Mais perto de Belém. Carreira 771 da Carris chega à Boa Hora

A carreira 771 da Carris foi estendida desde o Pólo Universitário da Ajuda até à Boa Hora, um dos principais bairros da freguesia da Ajuda. Com este prolongamento, a população ganha uma conexão directa a Campolide e ao terminal intermodal de Sete Rios.

Fotografia LPP

A carreira regular mais recente da Carris, a 771, foi prolongada até à Bora Hora, na Ajuda, com a adição de sete paragens por sentido naquela freguesia. Anteriormente, a 771 ficava no Pólo Universitário da Ajuda, servindo a comunidade estudantil mas ficando longe de um dos bairros mais importantes da Ajuda. Com esta extensão, a Boa Hora ganha um autocarro directo para Sete Rios, com passagem pelas Amoreiras e por Campolide.

Conforme noticia a página Autocarros de Lisboa, a 771 mantém o percurso entre Sete Rios e o Pólo Universitário da Ajuda, continuando agora pela Rua Sá Nogueira, Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda, Rua do Cruzeiro, Rua Augusto Gomes Ferreira, Largo da Ajuda (Palácio), Alameda dos Pinheiros, Calçada da Ajuda, Rua da Bica do Marquês, Rua de Dom Vasco e Rua Nova do Calhariz (Boa Hora), onde tem o novo terminal. No sentido contrário, a carreira passa pelos mesmos arruamentos até ao Pólo Universitário, de onde segue pelo trajecto habitual.

Fotografia LPP

A carreira 771 foi lançada em Novembro de 2021 pela Carris, com o intuito de criar uma ligação rápida entre as estações de comboios de Sete Rios e de Campolide e o Pólo Universitário da Ajuda. No entanto, desde o início da 771 que terá sido considerada a hipótese de estender esta carreira pelo menos até a Bora Hora, e possivelmente até Belém.

Para Gonçalo Matos, coordenador da associação Vizinhos Em Lisboa e, em particular, do núcleo de Belém, seria importante a 771 chegar mesmo à freguesia mais ocidental da cidade. “Choca-nos que a zona mais ocidental da cidade continue sem qualquer ligação directa à zona de Sete Rios, onde está localizado o maior terminal de autocarros da cidade”, refere ao LPP. “Sendo Belém, e em particular o Alto do Restelo, a polaridade urbana mais forte da zona ocidental de Lisboa – agregando habitação, comércio e serviços –, é fácil perceber que se trata de um ponto gerador de procura muito mais forte e relevante para a carreira 771 do que a Boa Hora, onde a densidade populacional é muito inferior e que não está identificado como polaridade urbana no PDM, nem é zona de convergência de nenhuma das freguesias da zona ocidental.”

A sugestão de Gonçalo passa por a carreira 771 ter terminal na Avenida das Descobertas, no Alto do Restelo, em vez de na Boa Hora. “Tornar-se-ia uma carreira muito mais eficiente, iria ao encontro de mais potenciais passageiros, faria a ligação a diversas escolas, ao maior hospital da zona ocidental de Lisboa, cruzaria com mais carreiras, e continuaria a assegurar o acesso fácil dos (poucos) passageiros vindos da Boa Hora”, acrescentou.

O LPP contactou ainda a Junta de Freguesia de Belém mas não obteve resposta.

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