Afinal, as melhores ideias nascem numa garagem ou num parque de estacionamento?
A EMEL vai desafiar a comunidade de inovadores a experimentarem ideias ou soluções ainda não testadas ou implementadas nos seus parques de estacionamento. “As melhores ideias nascem na garagem no parque estacionamento” é o mote para esta iniciativa aberta a empreendedores, empresas e entidades do terceiro sector, com propostas de natureza comercial ou não.
Esta iniciativa é um novo passo na relação colaborativa que a EMEL tem promovido e mantido junto da comunidade de inovadores, e que conta com a Startup Lisboa como parceiro associado. Desta vez, a empresa transforma os seus parques de estacionamento em “laboratório” para os inovadores experimentarem projectos-piloto em ambiente real. O objetivo é encontrar ideias e soluções que a médio prazo possam beneficiar os clientes da EMEL, mas também toda a comunidade envolvente dos parques de estacionamento.
Os parques da EMEL da Ameixoeira, Cosme Damião, Hub Criativo do Beato e Manuel Gouveia vão ser os “laboratórios” desta iniciativa. Os interessados podem submeter as suas propostas até 10 de Outubro, através de um formulário disponibilizado no site da EMEL, onde também podes saber mais sobre esta iniciativa.
Após o fecho do período de submissão de candidaturas, as propostas elegíveis serão submetidas a uma avaliação por consulta à população, através de uma votação online, na qual cada pessoa terá um voto. A implementação das soluções inovadoras seleccionadas irá decorrer durante seis meses, após a assinatura de um acordo de colaboração. A expectativa é que a votação pública decorra em Novembro, que os resultados estejam decididos até ao final do ano e que os projectos-piloto decorram entre Janeiro e Junho de 2024.
Esta iniciativa está aberta a entidades públicas ou privadas – micro, pequena ou média empresa; grandes empresas; centros de investigação; organização da sociedade civil -, bem como organizações do terceiro setor, desde que devidamente estabelecidas em Portugal (sede ou sucursal). Os projetos-piloto podem incluir a experimentação de conceitos e teste de aceitação, demonstração de soluções e avaliação da viabilidade do negócio. Procuram-se soluções que estejam num estágio de maturidade pré-adopção ou em fase de validação.
“Fomentar o diálogo e a colaboração com a comunidade de inovadores e com a sociedade civil é uma marca distintiva da EMEL. Está presente nos serviços que assegura diariamente e também na sua visão para o futuro através dos projetos que promove ou se associa para contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa”, afirma em comunicado Carlos Silva, presidente da EMEL. “Esta iniciativa de teste de pilotos nos nossos parques de estacionamento espelha de uma forma bastante concreta estes compromissos da EMEL e, por isso, estamos com muita expetativa na adesão dos inovadores a este desafio.”