Carris Metropolitana arrancou na Margem Norte com novidades a Sul

Está concluído o lançamento da Carris Metropolitana. O novo serviço amarelo de autocarros chegou a Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A partir de hoje, 1 de Janeiro de 2023, há uma única marca de transporte público rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa (AML). A Carris Metropolitana já chegou à Margem Norte, o que significa o fim das marcas Vimeca, Rodoviária de Lisboa, Scotturb, Mafrense, Santo António, Mafrense e Isidoro Duarte. A partir de hoje, todos os autocarros da Área Metropolitana de Lisboa são amarelos e operam sob uma marca comum.

Este novo paradigma de mobilidade rodoviária na Área Metropolitana de Lisboa significa que deixa de ser necessário saber que empresa opera em determinada zona ou município para pesquisar, no seu site, informações sobre o serviço existente, os horários e o tarifário. Com a implementação desta marca comum, que trás consigo regras também universais, o serviço rodoviário é simplificado e uniformizado, o que significa passa a ser igual em Mafra, em Sintra, em Oeiras, em Almada, em Setúbal ou em Alcochete, por exemplo. Só existem três excepções: Lisboa, Cascais e Barreiro, onde o serviço municipal de autocarros continua a ser assegurado pelas respectivas empresas municipais (Carris, MobiCascais e TCB), com a Carris Metropolitana a assegurar apenas linhas intermunicipais.

Apesar de todos os autocarros terem a cor amarela e o logo da Carris Metropolitana, a operação no terreno vai continuar a ser assegurada por operadores privados. São quatro: a Transportes Sul do Tejo (TST) e a Alsa Todi na Margem Sul, e a Viação Alvorada e a Rodoviária de Lisboa (RL) na Margem Norte. A grande diferença é que a gestão é centralizada na empresa pública Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML)ou seja, os privados limitam-se a operar segundo as orientações da TML, que estipula a oferta, os horários, o tarifário, as regras de funcionamento, as condições dos autocarros, etc.

A Viação Alvorada, que resulta da fusão da Scotturb e da Vimeca, é a nova transportadora a assegurar o serviço municipal e intermunicipal na designada Área 1, composta pelos concelhos de Oeiras, Sintra e Amadora. A Viação Alvorada tem ainda linhas intermunicipais em Cascais, sendo que neste município a operação interna continuará a ser da MobiCascais, gerida pela autarquia local. Já a Rodoviária de Lisboa fica com o serviço na Área 2, ou seja, em Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira. A RL absorve as outras empresas do Grupo Barraqueiro, ao qual pertence, como a Santo António, a Mafrense ou a Isidoro Duarte. Tanto a Viação Alvorada como a Rodoviária de Lisboa apresentam linhas intermunicipais para Lisboa.

A chegada da Carris Metropolitana implica nova numeração das linhas (carreiras) de autocarro, que é composta por quatro algarismos, sendo que o primeiro corresponde à Área e o segundo ao município servido. Passa ainda a existir um código de cores, consoante se trate de uma Linha Próxima (local) ou de uma Linha Longa (com um trajecto mais abrangente), por exemplo. No total, existem seis tipos de linhas diferentes. Quanto ao tarifário, passa a haver diferenças entre os bilhetes comprados ao motorista, que ficam mais caros, e os bilhetes comprados antecipadamente, através de saldo zapping. O objectivo é desincentivar a compra a bordo para que os motoristas possam concentrar-se na condução dos autocarros e no cumprimento dos horários previstos.

Sabe tudo aqui.

No site da Carris Metropolitana, é possível conhecer os horários e as paragens, assim como usar o Conversor de Linhas para saber a que nova linha corresponde a antiga carreira. A informação da Carris Metropolitana pode ainda ser consultada nas aplicações Moovit e CityMapper, sendo que em breve estará também no Google Maps. Estas apps irão mostrar os tempos de espera dos autocarros actualizados ao minuto. Em 2023, está previsto o lançamento de uma app própria da Carris Metropolitana para telemóveis, bem como a desmaterialização do cartão de transporte – isto significa que será possível ter o passe no telemóvel ou usar o cartão bancário para pagar viagens de autocarro.

