto que as participantes de sexo feminino indicam mais deslocaรงรตes pedonais e transportes coletivos (exceto metro).
  • Os inquiridos em idade mais ativa (18 a 64 anos) sรฃo os que demoram mais tempo nas suas deslocaรงรตes e utilizam mais transporte individual motorizado. Os inquiridos em idade mais jovem (atรฉ aos 17 anos) sรฃo os que denotam maior utilizaรงรฃo de meios de mobilidade ativa (andam a pรฉ, tal como os restantes participantes, mas utilizam comparativamente mais bicicleta e trotineta). Os inquiridos em idade mais avanรงada (acima dos 65 anos) sรฃo os que apresentam a maior taxa de mobilidade pedonal e de utilizaรงรฃo de transportes coletivos.
Bairros e principais motivos de deslocaรงรฃo entre os inquiridos (n=392) / Consรณrcio Gingada, 2021, Inquรฉrito ร  Mobilidade em Marvila

Sobre as bicicletas em particular:

  • Para alรฉm de uma prรกtica de lazer associada ร  infรขncia, a bicicleta apresenta-se como uma opรงรฃo de mobilidade mais ponderada por quem tem mais qualificaรงรตes acadรฉmicas. Os que menos pedalam sรฃo maioritariamente adultos, nomeadamente jovens adultos com ensino secundรกrio e adultos com mais idade e que mais frequentemente terminaram de estudar no final do 1o ciclo do ensino bรกsico.
  • Mais de metade dos estudantes inquiridos revela que anda de bicicleta. No caso dos trabalhadores e estudantes-trabalhadores, a percentagem desce para cerca de um terรงo, sendo ligeiramente superior no caso dos desempregados.
  • Cerca de um terรงo dos participantes com pessoas dependentes dos seus cuidados revelam que andam de bicicleta, sobretudo no caso de cuidadores de crianรงas, pelo que a situaรงรฃo de cuidador/a nรฃo se associa necessariamente a bloqueio ร  mobilidade ciclรกvel.
  • A bicicleta apenas รฉ referenciada como opรงรฃo de mobilidade para o trabalho ou para o estabelecimento de ensino por 14% dos utilizadores (maioritariamente adultos de sexo masculino), equivalendo a 4% dos participantes no inquรฉrito.
Anda de bicicleta, variaรงรฃo por local de residรชncia (n=122) / Consรณrcio Gingada, 2021, Inquรฉrito ร  Mobilidade em Marvila
  • Ponderando as motivaรงรตes dos participantes para andar de bicicleta, destacam-se, para mais de metade dos participantes utilizadores, motivos relacionados com saรบde, forma fรญsica e prazer; segue-se a motivaรงรฃo por rede de influรชncia, salientando a importรขncia de amigos, colegas ou familiares tambรฉm usarem bicicleta.
  • O factor mais indicado no sentido de incrementar a utilizaรงรฃo de bicicleta por atuais utilizadores foi a necessidade de mais ciclovias e estacionamento, observando-se tambรฉm a importรขncia de factores como a possibilidade de fazer trajectos mais curtos entre os locais frequentados, a reduรงรฃo da velocidade dos automรณveis, a possibilidade de ter uma bicicleta โ€“ sobretudo se for elรฉctrica ou outra mais adaptada ร s suas deslocaรงรตes โ€“, uma melhor rede de bicicletas pรบblicas, ter onde guardar a bicicleta no trabalho/escola/casa, poder levรก-la facilmente nos transportes pรบblicos e proceder a alteraรงรตes na sua rotina.
