1Bilhete.pt: o projecto que promete revolucionar os transportes em Portugal

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O 1Bilhete.pt colocarรก os sistemas de bilhรฉtica de diferentes cidades a falar a mesma “lรญngua”. Permitirรก, por exemplo, usar o cartรฃo Navegante para viajar no Porto, ter todos os bilhetes e passes numa รบnica aplicaรงรฃo no telemรณvel e ainda usar cartรตes bancรกrios contactless para pagar viagens.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Actualmente, quem vive em Lisboa tem um cartรฃo Navegante para utilizar os transportes pรบblicos da cidade e da รกrea metropolitana. Mas se for de visita ao Porto, terรก de comprar um cartรฃo Andante para fazer uso da rede local de metro ou autocarros. E se quiser ir a seguir a Braga de comboio, por exemplo, terรก de ter um cartรฃo Siga. O projecto 1Bilhete.pt que quer acabar com isso, unificando num รบnico sistema a bilhรฉtica nacional.

O 1Bilhete.pt nรฃo significarรก um bilhete รบnico para andar em todos os transportes do paรญs, mas antes uma plataforma comum para os diferentes bilhetes. Com o 1Bilhete.pt, os passageiros poderรฃo no mesmo cartรฃo โ€“ por exemplo, um cartรฃo Navegante ou Andante โ€“ carregar um passe mensal para os transportes pรบblicos de Lisboa, bilhetes de comboio e viagens no Metro do Porto. Poderรฃo tambรฉm ter numa รบnica app no telemรณvel todos os seus bilhetes e passes de transportes pรบblicos, e vรฃo ainda poder utilizar um cartรฃo bancรกrio contactless para viajar nos vรกrios transportes do paรญs.

O 1Bilhete.pt serรก, assim, uma plataforma tecnolรณgica de bilhรฉtica intermodal para Portugal que vai permitir a interoperabilidade entre os sistemas de bilhรฉtica jรก existentes, bem como a introduรงรฃo de novas formas de pagamento O projecto comeรงarรก por agregar o Navegante e o Andante, mas estรก aberto a qualquer operador de qualquer cidade e/ou autoridade de transporte de qualquer regiรฃo que deseje integrar o sistema. Mas a disseminaรงรฃo da plataforma pelo territรณrio nacional vai depender da adesรฃo das entidades com competรชncias ou atribuiรงรตes em matรฉria de sistemas de bilhรฉtica e que podem beneficiar de acesso a investimento financeiro para a implementaรงรฃo do projecto โ€“ o primeiro passo รฉ a a manifestaรงรฃo de interesse, junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), atravรฉs de envio de e-mail para sec.dseap@imt-ip.pt.

O desenvolvimento tecnolรณgico da plataforma do 1Bilhete.pt vai ser desenvolvida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e pela Transportes Intermodais do Porto (TIP), com a supervisรฃo do IMT. As trรชs entidades vรฃo trabalhar de forma colaborativa, na partilha de recursos e de conhecimento. O valor do investimento previsto para apoio ao desenvolvimento deste projecto รฉ de 2,5 milhรตes de euros.

A plataforma 1Bilhete.pt serรก disponibilizada ao pรบblico, de forma faseada, e de acordo com o planeamento previsto para o desenvolvimento das diferentes soluรงรตes:

  • atรฉ ao final de 2023, deverรก estar pronta a plataforma que permitirรก integrar diferentes sistemas de bilhรฉtica, isto รฉ, colocar o Navegante a “falar” com o Andante, por exemplo, permitindo aos passageiros comprar com o seu cartรฃo Navegante viagens no Metro do Porto ou descontar saldo Zapping em autocarros da STCP;
  • atรฉ Marรงo de 2024, deverรฃo estar disponรญvel uma aplicaรงรฃo para telemรณvel do 1Bilhete.pt que permitirรก ter, na mesma carteira virtual, diferentes passes e bilhetes para diferentes operadores e diferentes cidades do paรญs. Tambรฉm atravรฉs do telemรณvel serรก possรญvel comprar esses mesmos passes e bilhetes, sem necessidade de suporte fรญsico;
  • atรฉ ao final de 2024, estรก prevista a disponibilizaรงรฃo de compra de viagens com cartรตes bancรกrios contactless e sistemas como o Apple/Google Pay nos operadores, cidades e regiรตes que vejam a aderir ร  plataforma 1Bilhete.pt.
Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Como referido, o 1Bilhete.pt vai arrancar com os sistemas de bilhรฉtica das duas รกreas metropolitanas nacionais โ€“ o Navegante e o Andante โ€“, que jรก utilizam a mesma base tecnolรณgica, designada de Calypso, apesar de divergirem ao nรญvel do processamento de dados e de chaves de seguranรงa. Para colocar o Navegante e o Andante a entenderem a mesma “lรญngua”, serรก desenvolvido uma espรฉcie de “tradutor”. Em linguagem mais tรฉcnica, o 1Bilhete.pt consistirรก numa API comum para todas as autoridades de transporte do paรญs, com diferentes plug-ins que permitam responder ร s especificidades das diferentes tecnologias de cartรตes e de modelos de dados. Com esta API, vai ser possรญvel desmaterializar os cartรตes, bilhetes e passes, permitindo que com um simples cรณdigo QR os passageiros possam realizar as suas viagens (“Account Based Ticketing”).

