Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.
Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.

Começou a expansão do Parque Urbano do Vale da Montanha

O Parque Urbano do Vale da Montanha, um dos mais agradáveis parques urbanos da cidade de Lisboa, vai aumentar de tamanho. A obra prevê novas áreas e equipamentos de lazer e recreio, e o prolongamento dos percursos pedonais e cicláveis.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Um dos mais agradáveis parques urbanos da cidade de Lisboa vai crescer. Arrancou a prometida construção da segunda fase do Parque Urbano do Vale da Montanha, no Areeiro, que com esta expansão vai crescer até bem próximo da estação de Metro da Bela Vista. Os primeiros trabalhos envolvem a remoção do entulho que ao longo dos anos se foi acumulando nas encostas daquele vale e com a abertura dos novos caminhos.

Com este prolongamento, o Parque Urbano do Vale da Montanha, que actualmente ocupa partes dos territórios das freguesias do Areeiro e de Marvila, vai chegar à freguesia do Beato. A expansão completará o parque com um segundo quiosque, uma pista destinada à utilização desportiva da bicicleta, uma área de agricultura urbana, um pomar comunitário, um amplo relvado para diferentes actividades desportivas, e áreas gerais para fruição, passeio e estadia. Haverá ainda um prolongamento dos caminhos pedonais e cicláveis, passando a ser possível chegar até zonas que hoje são inacessíveis de forma segura por esses modos.

Projecto da expansão do Parque Urbano do Vale da Montanha (via CML)

A empreitada deverá durar um ano e é acompanhada por um ano de manutenção; custará 3,38 milhões de euros e é da responsabilidade da empresa Decoverdi – Plantas e Jardins, S.A., que venceu o concurso público lançado ainda em 2020.

A segunda fase do Parque Urbano do Vale da Montanha seguirá a filosofia do parque já existente: será um espaço onde a Natureza será deixada no seu estado mais natural possível, de forma a promover a auto-regulação do ecossistema, a atrair biodiversidade, a poupar recursos hídricos e também a minimizar os encargos de manutenção, permitindo oferecer à cidade um parque urbano de grandes dimensões. Nas áreas em que será precisa rega, será utilizada a rede de água reciclada da cidade.

Ao nível da vegetação, a intervenção irá privilegiar o recurso ao prado biodiverso de sequeiro e espécies autóctones, bem-adaptadas ao local, aumentando o sucesso da instalação da vegetação e reduzindo os custos de manutenção. A vegetação infestante será removida, e as árvores existentes em boas condições fitossanitárias e compatíveis com o programa serão mantidas (nomeadamente as oliveiras e fruteiras). Já a área de clareira revestida a relvado terá uma capacidade de carga elevada de forma a garantir uma utilização de recreio informal e estadia e simultaneamente poder vir a ser utilizado como campo de rugby para treinos.

Imagem aérea da intervenção (via Google Earth, com ilustração LPP)

O Parque Urbano do Vale da Montanha passará a fazer fronteira a sul com a Estrada de Chelas/Largo de Chelas, ligando-se ao antigo Convento de São Félix e São Adrião, de elevado valor patrimonial e histórico, e também com a Avenida Santo Condestável, onde se encontra o designado palácio dos Suíços. A ciclovia, que hoje pode ser apanhada tanto em Alvalade, como no Areeiro, irá terminar na Avenida da Ucrânia e assumirá ao longo do parque diferentes configurações, desde um desenho bidireccional a zonas partilhadas com peões. Passará a ser possível usar este corredor verde para chegar a pé ou de bicicleta à Bela Vista ou a Chelas vindos do Areeiro ou de Alvalade, ou vice-versa, através de um percurso acessível, tranquilo e de reduzida inclinação. Recorde-se que o Parque Urbano do Vale da Montanha está directamente ligado a outros dois parques urbanos, o da Bela Vista, onde se realizam festivais como o Rock In Rio, e o do Casal Vistoso, colado à zona das Olaias.

A primeira fase do Parque Urbano do Vale da Montanha ficou concluído em 2017. A empreitada agora em curso deverá ficar pronta até ao Verão de 2024.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.