  • Entre os motivos indicados para nรฃo utilizar a bicicleta como modo de deslocaรงรฃo salientam-se nรฃo ter bicicleta e nรฃo saber conduzi-la, particularmente em meio urbano. Num segundo patamar encontramos participantes que referem nรฃo gostar ou ter preguiรงa de andar de bicicleta, bem como colocando questรตes de saรบde e/ou idade. Um conjunto mais restrito de participantes refere questรตes relacionadas com o perfil orogrรกfico de Lisboa, onde se verificam muitas subidas e descidas, a necessidade de alteraรงรฃo de rotinas e a percepรงรฃo de inseguranรงa do trรขnsito (quase exclusivamente no caso de mulheres).
  • Ponderando os factores que poderiam fazer com que os actuais nรฃo utilizadores passassem a utilizar a bicicleta, a maioria das respostas aponta para a possibilidade de ter uma bicicleta, seguindo-se (sobretudo entre participantes do sexo feminino) a necessidade de aprender a andar de bicicleta na cidade. Seguem-se a necessidade de alterar rotinas e de mudanรงas infra-estruturais ao nรญvel de ciclovias, estacionamento e soluรงรตes para guardar a bicicleta no trabalho, escola ou casa.
  • Considerando as opiniรตes dos participantes em relaรงรฃo ร  construรงรฃo de ciclovias em Marvila, destaca-se o facto de as perceรงรตes serem maioritariamente favorรกveis, sobretudo no que diz respeito ร  melhoria de indicadores ambientais (qualidade do ar), ร  facilitaรงรฃo da circulaรงรฃo de ciclistas e ao aumento das formas de acesso ao resto da cidade. Com percepรงรตes maioritariamente positivas mas expressรฃo um pouco maior de respostas negativas e de nรฃo respostas, encontramos questรตes sobre alteraรงรตes em quem e como se usa o territรณrio: trazer mais pessoas para viver em/visitar Marvila e impacto no comรฉrcio local.
  • No que diz respeito aos impactos no trรขnsito e mais especificamente na circulaรงรฃo automรณvel, as respostas denotam percepรงรตes menos favorรกveis. ร€ excepรงรฃo da reduรงรฃo da velocidade de trรขnsito e da alteraรงรฃo dos passeios para peรตes, as consequรชncias previstas nesta matรฉria sรฃo avaliadas de forma maioritariamente negativa: diminuir as vias de circulaรงรฃo automรณvel e os lugares de estacionamento para os carros sรฃo os pontos que mais preocupam os participantes neste estudo.
  • Em mรฉdia, verificam-se nรฃo respostas sobre ciclovias por cerca de um terรงo dos participantes no inquรฉrito, denotando um afastamento dos participantes no inquรฉrito em relaรงรฃo a estas questรตes.
Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Com 35,4 mil habitantes (Censos 2021), Marvila รฉ a segunda maior freguesia de Lisboa em termos populacionais. ร‰ tambรฉm uma das maiores freguesias da cidade. Ainda assim, รฉ um territรณrio disperso, com vรกrios baldios e pouca coesรฃo, onde algumas das mais recentes polรญticas de mobilidade que temos visto por Lisboa nรฃo entram. Hรก poucas ciclovias com perfil utilitรกrio, nรฃo hรก rede GIRA e tambรฉm nรฃo hรก operadores privados de mobilidade suave partilhada. Com um espaรงo pรบblico centrado no carro, composto por amplas avenidas, sobre-dimensionadas, e que em muitos casos rasgam e dividem bairros ao meio, Marvila รฉ simultaneamente uma freguesia com passeios inexistentes em muitas ligaรงรตes.

