Junta de Corroios diminui passeio para acomodar estacionamento

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Um passeio em Corroios, no Seixal, estรก a ser transformado em lugares de estacionamento em espinha, o que deixarรก larguras mรญnimas para os peรตes circularem. O passeio em causa jรก era usado para estacionamento, mas, em vez de proteger e promover a mobilidade pedonal, a Junta de Freguesia decidiu dar o espaรงo aos carros.

O novo passeio na Rua Cidade do Porto, em Corroios, Seixal (fotografia LPP)

ร€ porta do nรบmero da Rua Cidade do Porto, em Corroios, Seixal, a conversa entre trรชs vizinhos รฉ sobre a obra que estรก a acontecer mesmo ร  sua frente. “Ao menos, podiam ter deixado mais meio metro de passeio para termos mais espaรงo”, atira um dos vizinhos. “Duas pessoas nรฃo vรฃo caber aqui lado a lado”, comenta outro. “Alguรฉm que tenha a mobilidade fraca e que queira passar aqui com a cadeira de rodas nรฃo consegue”, acrescenta o terceiro. O primeiro vizinho remata: “Agora nรฃo hรก nada a fazer, jรก a obra jรก estรก a andar.” Um deles ainda comenta: “Isto vem aqui alguรฉm com uma carrinha de caixa alta, estaciona aqui e chega facilmente ร s varadas dos prรฉdios, se quiser.”

Um passeio de mais de 4,50 metros, que estava recorrentemente ocupado com carros estacionados, estรก agora a ser intervencionado pela Junta de Freguesia de Corroios. A obra vai criar lugares em espinha, formalizando o estacionamento que antes era ilegal, ร s custas da reduรงรฃo do espaรงo de circulaรงรฃo pedonal. Os peรตes vรฃo ficar com um passeio de larguras mรญnimas.

A empreitada, no valor de 17,2 mil euros, estรก a ser realizada na Rua Cidade do Porto, nas imediaรงรตes de duas linhas do MTS, da estaรงรฃo da Fertagus e de vรกrias ligaรงรตes da Carris Metropolitana. Trata-se de uma rua de bairro, de trรขnsito local, que jรก tinha estacionamento em espinha num troรงo onde o passeio รฉ largo o suficiente para permitir a circulaรงรฃo de peรตes de modo confortรกvel. O que estรก a ser feito agora รฉ basicamente รฉ prolongar esses lugares, na mesma configuraรงรฃo oblรญqua, para uma parte da rua onde a distรขncia da estrada aos prรฉdios diminui e, por isso, tambรฉm a largura do passeio.

Imagens do Google Street View, de 2022, mostram como a zona de passeio onde agora estรฃo a ser recortados lugares era utilizado para estacionamento:

Na obra, ainda em curso, jรก รฉ possรญvel ver os novos lancis, revelando as dimensรตes do futuro passeio: 1,10 metros se nรฃo contabilizarmos com a largura do lancil; 1,20 metros se contarmos com o lancil. Ou seja, tudo dentro dos mรญnimos legais: a legislaรงรฃo indica que, em arruamentos de bairro como este, “os percursos pedonais devem ter em todo o seu desenvolvimento um canal de circulaรงรฃo contรญnuo e desimpedido de obstruรงรตes com uma largura nรฃo inferior a 1,20 metros, medida ao nรญvel do pavimento”.

No entanto, note-se que com viaturas estacionadas a รกrea รบtil do passeio pode ser inferior aos 1,20 metros previsto, uma vez que รฉ comum as dianteiras dos carros ficarem parcialmente em cima do lancil ou mesmo da calรงada. Para uma cadeira de rodas, o mรญnimo dos mรญnimos para passar sรฃo 80 centรญmetros, pelo que, mesmo com um veรญculo mais metido para o passeio, a pessoa passarรก. Mais complicado serรก numa parte onde existe uma caixa de electricidade e onde, com a reduรงรฃo do espaรงo pedonal, o passeio ficarรก com menos de 80 centรญmetros sem contar com o lancil, 90 contando.

