Junta das Avenidas Novas quer proibir bicicletas e trotinetas nos elevadores do Rego

Ajuda-nos a chegar ร s 500 assinaturas, assina aqui.

A proibiรงรฃo de bicicletas e trotinetas nos elevadores do Rego terรก sido imposta a 1 de Abril. Desde entรฃo, alguns dos cartazes jรก foram arrancados.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Instalados hรก mais de duas dรฉcadas, dois elevadores e uma passagem pedonal superior permitem aos residentes e visitantes do Bairro de Santos ao Rego, na freguesia das Avenidas Novas, superar o efeito de barreira que a linha de comboio provoca. Mas, recentemente, a Junta de Freguesia das Avenidas Novas, responsรกvel pela manutenรงรฃo destes elevadores pรบblicos, decidiu proibir o transporte de bicicletas e trotinetas nos mesmos โ€“ uma decisรฃo inรฉdita e sem paralelo na cidade de Lisboa.

Os avisos desta proibiรงรฃo terรฃo sido afixados em ambos os elevadores no passado dia 1 de Abril e, desde entรฃo, alguns deles jรก terรฃo sido arrancados. O motivo para esta restriรงรฃo ao transporte de veรญculos de mobilidade suave nรฃo รฉ claro, mas poderรก ter a ver com uma questรฃo de manutenรงรฃo, uma vez que surgiu depois de a Junta, uma vez mais, ter reparado estes equipamentos. Mas serรก que eram as bicicletas e trotinetas que estavam a danificar os elevadores do Rego, colocando-os fora de serviรงo?

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Um utilizador de bicicleta, que foi jantar recentemente com amigos num restaurante no Rego e que ficou surpreendido com esta proibiรงรฃo, nรฃo acredita nessa teoria. “Qual รฉ a diferenรงa entre a minha bicicleta e uma mala de viagem? ร‰ sequer possรญvel proibir transporte de certo tipo de bens em elevadores? Confesso que nรฃo sei. Mas parece-me ridรญculo proibir os meios de mobilidade suave, os que mais precisamos de incentivar”, desabafa com o Lisboa Para Pessoas, preferindo nรฃo se identificar.

Desde que aqueles dois elevadores existem que รฉ frequente estarem avariados. Nas publicaรงรตes da Junta das Avenidas Novas nas redes sociais hรก registo de pelo menos duas avarias nos รบltimos 12 meses: a que ficou resolvida a 1 de Abril deste ano, e outra solucionada a 25 de Novembro de 2021. Nas redes sociais hรก tambรฉm vรกrios relatos, como este, das avarias recorrentes nestes equipamentos, onde se pode ler comentรกrios como este: “O uso abusivo da utilizaรงรฃo dos elevadores por bicicletas e trotinetas, apesar da sinalizaรงรฃo de proibiรงรฃo, leva, alรฉm da degradaรงรฃo do material, a constantes avarias.” Mas jรก em 2011 โ€“ quando a utilizaรงรฃo de bicicletas e trotinetas em Lisboa era ainda muito residual em comparaรงรฃo com os dias de hoje โ€“ um artigo do Pรบblico dava conta de indisponibilidade frequente destes elevadores. “Jรก todos perderam a conta ร s vezes que os elevadores tiveram problemas desde que comeรงaram a funcionar”, escrevia o jornal hรก dez anos. “As causas de tantas avarias sรฃo variadas.” Naquele ano, falava-se na ausรชncia de um sistema adequado de escoamento das รกguas da chuva, que, por isso, ficavam acumuladas nas caixas inferiores dos elevadores.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Apesar de a proibiรงรฃo de transporte de bicicletas e trotinetas nos elevadores do Rego ter sido colocada a 1 de Abril, passou despercebida ao longo dos รบltimos meses. Muitos dos avisos colocados pela Junta jรก terรฃo sido arrancados โ€“ do lado da Avenida de Berna, jรก nรฃo hรก qualquer informaรงรฃo da proibiรงรฃo; sรณ existem cartazes no lado do bairro, tanto dentro do elevador como na entrada inferior do mesmo. Por isso, serรก natural a surpresa dos utilizadores destes veรญculos de mobilidade suave quando sobem num lado e vรฃo para descer no outro.

A alternativa aos elevadores sรฃo sete lanรงos de escadas de cada lado. Se รฉ verdade que existem calhas colocadas nessas escadas para bicicletas, nem todo o tipo de bicicletas pode ser transportado dessa forma, seja pelo seu peso ou volume. Alรฉm disso, uma pessoa que more no Bairro de Santos ao Rego e se desloque de bicicleta diariamente para o trabalho, tendo aquele atravessamento pedonal como o trajecto mais directo, irรก preferir o elevador sempre que o mesmo esteja disponรญvel. Por outro lado, o transporte de uma trotineta pessoal no elevador nรฃo รฉ, em termos de volumetria, muito diferente do transporte de uma mala ou de qualquer outro objecto. Esta proibiรงรฃo levanta mais questรตes: e se a trotineta for colocada dobrada dentro de um saco, jรก fica fora da proibiรงรฃo? E uma bicicleta dobrรกvel tambรฉm transportada dentro de um saco, jรก pode ir no elevador? E quanto a um hoverboard elรฉctrico ou uma monoroda? E รฉ possรญvel transportar mรณveis ou electrodomรฉsticos grandes nestes elevadores?