“As vias rรกpidas acabaram por criar cisรตes no territรณrio, fragmentando-o para alรฉm das infraestruturas ferroviรกrias e da sua configuraรงรฃo intrinsecamente difรญcil de transpor, devido ao relevo acidentado. Apesar da sua histรณria e proximidade ao centro de Lisboa, Marvila รฉ ainda percecionada por vรกrios residentes como sendo uma zona perifรฉrica, sobretudo pelos constrangimentos de mobilidade e acessibilidade. O seu tecido urbano, muito fragmentado e disperso, รฉ conectado essencialmente por vias de alta velocidade, destinadas (ainda) exclusivamente a veรญculos motorizados.”

โ€“ Estudo Participativo sobre a Mobilidade em Marvila
Atraรงรฃo dos bairros e zonas de Marvila entre os inquiridos (n= 392) / Consรณrcio Gingada, 2021, Inquรฉrito ร  Mobilidade em Marvila

Marvila conta com duas estaรงรตes de comboio (Marvila e Braรงo de Prato) e duas de metro (Chelas e Bela Vista), e vรกrias ciclovias mas orientadas para lazer. Em 2020, foram construรญdas algumas ciclovias de estilo pop-up de 1,2 km nas ruas Pardal Monteiro e Eng. Ferreira Dias. Neste momento, estรก em construรงรฃo um curto troรงo de ciclovia junto ร  Avenida Santo Condestรกvel. Os investigadores salientam que a “dupla linha de comboio (…) salienta a divisรฃo entre a zona ribeirinha (Marvila Velha/Antiga), onde estรก a acontecer um processo acelerado de investimento imobiliรกrio e transformaรงรฃo ao nรญvel da chegada de indรบstrias criativas, e os bairros situados na รกrea do Plano de Urbanizaรงรฃo do Vale de Chelas, em que grande parte do edificado habitacional รฉ de cariz pรบblico, e que teve como objetivo o realojamento”.

Ciclovias construรญdas e planeadas na freguesia de Marvila / Consรณrcio Gingada, 2021, Inquรฉrito ร  Mobilidade em Marvila

E agora?

O Estudo Participativo sobre a Mobilidade em Marvila faz um diagnรณstico da freguesia, traรงa um conjunto de conclusรตes e, por รบltimo, apresenta uma sรฉrie de recomendaรงรตes. Um contributo para a cidade, para a comunidade e, em especial, para os decisores. “Este estudo participativo tem como um dos seus propรณsitos ancorar as reivindicaรงรตes locais por mais e melhores infraestruturas de mobilidade em Marvila”, pode ler-se no relatรณrio.

Algumas das recomendaรงรตes apresentadas:

  • Trabalhar com pais de crianรงas e jovens, antecipando o interesse dos mais novos pelo uso de automรณveis, propondo em alternativa os meios activos de mobilidade e os transportes pรบblicos;
  • Apoiar grupos locais que procuram perceber como se deslocar de forma segura entre territรณrios, explorando diferentes tipos de bicicletas, mapeando percursos e apoiando a formaรงรฃo de (potenciais) utilizadores de bicicleta;
  • Aproveitar o espaรงo escolar para se criar formaรงรตes de promoรงรฃo da coexistรชncia segura no trรขnsito, como tambรฉm que este espaรงo seja de incentivo ร  mobilidade ativa e/ou em transportes pรบblicos;
  • Disponibilizar para fins comerciais e/ou sociais as lojas municipais que estรฃo vazias, discutindo, bairro a bairro, as soluรงรตes de maior interesse para estes espaรงos;
  • Reforรงar a oferta da Carris para que existam mais carreiras, sobretudo de bairro, que liguem as diferentes partes da freguesia;
Fotografia de Lisboa Para Pessoas
  • Promover a discussรฃo pรบblica e a participaรงรฃo da populaรงรฃo local na avaliaรงรฃo e no delineamento de estratรฉgias para o territรณrio e a mobilidade, nomeadamente sobre a rede ciclรกvel e infraestruturas conexas em Marvila e a sua integraรงรฃo com a restante cidade.
  • Introduzir os serviรงos das bicicletas GIRA em Marvila e articular com as operadoras dos transportes partilhados para que Marvila tambรฉm entre nos seus mapas;
  • Construir ciclovias de bairro, pensadas nos percursos efetivos das crianรงas para as suas escolas;
  • Criar e reforรงar os parqueamentos de bicicletas na freguesia, com a possibilidade de criar estruturas que permitam maior seguranรงa para guardar bicicletas, como jรก acontece em outras zonas de Lisboa;
  • Criar passeios onde nรฃo existem e melhorar os existentes, garantindo a mรกxima acessibilidade para pessoas com dificuldades de mobilidade;
  • Reforรงar os mecanismos para reduรงรฃo da velocidade da circulaรงรฃo rodoviรกria. Por exemplo, a partir das reivindicaรงรตes de diversos moradores, criar estruturas dissuasoras de velocidade, como as lombas, semรกforos e outros mecanismos que cumpram este fim.

Podes consultar o relatรณrio completo aqui.

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