Podem as ruas escolares ser diferentes? O Lumiar mostrou que sim

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Durante dois dias, os carros nรฃo passam nem ร  porta de quatro escolas na freguesia do Lumiar, em Lisboa. As ruas foram fechadas ao trรขnsito e a comunidade escolar apropriou-se do espaรงo pรบblico.

Fotografia LPP

A utilizaรงรฃo do automรณvel para levar os filhos ร  escola รฉ responsรกvel por cerca de 20% do trรกfego em Lisboa, segundo aponta o ex-vereador da mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que trabalhou sobre essa matรฉria. ร€s horas de entrada e saรญda, as ruas escolares tornam-se em autรชnticos caos rodoviรกrios, com filas por vezes interminรกveis de automรณveis, cujos condutores tentam parar onde conseguem com o objectivo de deixarem ou apanharem os seus filhos mesmo ร  porta das escolas. O cenรกrio รฉ praticamente igual por toda a cidade. Tambรฉm o รฉ ร  porta do agrupamento de escolas Professor Lindley Cintra, no Lumiar.

Mas nos dias 31 de Marรงo e 18 de Abril foi diferente. Quatro escolas do referido agrupamento, que se situam na proximidade umas das outras, tiveram as รกreas circundantes fechadas para o trรขnsito rodoviรกrio como parte de uma experiรชncia chamada Rua Escolar Activa. Essa iniciativa foi promovida pela Lisboa E-Nova, a agรชncia de energia e meio ambiente de Lisboa, juntamente com a Cรขmara Municipal e a Junta de Freguesia do Lumiar, com o objetivo de devolver as ruas ร s crianรงas e jovens. Durante todo o dia, o barulho dos carros que normalmente passariam em frente a essas escolas foi substituรญdo pelo som de conversas, brincadeiras, mรบsica e uma variedade de outras actividades que foram realizadas na rua. E o canto dos passarinhos ecoava no ar. Aqueles que desejassem levar ou buscar os seus filhos de carro teriam de parar afastados dos portรตes da escolas.

Um programa abrangente de actividades foi desenvolvido com o objectivo de promover a apropriaรงรฃo do espaรงo pรบblico nรฃo apenas pela comunidade escolar, mas tambรฉm pelos moradores do bairro e da cidade em geral. Houve pequenas aulas de bicicleta para os mais novos e oportunidades para experimentarem ร  vontade patins ou skates pela rua; sessรตes de mรบsica ao vivo; almofadas e mantas estendidas a convidar a desfrutar de momentos tranquilos de leitura; brincadeiras espontรขneas com bola; demonstraรงรตes de experiรชncias cientรญficas; jogos tradicionais e muito mais. A diversidade de actividades proporcionou a todos uma ampla gama de opรงรตes para se envolverem e desfrutarem da rua.

A Rua Escolar Activa รฉ uma ideia que pode ser replicรกvel por qualquer escola e que serve para sensibilizar sobre as oportunidades que a devoluรงรฃo da rua da escola traz ร s pessoas, visando estimular a cidadania activa e promover a mobilidade a pรฉ, de bicicleta e de transportes pรบblicos como alternativa ao automรณvel. A iniciativa Rua Escolar Activa abrangeu as seguintes escolas: Jardim de Infรขncia do Lumiar, EB1 Quinta dos Frades, EB2,3 Lindley Cintra e Escola Secundรกria do Lumiar. Parceiros como a Cรขmara Municipal, a EMEL e a EPAL tambรฉm participaram com actividades dirigidas ao mais pequenos.

Fotografia LPP

Filipa Sacadura, da Lisboa E-Nova, explicou-nos “a Rua Escolar Activa foi concebida pela Lisboa E-Nova no รขmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental. Apesar de ter sido aprovada, jรก nรฃo havia dotaรงรฃo orรงamental no Fundo para termos financiamento. Mas nรณs considerรกmos que fazia sentido andar com isto para a frente”. Com menos orรงamento do que aquele que teriam se tivessem ganho do Fundo Ambiental, a Lisboa E-Nova preparou duas ediรงรตes da Rua Escolar Activa com o apoio da Junta do Lumiar e do Agrupamento Lindley Cintra, “que jรก eram parceiros desta nossa candidatura”. Voltรกmos a contactรก-los e perguntรกmos se queriam, na mesma, andar para a frente com a iniciativa. Disseram que sim. Foram desde o inรญcio uns entusiastas fantรกsticos.” O papel da Lisboa E-Nova foi de ser “uma espรฉcie de check-list: ver todas as actividades que querรญamos concentrar aqui, todas as entidades que eram necessรกrias ter como parceiras e tambรฉm em termos logรญsticos aquilo que era necessรกrio, desde ter aqui a Polรญcia Municipal, as baias e os cones a fechar o trรขnsito, tudo isso”.