Melhorias na Margem Sul

Para melhor servir a comunidade escolar e os passageiros que se movimentam na chamada Área 4, a Carris Metropolitana avança com diversos ajustes e alterações de horários já a partir desta segunda-feira, 2 de Janeiro. Os reforços vão acontecer nas linhas 4102 e 4104, da Moita, 4206 e 4212, no Montijo, 4310 e 4320, em Palmela, 4415, de Setúbal, e na linha 4905, que sai da Área Metropolitana de Lisboa para as Vendas Novas. Podes conheces as novidades em detalhe aqui.

A partir também de segunda-feira, a linha 4707, no sentido Lisboa-Montijo, será reforçada com quatro novas circulações no período noturno, com partidas às 21h, 22h, 23h e meia noite. A opção prende-se com o aumento da procura desta ligação e vem responder às necessidades detectadas no terreno, segundo a TML. Nesse sentido, ainda no sentido Lisboa-Montijo, a circulação das 20h foi ajustada para as 20h30. Para melhor servir os interesses da população, os horários praticados ao fim de semana, no sentido Montijo-Lisboa, também foram alterados, passando a circulação das 11h a realizar-se às 10h e a das 12h30 para o 12h. Acrescenta-se ainda a circulação das 7h aos sábados e domingos.

“A Carris Metropolitana agradece a disponibilidade de todos os passageiros durante o processo de melhoria do serviço público de transportes rodoviários da área metropolitana de Lisboa. Considera-se fundamental a participação dos utilizadores, pelo que incentivamos o uso dos canais de contacto disponíveis como a linha de apoio (210 418 400) e o formulário de contacto na página de apoio ao passageiro, escreve a TML.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Lançamento da Carris Metropolitana concluído

Com o alargamento da Carris Metropolitana à Margem Norte, fica concluída a reorganização da operação rodoviária nos 18 concelhos da AML, contanto, para já, com mais de 20 mil horários/circulações num dia útil (mais 20% do que os horários do serviço anterior à Carris Metropolitana), que representam 30% de aumento no número de quilómetros em operação. A Carris Metropolitana conta com mais de 700 linhas (das quais 13% são linhas novas) e aproximadamente 12 mil paragens de autocarro, executados por 1575 viaturas, das quais cerca de 70% novas (uma idade média da frota inferior a um ano) – o que corresponde aproximadamente a 250 milhões de euros de investimento na renovação da frota. A operação total conta com cerca de 3000 motoristas.

A implementação da Carris Metropolitana é o maior projecto deste género no país e apresenta-se com um elevado grau de complexidade operacional, logístico e tecnológico. O alargamento da marca à Margem Norte tem vindo a ser trabalhada ao longo dos últimos meses. Desde meados de Novembro que a maioria dos autocarros em circulação nos concelhos da Margem Norte já era amarelo, tendo gradualmente sido decorada com os elementos da nova marca. Também as paragens de autocarro foram recebendo bandeiras com as novas linhas. E nos dias que antecederam este 1 de Janeiro, foi possível verificar que algumas viaturas já circulavam com a nova numeração. Todo este trabalho de preparação mais cuidado contrasta com o atribulado lançamento da Carris Metropolitana na Margem Sul, entre Junho e Julho passado, em que existiram autocarros a circular sem numeração durante semanas e muitas paragens sem qualquer informação sobre as linhas por elas servidas.

O arranque da Carris Metropolitana na Margem Norte estava inicialmente previsto para Julho de 2022, juntamente com a expansão na Margem Sul, mas a falta de viaturas novas e a falta de motoristas levaram a TML a adiar. Num comunicado agora enviado, a empresa pública ressalva que a migração que se inicia neste dia 1 de Janeiro “trará alterações que, por mais pequenas que sejam, causarão impactos nos hábitos quotidianos dos utilizadores, estando definidos os mecanismos de acompanhamento que garantem a gradual correção dos aspectos operacionais e a correcta informação ao público”. Para apoiar os passageiros, estão disponíveis 26 Espaços Navegante dedicados à Carris Metropolitana, a linha informativa 210 418 800, a linha de apoio 210 418 400 e o formulário online.

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