No desenho do espaรงo pรบblico, nรฃo basta olhar para metros ou centรญmetros, para se passa ou nรฃo. Reduzir um passeio para criar estacionamento, deixando esse passeio com as larguras mรญnimas legalmente exigidas, transmite um sinal claro de que a mobilidade pedonal nรฃo รฉ prioritรกria em relaรงรฃo ao automรณvel. Outros caminhos poderiam ter sido seguidos aqui, como a colocaรงรฃo de pilaretes para proteger do estacionamento abuso o espaรงo do peรฃo; ou a criaรงรฃo de lugares de estacionamento paralelos (em vez de oblรญquos), permitindo que a รกrea do passeio fosse maior; ou a reduรงรฃo da largura da rua, que tem dois sentidos e 7,20 metros (6 metros bastam num arruamento local). Esta รบltima opรงรฃo, mais cara, permitiria ter o mesmo estacionamento em espinha com mais passeio.

Ao LPP, Hugo Constantino (CDU), Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, esclareceu que este investimento tem em conta as โ€œnecessidades e interesses da populaรงรฃoโ€ e de uma preocupaรงรฃo com a โ€œmobilidade das pessoasโ€, incluindo a circulaรงรฃo pedonal. โ€œEsta รฉ uma junta que ouve as pessoas e de mau tom seria se fizesse este investimento sem estarem garantidos os interesses da populaรงรฃoโ€, aponta. No entender do autarca, a obra vai permitir criar 14 lugares de estacionamento que servirรฃo quem ali mora, que passarรก a ter โ€œlugar ร  portaโ€ de casa, e โ€œevitar o estacionamento abusivoโ€ que, por vezes, provocava โ€œestrangulamentos no acesso ao prรฉdiosโ€, referindo que os pilaretes que ali chegaram a ser colocados โ€œeram constantemente rebatidosโ€.

Sinalรฉtica da obra (fotografia LPP)

A empreitada, que estรก a ser realizada pela Junta por delegaรงรฃo de competรชncias do Municรญpio do Seixal, irรก dar um piso novo para as pessoas caminharem (โ€œaquele passeio era uma zona de calรงada jรก gasta, com algumas dรฉcadas de usoโ€, que a Junta estava constantemente a requalificar, cerca de โ€œ20 a 30 vezes por anoโ€). Hugo aponta ainda que estรฃo โ€œgarantidas as larguras mรญnimas exigidas por leiโ€, permitindo a circulaรงรฃo de pessoas em cadeira de rodas, e refere que a funรงรฃo do passeio em causa รฉ maioritariamente a de permitir o acesso ร s habitaรงรตes โ€“ uma vez que do lado oposto, na mesma rua, onde estรก o comรฉrcio e uma escola, hรก um passeio de โ€œquase trรชs metrosโ€.

O Presidente da Junta de Corroios adiantou que a criaรงรฃo desta bolsa de estacionamento foi decidida โ€œcom base em auscultaรงรตes ร  populaรงรฃoโ€, tem o apoio de todos os partidos polรญticos com assento na Assembleia de Freguesia e estava prevista, juntamente com outras obras do gรฉnero, no programa autรกrquico. “ร‰ do nosso maior interesse servir a populaรงรฃo, a mobilidade pedonal e os moradores.”

Para os eleitos do PSD em Corroios, no entanto, a reduรงรฃo do passeio na Rua Cidade do Porto รฉ avaliada como uma “autรชntica aberraรงรฃo urbanรญstica”. Numa nota enviada ao LPP, รฉ “necessรกrio aumentar as bolsas de estacionamento nas zonas de maior constrangimento”, mas tal “nunca pode afectar os outros modelos de mobilidade, nomeadamente a mobilidade pedonal”. Os sociais-democratas lamentam que as “vรกrias medidas” apresentadas na Assembleia de Freguesia de Corroios “para estimular a mobilidade suave” nรฃo saiam do papel, mostrando da parte do Executivo em funรงรตes “uma total indiferenรงa, falta de sentido democrรกtico, mas tambรฉm, e sobretudo, uma incapacidade, para resolver os problemas relacionados com a mobilidade na freguesia de Corroios”.


Actualizaรงรฃo ร s 10h30 de 11/04/2024: adicionadas declaraรงรตes do Presidente da Junta.

Actualizaรงรฃo ร s 11h20 de 27/04/2024: adicionadas declaraรงรตes do PSD Corroios.

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