Sem aviso e apesar da auditoria, está a ser melhorada uma ciclovia em Sete Rios

Ciclovia que liga Benfica, São Domingos de Benfica e Sete Rios está a ser melhorada na zona da Rua Francisco Gentil Martins. Obra surge de surpresa, sem comunicação.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Apesar de estar a ser planeada uma autoria à actual (e futura) rede ciclável, com o intuito de identificar pontos de melhoria antes de avançar com a construção de novas ciclovias (tendo projectos já adjudicados sido suspensos), a EMEL está a melhorar um pequeno troço em Sete Rios. Obra não foi comunicada e surgiu de surpresa.

Com um custo aproximado de 30,5 mil euros, a empreitada decorre no troço final da ciclovia que liga Benfica a Sete Rios, mais concretamente na Rua Francisco Gentil Martins. A obra está avançar apesar de não existir qualquer contrato publicado no portal Base à data deste artigo e de não ter sido publicada online qualquer informação sobre a mesma.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Desde meados de 2020 que todas as ciclovias em construção na cidade de Lisboa passaram a estar disponíveis, com os respectivos projectos PDF, numa página no site da Câmara de Lisboa. Não foi o caso desta nem tão pouco de uma ciclovia construída recentemente na zona da Bela Vista e do Vale de Chelas. O Lisboa Para Pessoas pediu acesso ao projecto em PDF por uma questão de transparência, mas a EMEL não o enviou até ao momento. Actualizaremos este artigo caso recebamos o referido documento.

No entanto, fonte da EMEL explicou ao Lisboa Para Pessoas que “a requalificação deste troço visa aumentar a zona de refúgio entre passadeiras, tanto para ciclistas como para peões, melhorando a acessibilidade nas passadeiras e atravessamentos cicláveis. Assim, estão contemplados na intervenção pavimentos tácteis e desníveis mais suaves entre a cota da estrada e do passeio”.

De acordo com o projecto publicado no local da obra, a ciclovia está a ser transferida da via para a zona de passeio na aproximação a Sete Rios. Essa alteração não irá libertar uma via na estrada, pelo contrário: continuará a haver uma via mas a zona de refúgio onde tanto ciclistas como peões têm de esperar pelo segundo semáforo verde vai ser aumentada, melhorando a segurança e conforto de todos. Também serão criadas novas rampas de acesso à área pedonal partilhada, tanto neste atravessamento ciclável como no atravessamento localizado junto à estação de comboios.

Esta empreitada, apesar de não ter sido comunicada e de surgir sem pré-aviso, esteve a ser trabalhada pela EMEL e serviços da Câmara de Lisboa, segundo veio a público através das Informações Escritas apresentadas na Assembleia Municipal.

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