“A ideia foi fechar ruas, dar uma vivรชncia diferente do normal, permitir que os miรบdos vivenciem o que รฉ a rua atravรฉs de actividades. De manhรฃ vamos ter atividades que sรฃo na maioria dinamizadas pelas prรณprias escolas, pelos professores e alunos de vรกrias idades. E da parte da tarde, temos vรกrios parceiros que vรชm tambรฉm fazer cรก jogos de rua, como a EPAL, a EMEL e alguns departamentos da Cรขmara”, relata Filipa. “Queremos que esta iniciativa da Rua Escolar Activa tenha alguma visibilidade, que outras Juntas de Freguesia tomassem conhecimento e quisessem repeti-la. Connosco, Lisboa E-Nova, ou nรฃo.”

No dia 18, enquanto decorria a Rua Escolar Activa, tรฉcnicos municipais, especialistas em cidade e membros de associaรงรตes e colectividades aprendiam, nรฃo muito longe daquelas quatro escolas, boas prรกticas de acalmia de trรกfego, de criaรงรฃo de comunidades activas e de imยญplementaรงรฃo de percursos escolares estruturados e seguros. A “aula” foi promovida pela Dutch Cycling Embassy, consultora holandesa que se dedica ร  promoรงรฃo da mobilidade sustentรกvel em bicicleta, juntamente com outras duas entidades, tambรฉm holandesas e que desempenham um papel semelhante: a CROW e a Mobycon. O encontro serviu tambรฉm como um momento de diรกlogo e de permuta de ideias entre os participantes.

Depois de uma componente teรณrica durante a manhรฃ, o workshop teve um momento prรกtico da parte da tarde: trรชs visitas a trรชs envolventes escolares no bairro de Telheiras โ€“ a EB2,3 Telheiras foi uma dessas escolas. Nessas visitas, os participantes foram desafiados a ver a rua ร  altura das crianรงas e a apontar, numa folha, melhorias que fariam naquela envolvente. Depois, em conjunto, discutiram-se as soluรงรตes para cada escola.

Ainda no รขmbito da Rua Escolar Activa foram testados dois protรณtipos de Comboios de Bicicleta. Duas linhas de crianรงas da EB1 Quinta dos Frades para a escola em dois horรกrios distintos โ€“ uma a chegar ร s oito e outra ร  nove โ€“ para testar a inclusรฃo ou nรฃo desta escola no programa municipal de Comboios. Esses Comboios foram um sucesso e realiza-se agora duas vezes por semana, num trajecto entre a Ameixoeira e a escola, contando com cerca de duas dezenas de crianรงas. Chris Bruntlett, representante da Dutch Cycling Embassy, participou num destes Comboios experimentais e tambรฉm experienciou as ruas fechadas ao trรขnsito.

Durante dois dias, a iniciativa Rua Escolar Activa mostrou, no Lumiar, que as envolventes escolares podem ser mais que ruas de passagem e para largar as crianรงas ร s porta das escolas. Podem ser espaรงos de reuniรฃo e de actividades; podem atรฉ servir para a escola se abrir ร  cidade e mostrar o que รฉ feito dentro de portas. Cidades lรก fora tรชm vindo a lanรงar projectos para proteger e acalmar as ruas e praรงas em frente ร s escolas; em Lisboa, foi aprovada na Assembleia Municipal uma recomendaรงรฃo no mesmo sentido, mas do lado da autarquia poucas tรชm sido as iniciativas. Acรงรตes como a Rua Escolar Activa podem ser replicadas, mesmo que temporariamente, noutras escolas da cidade e รกrea metropolitana para nos fazer reflectir a todos sobre o espaรงo pรบblico e a sua relaรงรฃo com as crianรงas.

Percorre aqui a galeria completa de uma manhรฃ e tarde de Rua Escolar Activa:

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