Quer estejas a comeรงar ou jรก andes de GIRA hรก algum tempo em Lisboa, este guia pode ajudar a sentires-te mais preparado e confortรกvel nas tuas deslocaรงรตes.

Este รฉ um conteรบdo patrocinado e produzido em parceria entre o LPP e a GIRA โ Bicicletas de Lisboa, uma marca da EMEL.
Andar de bicicleta em Lisboa nรฃo รฉ difรญcil, mas, como tudo, tem os seus desafios e particularidades. A melhor forma de aprendermos e ganharmos confianรงa na cidade รฉ com a experiรชncia. Se estiveres com receios, podes experimentar num fim-de-semana um percurso fรกcil de ciclovias ou falar com um amigo para te acompanhar nas primeiras deslocaรงรตes. Quando te sentires mais ร vontade, comeรงa a ir sozinho, ao teu ritmo.
Quer estejas a comeรงar ou jรก andes de GIRA hรก algum tempo em Lisboa, este guia pode ajudar a sentires-te mais preparado e confortรกvel nas tuas deslocaรงรตes. Partilhamos contigo cinco dicas que deves saber antes de pegar numa GIRA.
1 โ andar com o banco na altura certa
Antes de pedalares, coloca o banco ร altura da tua anca. Dessa forma, vais viajar de forma mais confortรกvel e menos esforรงo.

Pode parecer um mero detalhe, mas nรฃo รฉ. A altura do banco tem impacto no conforto da nossa viagem de bicicleta. Se tivermos o banco demasiado em baixo, estaremos a pedalar em esforรงo e vamos cansar-nos mais. Devemos ter o banco ร altura da nossa anca, de modo a podermos pedalar com as pernas esticadas mas nรฃo totalmente, e de modo a conseguirmos apoiar o pรฉ no chรฃo quando necessรกrio. Assim, quando tiramos uma GIRA de uma doca, a primeira coisa que devemos fazer รฉ ajustar a altura do banco ร nossa anca, abrindo, para tal, o manรญpulo e desenroscado a roda dentada. Quando tivermos a altura certa, รฉ importante voltar a apertar tudo muito bem, ajustando primeiro a roda e depois o manรญpulo, para que o banco nรฃo se mexa mais.
2 โ uma pessoa, uma GIRA
Nรฃo andes com mais que uma pessoa por bicicleta, pois o peso a mais pode danificar a bicicleta. Com a GIRA gratuita para residentes em Lisboa, nรฃo hรก desculpas para cada pessoa nรฃo usar a sua bicicleta.

As bicicletas GIRA sรฃo mais robustas que uma bicicleta convencional porque fazem mais quilรณmetros e estรฃo sempre na rua, expostas ร s incidรชncias meteorolรณgicas e da cidade. Apesar dessa robustez, devemos estimar as bicicletas, utilizando-as como รฉ suposto para que nรฃo tenham de estar sempre a ser reparadas. Uma das situaรงรตes mais comuns de mรก utilizaรงรฃo รฉ o uso por duas ou mais pessoas da mesma bicicleta, o que provoca uma pressรฃo ou na zona do selim ou na zona do guiador, podendo nรฃo sรณ danificar essa parte como as rodas ou as componentes elรฉctricas.
Com a GIRA gratuita para residentes em Lisboa, nรฃo hรก desculpas para cada pessoa nรฃo usar a sua bicicleta. Alรฉm de tudo o que jรก dissemos, andar com duas ou mais pessoas numa bicicleta torna a conduรงรฃo mais difรญcil, e perigosa, o que pode causar acidentes na estrada ou na ciclovia.
3 โ nรฃo usar auscultadores durante a conduรงรฃo
Nรฃo se pode pedalar com auscultadores nos dois ouvidos. Mas podes usar um auricular. A audiรงรฃo รฉ crucial para nรฃo perdemos noรงรฃo do que estรก ร nossa volta.

Quando se anda de bicicleta temos de estar concentrados com os nossos sentidos. A visรฃo รฉ fundamental, mas nรฃo menos importante รฉ a audiรงรฃo. Por esse motivo, o Cรณdigo da Estrada รฉ claro: independentemente do veรญculo, nรฃo podemos circular com dois auriculares nos ouvidos, apenas com um. Podemos ouvir mรบsica ou um podcast durante as nossas pedaladas? ร claro que sim, desde que continuemos a prestar atenรงรฃo aos sons da cidade. Essa audiรงรฃo รฉ crucial para nรฃo perdemos noรงรฃo do que estรก ร nossa volta, seja a sirene de uma emergรชncia, sejam outras bicicletas, outros veรญculos e tambรฉm as pessoas. Assim, nunca mas nunca mesmo uses dois auscultadores nos ouvidos; se quiseres ir a ouvir alguma coisa, coloca apenas um auricular, ou dรก uso ร coluna do teu telemรณvel.
4 โ muita atenรงรฃo aos peรตes
Os peรตes tรชm prioridade nas zonas pedonais que sรฃo partilhadas e nas passadeiras. Evita razias a grande velocidade e pรกra para deixar passar.

