O momento do Metro de Lisboa

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Artigo de Opiniรฃo.

Na Linha Verde, poderia experimentar-se intercalar um comboio de seis carruagens entre comboios de trรชs carruagens โ€“ por exemplo, trรชs comboios de trรชs carruagens seguidos de um comboio de seis.

Viadutos do Metro no Campo Grande (fotografia LPP)

Como antigo funcionรกrio que participou na colocaรงรฃo em serviรงo das ampliaรงรตes para Campo Grande, para Cais do Sodrรฉ, para a Gare do Oriente, para Telheiras, para Amadora, para Odivelas e para Santa Apolรณnia, acompanho com muito interesse e preocupaรงรฃo o actual momento do Metro de Lisboa. Discordo por motivos tรฉcnicos do actual plano de expansรฃo โ€“ sem pรดr em causa a competรชncia e o brio profissionais dos colegas que nele participam, porque tรชm de cumprir um plano decidido por decreto em 2009, em incumprimento do PROT AML (Plano Regional de Organizaรงรฃo do Territรณrio da รrea Metropolitana de Lisboa) e sem discussรฃo pรบblica alargada.

O actual plano de expansรฃo do Metro de Lisboa (via ML)

Sendo inevitรกveis as perturbaรงรตes das obras, parecerรก inglรณrio estar a prejudicar as pessoas nas suas deslocaรงรตes futuras casa-trabalho โ€“ por exemplo, a intervenรงรฃo junto da estaรงรฃo do Cais do Sodrรฉ deveria ter sido evitada dada a natureza dos terrenos e a complexidade da obra que a encarece. Em vez disso, a mobilidade das pessoas teria sido melhor garantida com o prolongamento da Linha Vermelha, nรฃo como agora estรก previsto para junto de Alcรขntara Terra, mas para Alcรขntara Mar โ€“ com correspondรชncia em viaduto com a Linha de Cascais, dispensando a futura e cara ligaรงรฃo da linha de Cascais ร  Linha de Cintura.

Mas vamos ao dia-a-dia de quem usa o Metro hoje em dia.

1 โ€“ As perturbaรงรตes das obras

Por razรตes de seguranรงa โ€“ para evitar que, no caso de uma falha na travagem, um comboio lance tensรฃo na zona de trabalhos โ€“, justifica-se os comboios que vรฃo a Campo Grande terem apenas trรชs carruagens. Informou o Presidente do Metro que antes circulavam na Linha Verde comboios de seis carruagens com intervalos de cerca de 4,5 minutos. A capacidade oferecida, considerando uma lotaรงรฃo de 800 passageiros (ocupaรงรฃo de 4 pessoas/m2) e 60/4,5 = 13 comboios por hora e sentido, seria de 13×800 = 10 200 passageiros/hora e sentido (nยบ de comboios/hora = 60 minutos/intervalo entre comboios em minutos).

As controversas trรชs carruagens na Linha Verde (fotografia LPP)

Com as restriรงรตes das actuais obras, que deverรฃo durar atรฉ 20 de Junho, no mรกximo, com comboios de trรชs carruagens com capacidade para 400 passageiros, conseguindo-se um intervalo ร  volta de trรชs minutos e meio, conforme prometido pelo Presidente do Metro, teremos 60/3,3 = 18 comboios/hora  e  18×400 = 7.200 passageiros/hora.

Nรฃo se prevendo autocarros de “vai-e-vem” entre a estaรงรฃo de Alvalade e o Campo Grande, nรฃo seria mau este valor, desde que se conseguisse manter o intervalo de 3,5 minutos (a sinalizaรงรฃo permite ir atรฉ 2,5 minutos, mas isso exigiria mais pessoal e material circulante) . Porรฉm, comboios de trรชs carruagens geram grandes atrasos nas estaรงรตes por rapidamente encherem. Entรฃo, poderiam experimentar-se duas hipรณteses:

  1. um comboio de trรชs carruagens pararia nas estaรงรตes pares e o comboio de trรชs carruagens seguinte pararia nas estaรงรตes รญmpares. Isso permitiria aumentar a velocidade comercial reduzindo o tempo de percurso e reduzir a trรชs minutos o intervalo entre comboios e aumentar a capacidade da linha (intervalo entre comboios = comprimento do percurso de ida e volta incluindo os tรฉrminos/(nยบ de comboios na linha x velocidade) ). Para trรชs minutos de intervalo terรญamos 20 comboios/h e capacidade de 8.000 passageiros/h
  2. intercalar um comboio de seis carruagens entre comboios de trรชs carruagens โ€“ por exemplo, trรชs comboios de trรชs carruagens seguidos de um comboio de seis. Os comboios de trรชs carruagens seguiriam atรฉ Campo Grande, e o de seis carruagens faria a inversรฃo em Alvalade, na 2ยช via. Isso permitiria reduzir o tempo de paragem nas estaรงรตes, embora a capacidade no troรงo Alvalade-Campo Grande fosse mais reduzida (6 000 passageiros/h para trรชs minutos de intervalo) mas maior entre Cais do Sodrรฉ e Alvalade (10 000 passageiros/h para trรชs minutos de intervalo).
Os autocarros nรฃo tรชm tido capacidade para responder aos cortes no Metro (fotografia LPP)

