Primeiras estações GIRA chegam à freguesia da Penha de França

A EMEL pretende ter estações GIRA activas em todas as freguesias até ao final de 2024. Na Penha de França, foram instaladas as primeiras duas estações GIRA: uma na Avenida General Roçadas, perto da EB Nuno Gonçalves; e outra no Largo Mendonça e Costa, próximo à Rua Morais Soares.

Estação no Largo Mendonça e Costa (fotografia LPP)

A GIRA está a chegar à freguesia da Penha de França. A rede de bicicletas partilhadas de Lisboa continua em expansão, sendo o objectivo da EMEL ter estações em todas as 24 freguesias da cidade até ao final de 2024. Na Penha de França, foram instaladas as primeiras duas estações GIRA: uma na Avenida General Roçadas, perto da EB Nuno Gonçalves; e outra no Largo Mendonça e Costa, próximo à Rua Morais Soares. Mas ainda há mais estações previstas nesta freguesia.

No final da Avenida General Roçadas, junto ao Mercado de Sapadores, está a ser montada uma terceira estação. “Está ainda prevista uma outra estação na Parada do Alto de São João, que será instalada após as obras de requalificação da parada, que se encontram em curso”, informou a EMEL ao LPP. “Temos a previsão de que as três estações na Avenida General Roçadas e no Largo Mendonça e Costa, ficarão activas no mês de Junho.”

Entre a instalação das estações e a sua abertura ao público, ainda há um longo caminho a percorrer. Primeiro, é preciso terminar a instalação propriamente dita, uma vez que as estações ainda só têm as docas, faltando o totem. Por outro lado, é preciso fazer a ligação à rede eléctrica, tarefa que está a cargo da E-Redes, e os testes necessários para garantir que a estação está funcional e fica integrada no sistema tecnológico da GIRA. “Também em Junho irão também entrar em funcionamento duas estações em Marvila (Braço de Prata e Praça Davide Leandro da Silva)”, diz a EMEL.

De acordo com o plano de actividades para 2024, a EMEL tem previsto ter 170 estações activas até Junho e 184 até ao final do ano. Já em relação à frota de bicicletas, o objectivo são 1 947 bicicletas eléctricas e 135 bicicletas convencionais até ao final do primeiro semestre, e 2 208 bicicletas (todas eléctricas) até ao final do ano, sendo que dessas 2 208 bicicletas deverão estar disponíveis 1 840 para uso. “A concretização do planeamento apresentado dará lugar a um sistema de maior conveniência, como se pretendia desde o início. A rede projetada é muito mais abrangente – são 44 estações para além do que se previa no arranque do sistema –, estabelecendo-se como objectivo para 2024 que existam estações activas nas 24 freguesias de Lisboa”, pode ler-se no documento.

“Neste plano de expansão, vamos avançar para Santa Clara no segundo semestre deste ano, em simultâneo com a construção da ciclovia da Estrada do Desvio já em obra e posteriormente para a Ajuda, após o licenciamento das localizações das estações, chegando assim a todas as freguesias da cidade de Lisboa”, indica a EMEL ao LPP, posicionando a GIRA “como um dos principais elementos da estratégia de descarbonização ambiental da cidade”.

Neste momento, a GIRA tem cerca de 1400 bicicletas disponíveis e 152 estações activas. Por abrir, desde 2021, estão quatro estações GIRA na zona de Algés e do Restelo, na freguesia de Belém. A Junta de Freguesia conseguiu que a EMEL deslocalizasse uma dessas estações, que ocupava uma zona de estacionamento, para uma área pedonal. Outras duas estações vão ser mudadas pelo mesmo motivo: a do topo da Avenida Torre de Belém passará para o Jardim Vasco da Gama, e a que foi colocada num parque de estacionamento periférico em Algés será transferida para um espaço de passeio. Quando este processo estiver concluído, as quatro estações GIRA de Belém vão abrir.

Além dos investimentos em estações e bicicletas, a EMEL está a trabalhar num novo software para a gestão do balanceamento da rede e das operações de manutenção, bem como de uma nova aplicação móvel para os utilizadores, que resolva os problemas actuais.

A expansão da GIRA para a Penha de França era uma das medidas pedidas por um movimento cívico de vizinhos que surgiu em 2023, o MAPEAR. Era um desejo de vários outros moradores da freguesia, como Ana. Em Junho de 2022, o partido Livre chegou a aprovar, por maioria, na Assembleia de Freguesia da Penha de França uma moção para que a Junta entrasse “em contacto com a Câmara Municipal de Lisboa no sentido de trazer as GIRA para a freguesia da Penha de França” e pedindo “pelo menos duas estações GIRA na zona do Alto de São João, em particular: na Parada do Alto de São João em frente ao cemitério e na Avenida Mouzinho de Albuquerque”.


Actualizado às 14:10 de 11/04/2024: adicionada informação da EMEL.

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