Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Carris estreia a última das 27 Carreiras de Bairro. É a 67B e já circula na Estrela

A 67B já circula na Estrela. Está completa a rede de Carreiras de Bairro da Carris.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Está completa a rede de Carreiras de Bairro da Carris. Apresentada em 2017, foi sendo lançada pouco a pouco com o intuito de melhor conectar os bairros e os seus principais pontos, como escolas, mercados, centros de saúde e interfaces de transporte. Um projecto que começou com António Costa, passou por Fernando Medina e que é Carlos Moedas a concluir. “Neste conceito da cidade dos 15 minutos, falamos de uma cidade em que primeiro andamos a pé e temos os serviços perto de nossa casa, mas também de termos autocarros que facilitem as nossas deslocações dentro das freguesias“, referiu o Presidente da Câmara.

A 67B é a última das 27 Carreiras de Bairro e destina-se à freguesia da Estrela. A partir de agora, já todas as freguesias de Lisboa têm pelo menos uma Carreira de Bairro; algumas freguesias, como Campo de Ourique ou Santa Clara têm duas. “As Carreiras de Bairro servem, no fundo, para ligar o bairro, ligar a freguesia no seu interior. Nós temos transportes que funcionam bem entre as freguesias, ou seja, quando a pessoa vai de uma freguesia para outra freguesia, e aqui o desafio é conseguir ligar dentro da freguesia”, explicou Moedas.

À semelhança da maioria das Carreiras de Bairro, a 67B tem um percurso circular, que, no seu caso, começa e termina no Jardim da Estrela, junto à Basílica. O trajecto difere daquele que inicialmente tinha sido pensado, tendo sido desenhado entre a Carris e o actual executivo da Junta de Freguesia da Estrela. A 67B desce da Basílica, ou estará a futura estação de metro da Estrela, até Alcântara, ligando-se aqui ao comboio da Linha de Cintura, e regressa por Santos. “Passámos por ruas que não têm nem nunca tiveram ainda nenhum tipo de transporte. É a primeira vez que têm um autocarro”, comentou o Presidente da Câmara depois de ter feito a viagem inaugural. “Estes pequenos autocarros fazem uma ligação excelente, porque, por exemplo, vamos ter pessoas que chegarão na nova linha do metro e que depois vão poder circular dentro da freguesia da Estrela, ir das escolas, ir até ao centro de saúde.”

Na verdade, a 67B, a Carreira de Bairro da Estrela vem colmatar falhas em zonas que estavam desprovidas de serviço da Carris, como a Urbanização da Av. Ceuta/Sul, a Rua do Possolo, a Rua do Borja, a Rua do Olival, a Rua Ribeiro Sanches e a Rua Prior.

Com horário nos dias úteis e fins-de-semana entre as 7h30 e as 20h30, a nova 67B terá um intervalo médio de 30 minutos, semelhante ao de todas as outras Carreiras de Bairro. O tarifário habitual da Carris funciona nas Carreiras de Bairro, à semelhança dos passes Navegante, incluindo a versão gratuita para jovens estudantes e os mais idosos. Existe ainda um passe específico para estas Carreiras de Bairro, de 10 €/mês.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Esta Carreira de Bairro vem juntar-se àquelas que já estão em funcionamento e que têm vindo a reforçar a mobilidade local, criando complementaridade à rede geral, gerando maior proximidade às infraestruturas mais importantes dos bairros como escolas, centros de saúde, mercados e outros meios de transporte público. Este serviço é assegurado por veículos mais pequenos e ágeis, com pontos de paragem nos locais mais concorridos.

Ao todo, existem 27 Carreiras de Bairro na cidade de Lisboa, se considerarmos a 43B e a 44B uma só – estas duas carreiras, no Lumiar, têm números distintos para cada sentido de circulação, apesar de terem um percurso comum.

CarreiraFreguesiaPercurso
10BSanta Maria MaiorCampo das Cebolas – Graça (circular)
13BSão VicenteSapadores – Santa Apolónia (circular)
17BArroiosAlameda – Desterro (circular)
19BSanto AntónioCampo Mártires Pátria – São Bento (circular)
22BMisericórdiaCais Sodré – Príncipe Real (circular)
26BParque das NaçõesParque Nações Norte – Parque Nações Sul
29BOlivaisC. Comercial Olivais – Encarnação (circular)
31BMarvilaVale Formoso – Bairro dos Alfinetes
32BMarvilaAmendoeiras – Bela Vista (circular)
34BBeatoOlaias – Bairro Madre Deus (circular)
37BPenha de FrançaCruz da Pedra – Alameda (circular)
40BSanta ClaraAlto Chapeleiro – Lumiar (circular)
41BSanta ClaraGalinheiras – Quinta das Lavadeiras (via Lumiar)
43B / 44BLumiarPaço do Lumiar – Campo Grande (circular)
46BAlvaladeEntrecampos – Rua das Murtas (circular)
49BAreeiroEstação Roma-Areeiro – Olaias (circular)
52BAvenidas NovasSete Rios – Campo Pequeno (circular)
55BCarnideCarnide (C. Comercial) – Bairro Padre Cruz (circular)
58BSão Domingos de BenficaSete Rios – Torres de Lisboa (circular)
61BCampolideBela Flor – Bairro da Liberdade (via Sete Rios)
64BCampo de OuriqueCampo Ourique – Qta. Loureiro (circular)
65BCampo de OuriqueCampo Ourique – Rato (circular)
67BEstrelaEstrela (circular)
70BBenficaColégio Militar – Bairro da Boavista (circular)
73BAlcântaraCentro de Congressos – Quinta de Jacinto (circular)
76BAjudaBoa Hora – Bairro do Caramão (circular)
79BBelémAlgés – Caselas (circular)