2 โ€“ ainda a questรฃo da linha em Laรงo

Em reuniรฃo com a Junta de Freguesia do Lumiar no inรญcio de Maio, o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, โ€œtranquilizou-aโ€ assumindo, segundo um comunicado da Junta, que a opรงรฃo da Linha Circular em detrimento da linha em laรงo nรฃo estรก ainda fechada, deixando a garantia que a obra em curso permite vir a optar por qualquer uma das duas soluรงรตes, ainda em avaliaรงรฃo. Num comunicado emitido posteriormente, o gabinete de Duarte Cordeiro disse que as actuais obras visam a criaรงรฃo da Linha Circular “sem colocar em causa a possibilidade de outros tipos de operaรงรฃo, como o funcionamento habitualmente designado pela expressรฃo โ€˜em laรงoโ€™ ou a combinaรงรฃo destes tipos de funcionamento”, sendo que uma “decisรฃo sobre o modelo de operaรงรฃo, simples ou combinado, serรก definida, a seu tempo, pela Metro de Lisboa, suportada pelos estudos de procura e de operaรงรฃo que o fundamentarรฃo”.

Linha Circular (via ML)

ร‰ surpreendente. Trata-se de um assunto a esclarecer; a opรงรฃo pela linha em laรงo ou em espiral โ€“ como a antiga linha circular do metro de Londres passou a ser em 2009 โ€“ dispensaria os complexos trabalhos de construรงรฃo e ligaรงรฃo aos prรฉ-existentes dos novos viadutos. ร‰ o retomar da posiรงรฃo do antigo secretรกrio de Estado Josรฉ Mendes, que โ€œgarantiaโ€ que os comboios vindos da linha de Odivelas podiam โ€œentrarโ€ na Linha Circular.

A informaรงรฃo de que disponho โ€“ que repito, convรฉm esclarecer โ€“ รฉ a de que foram instalados nos viadutos existentes, com todos os inconvenientes para a manutenรงรฃo e para a comodidade dos passageiros, oito aparelhos de mudanรงa de via que serรฃo deixados na posiรงรฃo de desvio para os novos viadutos, com as lanรงas fixadas mecanicamente por tirafundos (parafusos) e fora do controle do sistema de sinalizaรงรฃo (a eventual inclusรฃo no sistema terรก sobrecustos). Se for assim, os comboios circularรฃo ou somente na linha circular ou somente na linha de Odivelas, sendo necessรกrio lรก ir tirar os tirafundos e mudar a posiรงรฃo das lanรงas por nรฃo haver comando pelo sistema de sinalizaรงรฃo. Nรฃo รฉ uma situaรงรฃo muito ortodoxa, mas repito, serรก a confirmar ou infirmar.

Correcรงรฃo

Os aparelhos de mudanรงa de via nรฃo estarรฃo encravados mecanicamente. O que estรก adjudicado como sistema de sinalizaรงรฃo รฉ o encravamento (“interlocking”) controlar os oito aparelhos de via que estรฃo a ser instalados, para itinerรกrios automรกticos apenas para exploraรงรฃo da linha lircular (por exemplo, vindo da Cidade Universitรกria seguir pela via desviada para Campo Grande/Alvalade), sendo possรญvel itinerรกrios de manobra (velocidade reduzida, exigindo intervenรงรฃo humana no painel de controle para fazer o itinerรกrio de cada vez) para seguir em frente pela via directa (por exemplo, vindo da Cidade Universitรกria, seguir para Campo Grande/Odivelas). 

Para podermos ter itinerรกrios automรกticos na linha em laรงo, isto รฉ, sem necessidade de intervenรงรฃo do operador de cada vez que o comboio se aproxima, terรก se fazer um investimento adicional para alteraรงรฃo do encravamento, coisa que estimo em 10 milhรตes, mas posso estar a ser pessimista. No entanto, ter em atenรงรฃo que por razรตes de seguranรงa (o itinerรกrio da Cidade Universitรกria para Campo Grande-Alvalade da linha circular cruza com o itinerรกrio Odivelas-Campo Grande-Cidade Universitรกria da  linha em laรงo) nรฃo deverรก misturar-se a exploraรงรฃo da linha circular com a linha em laรงo, isto รฉ, com a alteraรงรฃo do encravamento poderรก explorar-se num determinado perรญodo de tempo a linha circular (aparelhos na posiรงรฃo desviada) e depois noutro perรญodo a linha em laรงo (aparelhos na posiรงรฃo directa).