Em relaรงรฃo ร  aplicaรงรฃo para telemรณveis, o 1Bilhete.pt propรตe-se a desenvolver as ferramentas (SDK) e serviรงos que permitam a criaรงรฃo de apps de bilhรฉtica mรณvel. Poderรก existir uma aplicaรงรฃo do 1Bilhete.pt, mas o foco do projecto serรก permitir que cada operador ou autoridade de transporte local consiga desenvolver aplicaรงรตes prรณprias sem ter de fazer tudo de raiz โ€“ ou seja, podendo ter uma base tecnolรณgica. O 1Bilhete.pt irรก pensar em aplicaรงรตes Android e iOS que permitam o carregamento de cartรตes fรญsicos (TopUP, como รฉ o caso da Pick Hub) e que emulem de cartรตes virtuais (ou seja, utilizar o telemรณvel como cartรฃo).

A terceira e รบltima parte do 1Bilhete.pt consiste no desenvolvimento tecnolรณgico de modo a permitir a utilizaรงรฃo de cartรตes bancรกrios contactless em transportes pรบblicos; desta forma, as operadoras e autoridades de transporte das diversas regiรตes do paรญs poderรฃo integrar pagamentos com cartรตes contactless ou sistemas como o Apple/Google Pay sem esforรงo e garantir a integraรงรฃo da sua oferta de transporte pรบblico local em futuras soluรงรตes de “mobilidade como um serviรงo” (MaaS) que venham a ser lanรงadas.

Em resumo: a plataforma 1Bilhete.pt vai tornar possรญvel, com qualquer cartรฃo de transporte pรบblico ou aplicaรงรฃo mรณvel, adquirir e validar passes/bilhetes de transporte de outros sistemas, nรฃo sendo necessรกria a compra de novo cartรฃo ou a instalaรงรฃo de outra aplicaรงรฃo no seu telemรณvel. Alรฉm disso, serรก possรญvel criar tรญtulos de viagem de transporte pรบblico de cobertura nacional e utilizar cartรตes bancรกrios, em suporte fรญsico ou virtual, para adquirir ou validar passes/bilhetes de transporte, abrindo a possibilidade da atribuiรงรฃo de benefรญcios decorrentes da utilizaรงรฃo de uma conta unificada.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Ao jornal Observador, o Secretรกrio de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, adiantou que a grande meta do projecto รฉ “permitir que o mesmo sistema [de bilhรฉtica] possa ser usado em qualquer parte do territรณrio”. Com isso, “e, com isto, “podemos dar um salto mais forte no sentido de se facilitar a criaรงรฃo de tรญtulos intermodais, que possam ser usados intermunicรญpios, interregiรตes e, no limite, fazer que um tรญtulo possa ser usado para uma viagem em todo o paรญs”.

“As รกreas metropolitanas jรก tรชm muito trabalho feito. Com esta plataforma, chamรกmos as duas รกreas metropolitanas e dissemos: โ€˜vamos partilhar a informaรงรฃo e vamos uniformizar os critรฉrios nestas duas รกreasโ€™. Em cima disto pomos o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) a coordenar e a ficar fiel depositรกrio de todo o trabalho que se fizer”, acrescentou o responsรกvel. Na prรกtica, poderรก nascer um bilhete ou passe รบnico entre a รกrea metropolitana de Lisboa e a regiรฃo do Oeste. ou entre o Porto e Braga, que fazem parte de Comunidades Intermunicipais distintas, porque a actual barreira tecnolรณgica que existe serรก derrubada (se os municรญpios respetivos aderirem ร  plataforma), como refere o Observador. “Se isso estiver uniformizado, essa dificuldade deixa de existir. Queremos evitar que se desperdicem recursos, porque [hoje] todas as autoridades tรชm de desenvolver os seus sistemas de bilhรฉtica de forma autรณnoma, nรฃo partilhando recursos e, muitas vezes, fazendo a mesma coisa que outra autoridade jรก fez”, referiu Jorge Delgado ao mesmo jornal.

Apesar de a primeira fase do projecto 1Bilhete.pt estar prevista para o final de 2023, o Secretรกrio de Estado da Mobilidade Urbana anunciou que na altura da Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Agosto, jรก deverรก estar em teste essa primeira parte, ou seja, a integraรงรฃo dos sistemas de bilhรฉtica Navegante e Andante โ€“ esse produto estarรก em testes e sem uma aplicaรงรฃo prรกtica “muito extensiva”, adiantou o responsรกvel polรญtico.

Um “cartรฃo de mobilidade” nas empresas

Na semana que passou, numa audiรงรฃo parlamentar, o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, anunciou que o Governo estรก a trabalhar na criaรงรฃo de um cartรฃo de mobilidade, que, ร  semelhanรงa do cartรฃo de refeiรงรฃo, as empresas poderรฃo disponibilizar aos seus funcionรกrios com um saldo prรฉ-carregado para estes gastarem em soluรงรตes de mobilidade, como passes e bilhetes de transportes pรบblicos, “incluindo viagens ocasionais, de longo curso, sistemas de carros ou bicicletas partilhadas, e talvez aquisiรงรฃo de velocรญpedes e carregamento de veรญculos elรฉctricos”. Segundo Duarte Cordeiro, citado pelo jornal Observador, este cartรฃo de mobilidade serรก uma forma de as empresas “comparticiparem as despesas com mobilidade dos trabalhadores e desincentivarem o uso de transporte individual”.

No Parlamento, o Ministro do Ambiente disse ainda que o prรณximo quadro de fundos europeus terรก mais 660 milhรตes de euros para infraestruturas de transporte, permitindo concretizar projectos como o LIOS Ocidental entre Lisboa e Oeiras, ou a expansรฃo do MTS atรฉ ร  Costa da Caparica, mas tambรฉm a possibilidade de levar o Metro do Porto atรฉ Gondomar e atรฉ ร  Trofa, e concretizar uma soluรงรฃo de metrobus (BRT) em Braga. Segundo Duarte Cordeiro, Portugal investiu 4,8 mil milhรตes de euros desde 2015 em mobilidade, incluindo em material circulante e na reduรงรฃo tarifรกria.

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