UE vai apoiar 10 serviços ferroviários transfronteiriços, incluindo Lisboa-Madrid

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A Comissão Europeia vai apoiar 10 projectos-piloto de ligação transfronteiriça por comboio. Entre eles, estão dois serviços que ligarão Portugal e Espanha: um entre Lisboa e Madrid, e outro entre a capital portuguesa e A Coruña.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A Comissão Europeia (CE) anunciou esta terça-feira, 31 de Janeiro, que vai apoiar 10 projectos-piloto de ligação transfronteiriça por comboio. Entre eles, estão dois serviços que ligarão Portugal e Espanha: um entre Lisboa e Madrid, e outro entre a capital portuguesa e cidade galega A Coruña. Ambas as ligações serão asseguradas pela operadora Isla, que se estreou em 2022 no país vizinho através da marca Iryo.

Entre os 10 projectos-piloto que a União Europeia vai apoiar estão serviços já existentes e novas ligações ferroviárias, como é o caso das que a Isla/Iryo quer lançar entre os dois países ibéricos. O objectivo é “melhorar as conexões ferroviárias transfronteiriças em toda a UE, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis”, refere a CE.

Os 10 projectos-piloto foram seleccionados depois de analisadas as candidaturas recebidas no âmbito de um Plano de Acção que a CE no final de 2021, com o intuito de fortalecer e de incentivar as viagens de comboio de longa distância entre diferentes países europeus. Bruxelas acredita que o comboio é um dos modos de transporte mais sustentáveis e uma peça importante para a UE se tornar neutra em carbono até 2050.

Estas são as 10 propostas selecionadas por ordem de arranque planeado:

CandidatoServiços
Ministério dos Transportes Húngaro→ Ligações entre a Hungria, a Áustria e o oeste da Roménia
Connection Germany – Denmark – Sweden (com a participação da SJ, Snälltaget, České dráhy, Flixtrain e Midnight Trains→ Novo comboio nocturno da SJ entre Estocolmo, Copenhaga e Berlim;
→ Um novo comboio diurno também da SJ entre Hamburg e Gothenburg (e potencialmente Oslo, em co-operação com DSB e DB);
→ Melhor comboio nocturno da Snälltaget entre Stockholm, Estocolmo, Copenhaga e Berlim;
→ Novo serviço da České Dráhy entre Praga, Berlim e Copenhaga, em co-operação com DSB e DB;
→ Novo serviço da Flixtrain entre Leipzig, Berlim, Copenhaga e Estocolmo.
Midnight Trains→ Novo serviço nocturno entre Paris, Milão e Veneza
Flixtrain→ Novo serviço entre Munique e Zurique
WESTbahn→ Novo serviço entre Munique, Viena e Budapeste e extensão do serviço existente
Nederlandse Spoorwegen→ Melhoria do serviço já existente entre Amesterdão e Londres, em cooperação com a Eurostar.
European Sleeper→ Novo comboio nocturno entre Amesterdão e Barcelona
Ferrovie dello Stato Italiane/DB→ Novos serviços entre Rome e Munique, e entre Milão e Munique
ILSA→ Novos serviços entre Lisboa e A Coruña, e entre Lisboa e Madrid
Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya→ Novos serviços a ligar a Catalunha e o sul de França

De acordo com a ordem da tabela divulgada, as ligações transfronteiriças entre Portugal e Espanha serão das últimas a serem lançadas. Na verdade, a infraestrutura actual ainda não permite essas circulações. Portugal está, neste momento, a terminar uma nova linha de alta velocidade (250 km/h) entre Évora, Elvas e Badajoz, que, a ficar pronta, poderá permitir uma ligação rápida entre as duas capitais ibéricas em cinco horas. As primeiras previsões apontaram 2023 como o ano da conclusão da obra, mas para essa conexão rápida entre Lisboa e Madrid ainda Espanha terá de electrificar a totalidade da linha entre Badajoz e a sua capital. Actualmente, viajar de comboio entre Lisboa e Madrid dura nove horas nos dias úteis e 11 aos fins-de-semanas. De resto, a única ligação ferroviária actualmente activa entre os dois países é entre o Porto e Vigo, na Galiza.

Entretanto, o Plano Ferroviário Nacional, que estará em discussão pública até final de Fevereiro, prevê um reforço significativo dos comboios nocturnos e internacionais a Portugal. No documento, que serve apenas para orientar futuros investimentos, pode ler-se que “a primeira medida a tomar, neste contexto, é a retoma do serviço Sud Express”, entre Lisboa e Paris, permitindo uma viagem numa noite e uma manhã. Estão ainda pensadas ligações nocturnas entre Lisboa e Madrid, entre Lisboa e Barcelona, entre A Coruña e Faro, e entre Lisboa, Barcelona e Valência (“um eixo que valerá a pena estudar para a criação de serviços deste tipo”).

Note-se que o apoio agora anunciado pela Comissão Europeia é destinado apenas a operadores ferroviários e autoridades de transporte para reforço ou lançamento de serviços diurnos e nocturnos de longo curso – e não para a construção de infraestrutura. No entanto, o Plano de Acção da UE para a ferrovia é mais amplo e pretende remover o maior número de obstáculos possível no que à utilização deste modo transporte em longas distâncias, tornando-o a escolha sustentável das novas gerações, melhorando a bilhética e oferecendo preços competitivos, garantindo a oferta necessária de material circulante, modernizando a infraestrutura e promovendo um uso eficiente da mesma, acelerando a digitalização do sector, e capacitando a força operária para os futuros desafios.

“Embora a procura por mobilidade verde esteja a crescer, precisamos que o mercado ferroviário responda muito melhor e muito mais rapidamente, especialmente para viagens longas e transfronteiriças. É por isso que a Comissão Europeia quer agora ajudar as empresas ferroviárias a criar novas ligações ferroviárias internacionais – de dia e de noite –, derrubando as muitas barreiras aos caminhos-de-ferro transfronteiriços. Estou ansiosa por trabalhar com o sector ferroviário para fazer destes 10 pilotos um sucesso e para inspirar muitos mais a aderir”, disse Adina Vălean, Comissária Europeu para os Transportes, em comunicado. A CE vai agora convidar os responsáveis pelas 10 propostas seleccionadas a lançar os seus projectos.

A Isla, que irá entrar em Portugal com serviços entre Lisboa, Madrid e A Coruña, é um operador ferroviário recente, que começou a operar em Espanha no ano passado de 2022 com a marca Iryo e com uma oferta de alta velocidade. A Isla é detida em 45% pela companhia aérea espanhola Air Nostrum e em 55% pela companhia ferroviária italiana Trenitalia.

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