A Junta da Freguesia da Ajuda quer melhorar a seguranรงa pedonal e rodoviรกria na Rua Dom Vasco. Mas para realizar a obra proposta, a รบltima do programa “Ajuda Segura”, vai ser preciso desviar as carreiras 742 e 760 num dos sentidos para a Calรงada da Ajuda. Para saber se essa alteraรงรฃo รฉ viรกvel, a Carris…

Duas das mais importantes carreiras da Carris na zona ocidental da cidade โ a 760 e a 742 โ passaram, no dia 11 de Janeiro, a fazer um desvio pela Calรงada da Ajuda quando descem do Largo da Ajuda. Dessa forma, evitam a Rua Dom Vasco, que a Junta de Freguesia da Ajuda quer transformar numa rua de sentido รบnico. No sentido inverso, os autocarros das carreiras 760 e 742 continuam a ir pela Dom Vasco.
Confuso com as alteraรงรตes? Deixamos um mapa, cortesia do portal Autocarros de Lisboa.

Para Jorge Manuel Marques, Presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, este desvio era um desejo antigo. Ainda que seja, para jรก, um teste, Jorge estรก confiante de que o resultado serรก positivo. Os desvio da 742 e da 760 pela Calรงada da Ajuda pode acrescentar “mais uns minutos de viagem”, mas “servirรก mais pessoas” por passar numa zona onde hรก mais casas. E “resolvem-se mais problemas”.
A Junta de Freguesia de Ajuda quer implementar no largo da Rua Dom Vasco a รบltima das intervenรงรตes do seu programa Ajuda Segura, dividido em dois pacotes entre 2019 e 2020 e que tem como finalidade “eliminar problemas de acessibilidade e seguranรงa na rede pedonal” da freguesia com base nas prรกticas desenvolvidas no Plano de Acessibilidade Pedonal. Nesse programa, foram realizadas zonas prioritรกrias onde intervir e realizadas pequenas empreitadas. A do largo da Rua de Dom Vasco รฉ a รบnica obra que falta, diz-nos Jorge Manuel Marques. “Identificรกmos aquele sitio como tendo tanto dificuldades de estacionamento como de seguranรงa. Tem uma passadeira de 16 metros que termina numa paragem de autocarro. ร para aรญ a pior passadeira do mundo”, contextualiza o Presidente da Junta da Ajuda.

A Rua Dom Vasco desce desde o Largo da Ajuda atรฉ ร Bora Hora. Sensivelmente a meio, tem um pequeno largo onde informalmente vรกrios carros estacionam. A Junta da Ajuda quer reorganizar aquele espaรงo, marcar trรชs dezenas lugares de estacionamento e, acima de tudo, diminuir aquela grande passadeira, dividindo em duas pequenas e trazendo a paragem de autocarro para junto dos carris do elรฉctrico.
“Falta sรณ esta รบltima [intervenรงรฃo] para terminar a empreitada” que foi adjudicada em pacote, diz Jorge. O Presidente da Junta lamenta todo o tempo que a conclusรฃo do programa Ajuda Segura tem demorado. “O processo comeรงou em 2018 com um projecto aprovado em 2019, รฉ tempo demais para uma coisa”, desabafa, lamentando a demora do lado da Cรขmara Municipal e da Carris em resolver esta intervenรงรฃo.


Apesar de ter o projecto validado pela Cรขmara, a Junta de Freguesia precisava do acordo da Carris para fazer a obra. ร que, para dar uma nova configuraรงรฃo ร quele largo, a Carris teria de desviar os autocarros de um dos sentidos do troรงo superior da Rua Dom Vasco, neste caso no sentido descendente. A ideia รฉ o troรงo passar a ter um sentido รบnico ascendente โ ou seja, os autocarros 742 e 760 apenas subiriam a rua mas, para descer, teriam de dar a volta ร Calรงada da Ajuda. Esse sentido รบnico resolveria outra questรฃo para a seguranรงa das pessoas: a velocidade com que alguns carros circulam ali, quando vรชm a descer.

O Presidente da Junta da Ajuda diz que a Carris nunca concordou com a intervenรงรฃo, mas ressalva que “nunca รญamos fazer uma obra contra a vontade da Carris”. Entretanto, de 2019 atรฉ aqui, meteu-se uma pandemia, durante a qual as atenรงรตes foram outras, mudou o executivo camarรกrio e mudaram tambรฉm alguns rostos na Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade. O assunto foi ficando em banho-maria. Da Cรขmara, chegou a vir uma contra-proposta com “14 lugares de estacionamento” e que mantinha os dois sentidos na Rua Dom Vasco, mas Jorge quis manter a proposta da Junta que definia o dobro dos lugares naquele largo.

