Estรก concluรญdo o lanรงamento da Carris Metropolitana. O novo serviรงo amarelo de autocarros chegou a Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira.

A partir de hoje, 1 de Janeiro de 2023, hรก uma รบnica marca de transporte pรบblico rodoviรกrio na รrea Metropolitana de Lisboa (AML). A Carris Metropolitana jรก chegou ร Margem Norte, o que significa o fim das marcas Vimeca, Rodoviรกria de Lisboa, Scotturb, Mafrense, Santo Antรณnio, Mafrense e Isidoro Duarte. A partir de hoje, todos os autocarros da รrea Metropolitana de Lisboa sรฃo amarelos e operam sob uma marca comum.
Este novo paradigma de mobilidade rodoviรกria na รrea Metropolitana de Lisboa significa que deixa de ser necessรกrio saber que empresa opera em determinada zona ou municรญpio para pesquisar, no seu site, informaรงรตes sobre o serviรงo existente, os horรกrios e o tarifรกrio. Com a implementaรงรฃo desta marca comum, que trรกs consigo regras tambรฉm universais, o serviรงo rodoviรกrio รฉ simplificado e uniformizado, o que significa passa a ser igual em Mafra, em Sintra, em Oeiras, em Almada, em Setรบbal ou em Alcochete, por exemplo. Sรณ existem trรชs excepรงรตes: Lisboa, Cascais e Barreiro, onde o serviรงo municipal de autocarros continua a ser assegurado pelas respectivas empresas municipais (Carris, MobiCascais e TCB), com a Carris Metropolitana a assegurar apenas linhas intermunicipais.
Apesar de todos os autocarros terem a cor amarela e o logo da Carris Metropolitana, a operaรงรฃo no terreno vai continuar a ser assegurada por operadores privados. Sรฃo quatro: a Transportes Sul do Tejo (TST) e a Alsa Todi na Margem Sul, e a Viaรงรฃo Alvorada e a Rodoviรกria de Lisboa (RL) na Margem Norte. A grande diferenรงa รฉ que a gestรฃo รฉ centralizada na empresa pรบblica Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) โ ou seja, os privados limitam-se a operar segundo as orientaรงรตes da TML, que estipula a oferta, os horรกrios, o tarifรกrio, as regras de funcionamento, as condiรงรตes dos autocarros, etc.
A Viaรงรฃo Alvorada, que resulta da fusรฃo da Scotturb e da Vimeca, รฉ a nova transportadora a assegurar o serviรงo municipal e intermunicipal na designada รrea 1, composta pelos concelhos de Oeiras, Sintra e Amadora. A Viaรงรฃo Alvorada tem ainda linhas intermunicipais em Cascais, sendo que neste municรญpio a operaรงรฃo interna continuarรก a ser da MobiCascais, gerida pela autarquia local. Jรก a Rodoviรกria de Lisboa fica com o serviรงo na รrea 2, ou seja, em Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira. A RL absorve as outras empresas do Grupo Barraqueiro, ao qual pertence, como a Santo Antรณnio, a Mafrense ou a Isidoro Duarte. Tanto a Viaรงรฃo Alvorada como a Rodoviรกria de Lisboa apresentam linhas intermunicipais para Lisboa.
A chegada da Carris Metropolitana implica nova numeraรงรฃo das linhas (carreiras) de autocarro, que รฉ composta por quatro algarismos, sendo que o primeiro corresponde ร รrea e o segundo ao municรญpio servido. Passa ainda a existir um cรณdigo de cores, consoante se trate de uma Linha Prรณxima (local) ou de uma Linha Longa (com um trajecto mais abrangente), por exemplo. No total, existem seis tipos de linhas diferentes. Quanto ao tarifรกrio, passa a haver diferenรงas entre os bilhetes comprados ao motorista, que ficam mais caros, e os bilhetes comprados antecipadamente, atravรฉs de saldo zapping. O objectivo รฉ desincentivar a compra a bordo para que os motoristas possam concentrar-se na conduรงรฃo dos autocarros e no cumprimento dos horรกrios previstos.
No site da Carris Metropolitana, รฉ possรญvel conhecer os horรกrios e as paragens, assim como usar o Conversor de Linhas para saber a que nova linha corresponde a antiga carreira. A informaรงรฃo da Carris Metropolitana pode ainda ser consultada nas aplicaรงรตes Moovit e CityMapper, sendo que em breve estarรก tambรฉm no Google Maps. Estas apps irรฃo mostrar os tempos de espera dos autocarros actualizados ao minuto. Em 2023, estรก previsto o lanรงamento de uma app prรณpria da Carris Metropolitana para telemรณveis, bem como a desmaterializaรงรฃo do cartรฃo de transporte โ isto significa que serรก possรญvel ter o passe no telemรณvel ou usar o cartรฃo bancรกrio para pagar viagens de autocarro.