3 โ€“ a Linha Violeta

Sobre a Linha Violeta โ€“ nรฃo de Metro, mas de LRT (Light Rail Transit). Os decisores deixam-se influenciar muito pelo argumento de menores custos, ignorando a sabedoria popular que diz que o barato sai caro, e orgulhosamente apregoam agora a nova linha a que chamam de metro ligeiro que irรก do Hospital Beatriz ร‚ngelo em Loures ao Infantado passando por Odivelas.

O traรงado da Linha Violeta segundo foi apresentado na consulta pรบblica; assinaladas as duas zonas onde esse traรงado serรก alterado (imagem via ML)

Dispenso-me de repetir os argumentos que inseri na consulta pรบblica e que certamente serรฃo ignorados, mas noto que o principal inconveniente de um LRT ou โ€œtramwayโ€ รฉ o de ter um velocidade comercial baixa para evitar as consequรชncias de um acidente dada a permanente conflitualidade com o trรกfego automรณvel e pedonal. Temos a experiรชncia do LRT a sul do Tejo. Poderรญamos aumentar a velocidade com o recurso a viadutos, mas tambรฉm acham caro. Se desprezarmos o valor da hora dos passageiros (jรก dizia a Thatcher, se andas de transporte colectivo รฉ porque รฉs um falhado) e a contabilizaรงรฃo das horas perdidas comparativamente com um metro a sรฉrio, entรฃo sim, รฉ mais barato o LRT.

Sรณ que, entre Odivelas e o Hospital Beatriz ร‚ngelo, num percurso de  cerca de 5 km, estรฃo previstos tรบneis numa extensรฃo de cerca de 3,5 km, o que se compreende dada a orografia do terreno e densidade de construรงรฃo (estarรฃo a pensar em retomar o mรฉtodo TBM, mais rentรกvel?). Mas entรฃo, porque nรฃo se prolonga o metro de Odivelas para o Hospital, onde se construiria um parque de estacionamento dissuasor para quem vem da zona de Mafra, Malveira e A8? Seria uma medida de contenรงรฃo da entrada de automรณveis em Lisboa muito mais eficaz do que a pequena linha circular proposta (por curiosidade, a implantaรงรฃo de quatro linhas circulares de Lisboa cabem no interior da linha circular de Madrid).

O Metro Transportes do Sul รฉ um sistema de LRT (fotografia LPP)

5 โ€“ e o prolongamento da Linha Amarela

A curva incrรญvel a seguir ร  Praรงa Sรฃo Francisco de Assis. Tambรฉm com muito orgulho (e com o intuito de calar os protestos dos moradores de Telheiras e de reforรงar o apoio eleitoral ร  Junta de Benfica), tem sido propagandeada a proposta extensรฃo de Telheiras a Benfica.

ร‰ uma pena que os decisores nรฃo tenham um mรญnimo de experiรชncia na operaรงรฃo ou na manutenรงรฃo de linhas de metro, e deem ouvidos a quem nรฃo a tem. No Metro ainda hรก tรฉcnicos que podiam esclarecer que curvas apertadas desgastam o material, rodados e carril, aumentam o consumo de energia (sim, a tutela do Metro รฉ o Ministรฉrio do Ambiente), o tempo de percurso e a incomodidade dos passageiros. A expansรฃo da Linha Amarela รฉ mais uma linha fora de um conjunto coerente em termos de poupanรงa de tempo e energia.

A curva na Linha Amarela (via ML)

Concluindo… Serรก um malefรญcio que vem da origem do Metro, em que a “linha da avenida da Liberdade” virava para a avenida Almirante Reis. Depois, a Linha Vermelha, para ir ao Aeroporto, virou tambรฉm para trรกs. A Linha Violeta vai fazer um U apertado em Odivelas. E a Linha Amarela/Verde/Circular vai virar do Rato para o Cais do Sodrรฉ, em vez de ir ร  periferia (leia-se: em direcรงรฃo a Alcรขntara-Mar, como esteve previsto) buscar pessoas.

Era isso que dizia a Lei n.ยบ 2/2020 โ€“ a Lei do Orรงamento de Estado de 2020: ir ร  parte ocidental, ir a Loures. Nรฃo foi o que Governo e Metro fizeram, e o Tribunal de Contas ainda em 2020 apรดs o seu visto ao primeiro contrato da Linha Circular.

Uns disseram que essa Lei, mais concretamente o seu Artigo 282ยบ, que a Assembleia da Repรบblica tinha aprovado nรฃo era lei, era uma recomendaรงรฃo; e outros disseram que era um cavaleiro aproveitador sobre a lei que a prรกtica jurรญdica rejeitava… Ou de como รฉ diferente em Portugal o funcionamento regular das instituiรงรตesโ€ฆ que Jรบlio Dantas me perdoe  (โ€œcomo รฉ diferente o amor em Portugalโ€, frase retirada de A Ceia dos Cardeais, 1902, de Jรบlio Dantas). Mas aguardemos, a esperanรงa custa a fenecer, pode ser que o PROT AML seja actualizado, e dos municรญpios surjam PMUS (Planos de Mobilidade Sustentรกvel).

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