Dois meses depois, Metro de Lisboa regressa à normalidade

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

O pior já passou.

Fotografia LPP

As linhas Verde e Amarela reabriram na totalidade nesta manhã deste sábado, dia 8 de Julho. Já é possível circular sem interrupções em toda a Linha Amarela e a estação de Telheiras está novamente aberta. A normalidade é reposta depois de dois meses de obras, no âmbito da construção dos novos viadutos para a futura Linha Verde circular na zona do Campo Grande.

Entre 2 de Maio e 7 de Julho, a estação de Telheiras esteve encerrada porque a Linha Verde só funcionou entre o Campo Grande e o Cais do Sodré. Já a Linha Amarela esteve a funcionar em dois troços: um entre o Campo Grande e Odivelas, e outro entre a Cidade Universitária e o Rato. Estas interrupções lançaram o caos na rede do Metro, até porque no primeiro mês e meio de obras a circulação em toda a Linha Verde e no troço Odivelas-Campo Grande da Linha Amarela esteve sujeita a três carruagens. Só a 12 de Junho é que as seis carruagens foram repostas na Linha Verde e entre Odivelas e Campo Grande foram colocadas quatro.

Para a reposição da normalidade no Metro de Lisboa, as linhas Verde e Amarela estiveram encerradas durante a manhã deste sábado, dia 8 de Julho, até perto das 12 horas. Inicialmente, esteve previsto a reabertura da totalidade das duas linhas logo no início da operação, às 6h30, mas um aparente atraso nas obras levou à alteração dos planos. Em comunicado, o Metro explicou que “estes encerramentos temporários tornam-se imprescindíveis face às características técnicas dos trabalhos a realizar em diversos locais ao longo dos troços das linhas Verde a Amarela, os quais, pela sua complexidade, seriam impraticáveis de executar mantendo a circulação, mesmo que de forma condicionada”.

“Estas interrupções garantem a conclusão dos trabalhos em condições de segurança e permitem que os mesmos decorram com maior eficiência, garantindo a conclusão dos trabalhos e a retoma da circulação o mais rapidamente possível”, acrescentou a empresa. Durante o sábado de manhã, funcionaram autocarros em modo “vai-e-vém” ao longo das linhas Verde e Amarela numa tentativa de minimizar os impactos do atraso das obras.

A retoma da circulação total nas linhas Verde e Amarela não significa ainda o fim das obras de construção da futura Linha Verde circular. Ainda há trabalhos a fazer na zona do Campo Grande, sem impacto previsto na operação do Metro, e continua a construção dos túneis e das duas novas estações, Estrela e Santos. Recorde-se que, apesar da entrada em funcionamento da linha circular, está garantido o prolongamento da Linha Amarela de Odivelas para o centro da cidade pelo menos às horas de ponta.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

Para ler também