Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

CML coloca autocarros gratuitos entre Campo Grande e Cidade Universitária

A Câmara de Lisboa lançou um serviço de vai-e-vem gratuito entre o Campo Grande e a Cidade Universitária. O Metro vai lançar, na próxima semana, um serviço semelhante mas que abrangerá também o bairro de Telheiras.

Fotografia LPP

Começou a funcionar nesta quinta-feira, 18 de Maio, um serviço de vai-e-vem gratuito entre o Campo Grande e a Cidade Universitária. Assegurado pela Câmara de Lisboa com recurso a autocarros da Carristur, este serviço funciona nos dias úteis, nas horas de ponta da manhã e de tarde, procurando mitigar os impactos das obras do Metro na vida dos universitários.

Os autocarros, de cor verde, estão sempre a circular entre o Campo Grande e a Cidade Universitária, das 6 às 10 horas e das 16 às 20 horas. O vai-e-vem tem apenas duas paragens: uma no designado “terminal 2” de autocarros do Campo Grande, mais especificamente na Rua Actor António Silva, onde páram o 767 e o 701; e a outra na Cidade Universitária, junto à Cantina Velha, na paragem provisória do 778 (perto da estação GIRA).

Esquema do vai-e-vem da Câmara (grafismo LPP)

O percurso durará cerca de 10 minutos, dependendo das condições de trânsito. A frequência depende da duração dessas viagens e do tempo de apanhar e largar passageiros em cada paragem. Por agora, estão a circular três autocarros neste serviço (estarão previstos quatro). Os veículos, por pertencerem à Carristur (a empresa de autocarros turísticos e de aluguer da Carris) não têm validadores, pelo que a utilização do vai-e-vem é gratuita.

Como funciona o “vai-e-vem” da Câmara?

  • dias úteis de manhã, entre as 6 e 10 horas, e de tarde, entre as 16 e 20 horas;
  • apenas duas paragens: uma no Campo Grande (Rua Actor António Silva); outra na Cidade Universitária (junto à Cantina Velha);
  • viagem de aproximadamente 10 minutos e frequência constante;
  • utilização gratuita.

O serviço de vai-e-vem lançado pela Câmara de Lisboa com a Carristur vem complementar os reforços que a Carris já tinha realizado na zona do Campo Grande.

Fotografia LPP

Metro de Lisboa anuncia “vai-e-vem” entre Telheiras, Campo Grande e Cidade Universitária

A partir de segunda-feira, 22 de Maio, e até 8 de Julho, o Metro de Lisboa vai ter o seu próprio “vai-e-vem”. Independente do serviço lançado pela Câmara, estes autocarros do Metro de Lisboa vão, no entanto, funcionar num horário semelhante: nos dias úteis e nos horários de ponta da manhã e da tarde, entre as 7h e as 10h30 e entre as 16h30 e as 19h30.

Esquema do vai-e-vem do Metro (grafismo LPP)

O serviço do Metro tem três paragens: uma em Telheiras, na Rua Prof. Eduardo Araújo Coelho, entre a estação de Metro e o estádio de Alvalade; outra no Campo Grande, na Rua Cipriano Dourado, onde páram carreiras como a 747 ou a 736; e uma terceira na Cidade Universitária, junto ao edifício da Aula Magna (e à estação GIRA aí existente).

Todos os autocarros vai-e-vem estarão devidamente identificados como estando ao serviço do Metro de Lisboa. Os passageiros poderão utilizar os mesmos bilhetes e passes que usam habitualmente no Metro, pelo que a sua utilização não é gratuita. O aluguer dos autocarros foi feito à Barraqueiro, que disponibilizou cinco viaturas; farão viagens de cerca de 30 minutos, dependendo do trânsito, com frequências de 12-13 minutos.

Como funciona o “vai-e-vem” do Metro?

  • dias úteis de manhã, entre as 7 horas e 10h30, e de tarde, entre as 16h30 e 19h30;
  • apenas três paragens: uma em Telheiras (Rua Prof. Eduardo Araújo Coelho), outra no Campo Grande (Rua Cipriano Dourado) e a terceira na Cidade Universitária (junto ao Edifício da Aula Magna);
  • viagens de aproximadamente 30 minutos e frequências de 12-13 minutos;
  • tarifário igual ao do Metro de Lisboa.

O Metro terá também um vai-e-vem a funcionar neste fim-de-semana, de 20 e 21 de Maio, num modelo semelhante, para responder à procura esperada pela realização de dois grandes eventos: a Benção das Fitas (sábado, das 9 às 14 horas, sendo que o vai-e-vem dará uma volta ao Jardim do Campo Grande) e a dérbi Sporting-Benfica (domingo, das 16h30 às 23h30, com serviço entre o Campo Grande e a Cidade Universitária).

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.