Nรฃo hรก registo de mais nenhum elevador pรบblico na cidade de Lisboa onde o transporte de bicicletas e trotinetas tenha sido, pelo menos em teoria, restringido. Entre o Campo Pequeno e Entrecampos tambรฉm hรก uma passagem superior sob a linha de comboio com dois elevadores, um de cada lado; este equipamento, gerido pela EMEL, nรฃo coloca qualquer impedimento ao transporte de veรญculos de mobilidade suave. Tambรฉm no Elevador do Castelo, na baixa, que permite vencer uma das colinas do Castelo, permite o transporte de bicicletas. Nos elevadores das estaรงรตes de metro e de comboios tambรฉm nรฃo hรก qualquer restriรงรฃo, nem registo de avarias provocadas directamente por estes veรญculos. Em qualquer elevador cabe aos utilizadores bom senso e civismo na utilizaรงรฃo, procurando, independentemente do que levam consigo, nรฃo danificar os equipamentos.

Voltando ao Bairro de Santos ao Rego, o utilizador de bicicleta que falou com o Lisboa Para Pessoas conta que a utilizaรงรฃo do elevador era a opรงรฃo mais lรณgica e rรกpida para ele, que transportava uma bicicleta de 20 kg. Mas foi surpreendido nรฃo sรณ pela proibiรงรฃo mas tambรฉm por um popular. “Um justiceiro de bairro decidiu interpelar-nos, a mim e aos meus amigos, e impedir de seguir caminho pelo elevador com a bicicleta, carregando continuamente no botรฃo de abertura de portas. Procurรกmos conversar e perceber a motivaรงรฃo dessa proibiรงรฃo, sendo que esta senhor nos disse que era por causa de causar avarias nos elevadores”, conta. “Quando perguntรกmos repetidamente porquรช โ€“ como รฉ que bicicletas e trotinetas avariam elevadores โ€“, desviou a conversa e repetiu que era proibido. Quando perguntรกmos porque รฉ que estava a ser justiceiro connosco (por transportar uma bicicleta num elevador pรบblico) e nรฃo com o carro que estava estacionado em cima do passeio, tambรฉm desviou a conversa.”

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

“Pelo direito ร  mobilidade activa, nรฃo nos deixamos intimidar e ficamos no diferendo uns 10 minutos, a procurar activamente perceber uma breve linha racional que justificasse esta discriminaรงรฃo. Sรณ nos libertรกmos quando chegaram finalmente outras pessoas para usar o elevador e ele reconheceu que nรฃo tinha o direito de fazer mais pessoas esperar em nome do seu acto de justiceiro”, relata. “Hoje continuo a tentar perceber o porquรช de ser proibido. Nunca vi isso em lado nenhum e uso frequentemente elevadores pรบblicos em Lisboa. Agradeรงo que a Junta de Freguesia torne publicas as razรตes desta proibiรงรฃo. Parece sรณ perseguiรงรฃo.”

A passagem pedonal superior do Bairro de Santos ao Rego e os seus elevadores permitem o atravessamento pedonal entre um dos bairros mais centrais mas isolados de Lisboa, e o coraรงรฃo da freguesia das Avenidas Novas. Alรฉm da linha de comboio, o Rego รฉ circundado por trรชs avenidas com perfil de via rรกpida: a Avenida dos Combatentes, onde foi construรญda uma ciclovia em 2019 sem ligaรงรฃo ao bairro e onde os passeios continuam a ser estreitos e desconfortรกveis; a Avenida das Forรงas Armadas, que nรฃo รฉ nada convidativa ร  circulaรงรฃo de bicicletas e trotinetas; e a Avenida รlvaro Pais, que tambรฉm nรฃo permite uma entrada ou saรญda do bairro em seguranรงa em mobilidade activa. Existe ainda o tรบnel do Rego, que passa por baixo da linha de comboio e onde a circulaรงรฃo de peรตes nรฃo รฉ permitida e a de bicicletas nรฃo รฉ a mais aconselhadas pela curva que esse tรบnel apresenta.

Localizaรงรฃo e isolamento do Bairro de Santos ao Rego (imagem de satรฉlite via Google Earth)

Os planos de expansรฃo da rede ciclรกvel da Cรขmara de Lisboa para a zona do Rego sugerem a integraรงรฃo da passagem pedonal actual na rede, com um conjunto de vias partilhadas 30+bici num lado e no outro. No Rego jรก existem vรกrios destes corredores 30+bici. Estรก ainda prevista uma pista ciclรกvel unidireccional na Avenida รlvaro Pais (era, aliรกs, um dos corredores previstos no plano de intervenรงรตes pop-ups apresentado em 2020), que farรก ligaรงรฃo quer ร  Cidade Universitรกria (pela Avenida Prof. Gama Pinto), quer ร  Avenida 5 de Outubro e ร  Avenida da Repรบblica.

Gostaste deste artigo? Foi-te รบtil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.