Carris Metropolitana instala 370 ecrãs para mostrar tempos de espera reais

Instalação dos painéis amarelos começou na Margem Sul da área metropolitana de Lisboa e, no início de Julho, vai arrancar na Margem Norte.

São altos, amarelos, alimentados a energia solar e têm ecrã de papel electrónico. A Carris Metropolitana vai ter, em breve, cerca de 370 painéis onde os passageiros poderão ver quanto tempo falta exactamente para os próximos autocarros – sim, serão horários em tempo real. Estão a ser instalados por toda a área metropolitana de Lisboa.

Estes painéis de informação ao público estão a ser colocados nas principais paragens da Carris Metropolitana, que no total da área metropolitana de Lisboa são mais de 12 mil. Neste momento, está em finalização a instalação dos equipamentos na Margem Sul, com 106 ecrãs espalhados pelos nove concelhos daquela região; no início de Julho, a empreitada avançará para os nove municípios da Margem Norte, incluindo Lisboa.

No total, serão 370 painéis exteriores e 50 painéis interiores em toda a área metropolitana de Lisboa, executados pela empresa DMS – Displays & Mobility Solutions, Lda., que ganhou, em 2021, o concurso o público internacional no valor de 1,8 milhões de euros.

Membros da Comunidade do Discord do LPP fizeram um mapeamento da localização dos novos ecrãs. O mapa, criado na plataforma da Google, foi iniciado pelo utilizador @Caziono (Daniel Resende) e tem contado com o envolvimento de outros membros:

Os painéis darão informação em tempo real sobre as linhas da Carris Metropolitana, como os horários actualizados de chegada dos próximos autocarros e atrasos; e, numa segunda fase, informação sobre a lotação das viaturas. Os passageiros vão encontrar estas informações em tempo real também na futura aplicação móvel da Carris Metropolitana, que está a ser desenvolvida para ambientes iOS e Android juntamente com uma aplicação móvel do Navegante (a app do Navegante permitirá gerir a conta de passageiro para todos os transportes públicos da amL e, entre outras funcionalidades, carregar o passe).

Não existem ainda datas anunciadas para o lançamento destas apps nem para a entrada em funcionamento dos novos ecrãs, mas a TML, que gere a Carris Metropolitana, espera, em breve, começar a validar a informação em tempo real que está a receber dos quatro operadores (Alsa Todi, TST, Viação Avorada e RL) – um passo de verificação necessário antes de essa informação ser disponibilizada ao público. De acordo com a empresa, são 20 mil serviços diários que percorrem mais de 12 mil paragens de autocarro, com mais de 500 mil passageiros diários, transportados em mais de 1500 autocarros; e é esta a combinação de dados que tem de ser gerida e comunicada aos passageiros.

O LPP aguarda mais detalhes da TML e actualizará este artigo logo que os tenha.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.