O bairro da Mouraria foi seleccionado para ser objecto da competição internacional Students Reinventing Cities, organizada pelo grupo C40 Cities – do qual Lisboa faz parte. Participações até 30 de Março.

Até 30 de Março, estudantes e universidades podem inscrever-se no Students Reinventing Cities, uma competição internacional lançada pelo grupo C40 Cities – do qual Lisboa faz parte – e que pretende apoiar propostas de transformação de bairros em áreas urbanas mais verdes e sustentáveis. Na capital portuguesa, o desafio estará centrado na Colina do Castelo, mais concretamente no bairro da Mouraria.
Os estudantes poderão propor ideias que melhorem a sustentabilidade da Mouraria, preservando ao mesmo tempo a sua identidade. Em particular, procuram-se soluções naturais para o espaço público que ajudem a reduzir o efeito de ilha de calor e os impactos das ondas de calor, projectos de reutilização da água e de adaptação ao clima que promovam a circularidade; e ainda iniciativas que deem poder às comunidades locais e que usem a arte como veículo para a consciência climática e para a adopção de um estilo de vida mais sustentável.
Para participar, é preciso fazer uma inscrição até 30 de Março no site da iniciativa, sendo que os projectos poderão ser finalizados e enviados até 25 de Maio. Após análise de todas as candidaturas, o júri irá decidir e anunciar os vencedores em Julho. A participação deverá ser feita em equipas que terão de ter pelo menos um estudante universitário inscrito no presente ano lectivo, mas poderão também ter jovens até aos 25 anos que não estejam a estudar. A competição é especialmente dirigida a alunos de arquitectura, urbanismo, ambiente, engenharia, sociologia, economia e artes. Podes saber mais detalhes aqui.
No dia 2 de Março, haverá uma sessão online para apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre a competição, dedicada a Lisboa. Para assistir, basta um registo aqui.
A competição Students Reinventing Cities não tem prémios monetários, mas promete visibilidade aos projectos vencedores, tanto junto do Presidente da Câmara Municipal local como do grupo C40 Cities; os vencedores verão as suas ideias comunicadas nas redes sociais, comunicados de imprensa e no site da iniciativa C40 Cities, e terão oportunidade de apresentar esses trabalhos a representantes políticos locais. Aliás, para te inspirares, podes espreitar os trabalhos já realizados no passado aqui.
Com esta iniciativa, as cidades C40 identificaram nos seus territórios pequenos bairros, quarteirões ou ruas principais que pretendem transformar e reanimar, e estão a convidar equipas multidisciplinares de estudantes de todo o mundo a imaginar um caminho para descarbonizar essas áreas urbanas e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais, seguindo o modelo de cidade de 15 minutos, de Carlos Moreno. Em Lisboa, a Mouraria foi o território escolhido. Trata-se de um dos bairros mais multiculturais da cidade, composto por ruas estreitas e inclinadas, e que apresenta uma diversidade de edifícios, alguns deles são os mais antigos da cidade.

Apesar de ser o coração histórico e cultural de Lisboa, a Mouraria e toda a Colina do Castelo tem vindo a perder população local. Simultaneamente, tem existido uma disparidade crescente entre jovens e idosos, entre locais e estrangeiros, bem como entre trabalhadores e desempregados. Dados indicam que apenas 2,8% da população de Lisboa vive na Colina do Castelo, como consequência da elevada taxa de abandono que começou nos anos 1960. Para responder a este desafio demográfico e combater as disparidades verificadas, foi lançado em 2022 um projecto intitulado Colina do Castelo Hub e enquadrado na iniciativa europeia HUB-IN, realizado em parceria pela Câmara Municipal e pela agência Lisboa E-Nova.
O HUB-IN esforça-se por ser um motor de transformação para a sustentabilidade e bem-estar das comunidades, partilhando e combinando inovação e tradições, com um enfoque na sustentabilidade. No caso da Colina do Castelo, o objectivo global deste projecto é combater a desertificação desta zona histórica, promovendo mais bairros circulares, preservando ao mesmo tempo a identidade e o património. Outro objectivo passa por promover a acção climática, tornando-a compatível com a regeneração urbana, e criando melhores condições de vida e conforto para as comunidades locais. O âmbito do projecto do HUB-IN da Colina do Castelo alinha-se com o da competição Students Reinventing Cities, pelo que a documentação do primeiro já produzida pode ser útil para os estudantes e universidades.
Em baixo, partilha-se, então, alguns documentos do projecto HUB-IN. Destaca-se ainda esta ferramenta digital na plataforma ArcGIS com vários dados sobre a Mouraria.