Melhorias na Margem Sul
Para melhor servir a comunidade escolar e os passageiros que se movimentam na chamada รrea 4, a Carris Metropolitana avanรงa com diversos ajustes e alteraรงรตes de horรกrios jรก a partir desta segunda-feira, 2 de Janeiro. Os reforรงos vรฃo acontecer nas linhas 4102 e 4104, da Moita, 4206 e 4212, no Montijo, 4310 e 4320, em Palmela, 4415, de Setรบbal, e na linha 4905, que sai da รrea Metropolitana de Lisboa para as Vendas Novas. Podes conheces as novidades em detalhe aqui.
A partir tambรฉm de segunda-feira, a linha 4707, no sentido Lisboa-Montijo, serรก reforรงada com quatro novas circulaรงรตes no perรญodo noturno, com partidas ร s 21h, 22h, 23h e meia noite. A opรงรฃo prende-se com o aumento da procura desta ligaรงรฃo e vem responder ร s necessidades detectadas no terreno, segundo a TML. Nesse sentido, ainda no sentido Lisboa-Montijo, a circulaรงรฃo das 20h foi ajustada para as 20h30. Para melhor servir os interesses da populaรงรฃo, os horรกrios praticados ao fim de semana, no sentido Montijo-Lisboa, tambรฉm foram alterados, passando a circulaรงรฃo das 11h a realizar-se ร s 10h e a das 12h30 para o 12h. Acrescenta-se ainda a circulaรงรฃo das 7h aos sรกbados e domingos.
“A Carris Metropolitana agradece a disponibilidade de todos os passageiros durante o processo de melhoria do serviรงo pรบblico de transportes rodoviรกrios da รกrea metropolitana de Lisboa. Considera-se fundamental a participaรงรฃo dos utilizadores, pelo que incentivamos o uso dos canais de contacto disponรญveis como a linha de apoio (210 418 400) e o formulรกrio de contacto na pรกgina de apoio ao passageiro“, escreve a TML.

Lanรงamento da Carris Metropolitana concluรญdo
Com o alargamento da Carris Metropolitana ร Margem Norte, fica concluรญda a reorganizaรงรฃo da operaรงรฃo rodoviรกria nos 18 concelhos da AML, contanto, para jรก, com mais de 20 mil horรกrios/circulaรงรตes num dia รบtil (mais 20% do que os horรกrios do serviรงo anterior ร Carris Metropolitana), que representam 30% de aumento no nรบmero de quilรณmetros em operaรงรฃo. A Carris Metropolitana conta com mais de 700 linhas (das quais 13% sรฃo linhas novas) e aproximadamente 12 mil paragens de autocarro, executados por 1575 viaturas, das quais cerca de 70% novas (uma idade mรฉdia da frota inferior a um ano) โ o que corresponde aproximadamente a 250 milhรตes de euros de investimento na renovaรงรฃo da frota. A operaรงรฃo total conta com cerca de 3000 motoristas.
A implementaรงรฃo da Carris Metropolitana รฉ o maior projecto deste gรฉnero no paรญs e apresenta-se com um elevado grau de complexidade operacional, logรญstico e tecnolรณgico. O alargamento da marca ร Margem Norte tem vindo a ser trabalhada ao longo dos รบltimos meses. Desde meados de Novembro que a maioria dos autocarros em circulaรงรฃo nos concelhos da Margem Norte jรก era amarelo, tendo gradualmente sido decorada com os elementos da nova marca. Tambรฉm as paragens de autocarro foram recebendo bandeiras com as novas linhas. E nos dias que antecederam este 1 de Janeiro, foi possรญvel verificar que algumas viaturas jรก circulavam com a nova numeraรงรฃo. Todo este trabalho de preparaรงรฃo mais cuidado contrasta com o atribulado lanรงamento da Carris Metropolitana na Margem Sul, entre Junho e Julho passado, em que existiram autocarros a circular sem numeraรงรฃo durante semanas e muitas paragens sem qualquer informaรงรฃo sobre as linhas por elas servidas.
O arranque da Carris Metropolitana na Margem Norte estava inicialmente previsto para Julho de 2022, juntamente com a expansรฃo na Margem Sul, mas a falta de viaturas novas e a falta de motoristas levaram a TML a adiar. Num comunicado agora enviado, a empresa pรบblica ressalva que a migraรงรฃo que se inicia neste dia 1 de Janeiro “trarรก alteraรงรตes que, por mais pequenas que sejam, causarรฃo impactos nos hรกbitos quotidianos dos utilizadores, estando definidos os mecanismos de acompanhamento que garantem a gradual correรงรฃo dos aspectos operacionais e a correcta informaรงรฃo ao pรบblico”. Para apoiar os passageiros, estรฃo disponรญveis 26 Espaรงos Navegante dedicados ร Carris Metropolitana, a linha informativa 210 418 800, a linha de apoio 210 418 400 e o formulรกrio online.