Jorge Manuel Marques acredita que o teste da Carris vai correr bem e que poderรก depois concretizar a รบltima intervenรงรฃo do Ajuda Segura. “Mas estamos disponรญveis para fazer alteraรงรตes, claro.” “Achamos que รฉ um ganho esta alteraรงรฃo”, reforรงa, dando outro benefรญcio: as pessoas passam a esperar pelas carreiras 742 e 760 nas mesmas paragens onde esperam pelas outras. “Temos pena รฉ que tenha demorado tanto tempo a encontrarmos um consenso simples que รฉ testar antes de implementar.” Por agora, a alteraรงรฃo no largo da Dom Vasco serรก com obras simples, estilo pop-up, mas o desenho pode evoluir para definido mais tarde. “Vamos fazer a pintura da parte viรกria e depois logo se vรช se se evolui para algo definitivo ou para pinturas artรญsticas”, como estรก no projecto original.
Na memรณria descritiva do programa Ajuda Segura, pode ler-se que a Rua Dom Vasco “รฉ um dos eixos responsรกveis por conectar o Palรกcio da Ajuda com a parte central da Freguesia, e รฉ utilizada como atravessamento entre a zona da Boa Hora e a Calรงada da Ajuda, inclusive pelas principais linhas de autocarro e elรฉctrico da regiรฃo”. No entanto, verifica-se “um alargamento excessivo da faixa de rodagem” e uma “falta de organizaรงรฃo espacial” no referido largo, levando a “diversos conflitos entre peรตes e automรณveis”.
O diagnรณstico feito foi o seguinte:
Problemas de acessibilidade
- A passagem de peรตes nรฃo possui rebaixamento ou piso tรกtil;
- A passagem de peรตes รฉ demasiadamente longa, com quase 16 metros de extensรฃo, passando por cima dos carris do elรฉtrico, o que cria ressaltos significativos;
- A paragem de autocarro estรก localizada em frente ร passadeira;
- O autocarro nรฃo pode se aproximar da paragem, devido ao estacionamento abusivo e nรฃo ordenado;
- Foram identificados carros estacionados totalmente em cima do passeio, impossibilitando a passagem de peรตes.
Problemas de seguranรงa
- Foram observados diversos veรญculos com velocidades elevadas no sentido descendente do arruamento, devido ร larga extensรฃo de alcatrรฃo disponรญvel;
- O estacionamento em contravenรงรฃo sobre os passeios cria obstรกculo ร passagem obrigando os peรตes a seguirem o seu percurso sobre a faixa de rodagem colocando estes em perigo extremo;
- A falta de sinalizaรงรฃo rodoviรกria adequada gera conflitos no cruzamento da Rua Bica do Marquรชs com a Rua Dom Vasco, o que potencia os problemas com a longa travessia da passagem de peรตes mencionada;
- O estacionamento desordenado no meio da via, em especial ร noite, gera situaรงรตes de perigo para os utilizadores da via.

A proposta da Junta de Freguesia foi desenhada com as seguintes medidas em mente:
Medidas de acalmia
- Estreitamento da faixa de rodagem nas aproximaรงรตes a pontos de conflito com a rede pedonal;
- Quebra do alinhamento da faixa de rodagem;
- Encabeรงamentos dos passeios forรงando a reduรงรฃo dos raios de curvatura (raios maiores permitem mudanรงas de direcรงรฃo por parte dos veรญculos com maiores velocidades) e encurtando as distรขncias de atravessamento nas passagens de peรตes;
- Introduรงรฃo de ilhas/refรบgios em passagens de peรตes.
Medidas complementares
- Relocalizaรงรฃo de passagens de peรตes ou paragens de autocarro quando a relaรงรฃo entre estas provoquem situaรงรตes de perigo para os peรตes;
- Introduรงรฃo de elementos de espaรงo pรบblico nรฃo permanentes e de fรกcil instalaรงรฃo, como balizadores e floreiras, para seguranรงa e ordenamento das diversas funรงรตes.



Um dos pontos centrais da intervenรงรฃo รฉ a “relocalizaรงรฃo da paragem de autocarro [do largo da Rua Dom Vasco] para junto do eixo principal de circulaรงรฃo”, permitindo “maior conforto e seguranรงa no acesso ao transporte pรบblico”. Essa paragem estรก hoje encostada a um edifรญcio, no fim da passadeira de 16 metros e escondida entre carros estacionados. Resultado: quem espera pelo autocarro ou pelo elรฉctrico nรฃo consegue vรช-lo, e tenta ir pelo barulho.
Por outro lado, “dada a alta demanda por estacionamento nesta regiรฃo, optou-se por desenvolver uma soluรงรฃo de ordenamento dos lugares sem prescindir do principal objetivo desta intervenรงรฃo, a seguranรงa pedonal”. Alรฉm dos lugares que serรฃo demarcados no largo, vรฃo ser criados 34 novos lugares ao longo do troรงo da Rua Dom Vasco que passarรก a ter sentido รบnico ascendente, ajudando a libertar os passeios desse estacionamento indevido.