Modernização da Linha de Cascais obriga a cortes à noite e ao fim-de-semana

A partir de 2 de Maio e durante todo o Verão, haverá interrupções na circulação de comboios na Linha de Cascais à noite e ao fim-de-semana. Obras vão ser conciliadas com os dias do NOS Alive e de grandes concertos no Passeio Marítimo de Algés.

Ilustração CP/IP com LPP

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dar início à primeira fase de modernização da via e catenária da Linha de Cascais, o que obrigará a cortes na circulação de comboios entre o Cais do Sodré e Algés à noite e aos fins-de-semana, durante quatro meses e meio.

Assim, e a partir de terça-feira, 2 de Maio, os comboios da CP na Linha de Cascais não poderão circular no troço referido nos seguintes períodos:

  • de segunda a sexta, entre as 23 e 5 horas;
  • de sábado para domingo, entre as 19h50 e 9h50;
  • de domingo para segunda, entre as 19h50 e 4h50.

Autocarros de substituição

“A Infraestruturas de Portugal tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com o operador ferroviário CP, com as autarquias envolvidas, nomeadamente Lisboa, Oeiras e Cascais e diversas entidades locais interessadas”, informa a IP em comunicado.

“Por forma a minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento, e durante os períodos de interrupção do serviço ferroviário mencionados, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos, que vão garantir às populações a manutenção do transporte.” Ou seja, entre Cais do Sodré e Algés não existirão comboios no final da noite e madrugada de segunda a sexta, e a partir do final do dia aos fins-de-semana. Como alternativas, existirão os serviços habituais da Carris e Carris Metropolitana, mas também autocarros específicos colocados pela CP.

EstaçãoLocal de paragem
Cais do SodréPraça Duque da Terceira (em frente à Gelataria Fiori)
SantosAv. 24 de Julho (no sentido Cais do Sodré: na paragem da Carris à saída da estação; no sentido Algés: na paragem da Carris (passeio oposto ao da estação)
Alcântara-MarAv. da Índia (no sentido Cais do Sodré: na paragem da Carris à saída do edifício da estação; no sentido Algés: na paragem da Carris, em frente ao Hospital CUF Tejo)
BelémAv. da Índia (no sentido Cais do Sodré: na paragem da Carris à saída da estação; no sentido Algés: na paragem da Carris Metropolitana, junto ao Jardim Afonso Albuquerque)
AlgésLargo da Estação de Algés (terminal rodoviário, junto à Av. Marginal)

Os autocarros de substituição ao serviço da CP estarão identificados como tal e, segundo a empresa, os “tempos de trajecto podem variar em função das condições de trânsito”, sendo que “apenas se garante ligação de autocarro ao último comboio da noite”. O serviço rodoviário de substituição tem rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, não é permitido o transporte de bicicletas, e o transporte de animais de companhia de pequeno porte é permitido “se o animal viajar acondicionado em contentor apropriado que possa ser transportado como volume de mão”.

Fotografia LPP

NOS Alive e concertos fora dos cortes

Nesta primeira fase, os trabalhos a executar estão “relacionados com a abertura de maciços de catenária”, informa a IP. “Os mesmos iniciar-se-ão ao quilómetro 2,850 no sentido Lisboa-Cascais e começarão por ser desenvolvidas as seguintes actividades: prospeção de cabos em zona de abertura de maciços de catenária (BILCS); baldeamento de cabos; entivação de balastro; remoção e reposição de vedações, escavação de maciços de catenária, betonagem de maciços de catenária, preparação de trabalhos de via.”

As obras vão durar quatro meses e meio, pelo que deverão estar concluídas em meados de Setembro. Apesar de serem realizadas em alturas de menor procura, os trabalhos irão afectar o funcionamento da Linha de Cascais num dos períodos de maior procura, o Verão. Ainda assim, existirão excepções nas interrupções de circulação de comboios nos dias do festival NOS Alive e de outros grandes eventos no Passeio Marítimo de Algés.

Isso significa que de 6 a 8 de Julho, por exemplo, existirão comboios durante toda a noite, no horário habitual, devido à realização do NOS Alive. Também nos dias 6, 12, 13 e 23 de Junho não existirão interrupções (há concertos de The Weeknd, Maroon 5 e Mötley Crüe + Def Leppard em Algés). Igual no dia 18 de Julho, dia de Harry Styles. Também entre 28 de Junho e 7 de Agosto, e no dia 17 de Setembro está prevista a circulação normal dos comboio.

A modernização da Linha de Cascais vai permitir dotar esta linha do sistema de electrificação da restante rede ferroviária nacional, o que permitirá colocar outros comboios a circular neste eixo e também ligar futuramente a Linha de Cascais à Linha de Cintura, em Alcântara. Assim, a electrificação da Linha Cascais passará de 1,5 kV em corrente contínua para 25 kV em corrente alternada, o que obriga à substituição integral da catenária existente entre as estações de Cais do Sodré (inclusive) e Cascais (exclusive, porque já foi feita a migração nesta estação).

Além disso, esta modernização irá envolver melhorias de estações e apeadeiros, a instalação de novos desvios em plenas vias existentes (Santos, Belém e Santo Amaro), a construção de uma Subestação de Tração Elétrica (SST) em Sete Rios para a alimentação da linha, a colocação de um novo sistema de sinalização e controlo de velocidade, a implementação de painéis de informação ao público em todas as estações, etc.

“A modernização integral da Linha de Cascais  reveste-se de grande importância, cuja concretização, aliada à aquisição de novos comboios para os serviços suburbanos que a CP está a promover, irá reforçar e melhorar substancialmente a qualidade da oferta de transporte público ferroviário, potenciando o crescimento da procura por parte das populações da área metropolitana de Lisboa servidas pela Linha de Cascais”, lembra a IP.

15E com eléctricos entre Cais do Sodré e Algés

A partir de 2 de Maio, a Carris promete melhorar o serviço da 15E, a única linha de eléctricos articulados da cidade de Lisboa e que liga a Praça da Figueira a Algés. Nos últimos meses, devido ao aumento da procura por esta linha e à disponibilidade limitada de eléctricos articulados, a empresa tem vindo a reforçar a 15E com autocarros. Agora, pretende simplificar o serviço que é oferecido em eléctrico e aquele que é feito em autocarro. Assim:

  • entre o Cais do Sodré e Algés, a 15E será assegurada por eléctricos, sobretudo articulados;
  • entre a Praça da Figueira e Belém, o serviço será feito por autocarros.
Fotografia LPP

Os passageiros poderão fazer transbordos sem qualquer impedimento entre o modo elétrico e autocarro nesta carreira, informa a Carris. Segundo a empresa, esta alteração pretende ser uma “melhoria da acessibilidade e serviço ao cliente, considerando as obras e perturbações existentes na zona da baixa da cidade”, mas ressalva que, devido a esses constrangimentos de circulação, “os horários publicados poderão ser comprometidos, quer nas partidas dos terminais, quer na passagem nas paragens da carreira”.

A linha 15E da Carris, em modo eléctrico, poderá ser uma boa alternativa ao comboio entre o Cais do Sodré e Algés, quando a Linha de Cascais não estiver operacional naquele troço.

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