Andar a pรฉ รฉ a forma mais universal de mobilidade โ todos, em algum momento, somos peรตes na cidade e sentimo-nos tantas vezes desprotegidos. De bicicleta, devemos evitar o mรกximo ter uma conduรงรฃo agressiva para quem se desloca a pรฉ, nรฃo sรณ por uma questรฃo de respeito para com essas pessoas, mas principalmente para nรฃo colocarmos ninguรฉm em risco. Porque afinal de contas, peรตes, somos todos em alguma circunstรขncia.
Neste particular, recomendamos atenรงรฃo a quatro pontos:
- Sรฃo vรกrias as zonas partilhadas entre peรตes e ciclistas; nesses espaรงos, devemos circular com velocidade moderada sempre que passarmos por um peรฃo. Devemos, assim, evitar a todo o custo razias a grande velocidade a peรตes, mesmo que estes estejam a caminhar no meio de uma ciclovia;
- Devemos estar atentos ร s marcaรงรตes no chรฃo e, sempre que encontrarmos um peรฃo a aproximar-se de uma passadeira, incluindo passadeiras marcadas na ciclovia, parar e deixรก-lo passar. Em algumas zonas da cidade, como junto ร interface de transportes do Campo Grande, existem passadeiras muito movimentada, pelo que devemos ter um especial cuidado e alguma paciรชncia porque os peรตes tรชm prioridade;
- Nem sempre os atravessamentos de peรตes estรฃo assinalados com as habituais zebras de passadeira โ รฉ o caso da Avenida da Repรบblica. Se notarmos, nesta ciclovia, temos sinais de cedรชncia de passagem sempre que a ciclovia encontra uma zona pedonal. Isso significa que devemos parar e dar prioridade ร s pessoas que estรฃo a pรฉ. Deveremos circular com atenรงรฃo nestas zonas, principalmente se estiver um autocarro numa paragem ou um sinal verde para peรตes ao lado;
- Escusado serรก dizer que nรฃo devemos andar de bicicleta em passeios. Mas podemos andar com a bicicleta em passeios, isto รฉ, podes sempre desmontar e levar a bicicleta pela mรฃo se for a opรงรฃo mais conveniente ou segura num dado trajecto. O mesmo se aplica quando usamos uma estaรงรฃo GIRA que estรก numa zona pedonal: devemos desbloquear a bicicleta e levรก-la pela mรฃo atรฉ ร estrada ou ciclovia e, antes de arrancarmos, olharmos sempre para ver se temos o trajecto livre.
5 โ assinalar bem as mudanรงas de direcรงรฃo e manobras
Se vais virar ร esquerda ou ร direita, ou parar, assinala essa manobra com o braรงo. Quem vai atrรกs de ti merece ser avisado das tuas intenรงรตes.

A comunicaรงรฃo entre pessoas e veรญculos no espaรงo pรบblico รฉ fundamental para um entendimento mรบtuo das intenรงรตes de cada parte. Quando estamos de bicicleta numa ciclovia movimentada ou numa estrada com outros veรญculos devemos assinalar as nossas manobras antes de as realizarmos, nomeadamente se quisermos mudar de direcรงรฃo ou parar.
Como a bicicleta nรฃo tem piscas nem outras luzes do gรฉnero, no Cรณdigo da Estrada estรฃo definidas formas de sinalizar manobras: para virar ร esquerda ou ร direita, devemos estender horizontalmente o braรงo esquerdo ou direito; para parar ou abrandar, devemos assinalar com o braรงo esquerdo mas com a palma da mรฃo virada para trรกs e, se quisermos, podemos agitar a mรฃo para cima e para baixo. ร simples. Caso ainda nรฃo tenhas ainda muita prรกtica para andar a tirar uma mรฃo do guiador, pelo menos tenta uma comunicaรงรฃo visual com as outras pessoas, quer estejam de bicicleta, quer esteja num carro, antes de qualquer manobra. E aproveita as rectas para ir treinando a tua habilidade na sinalizaรงรฃo, รฉ algo fundamental para aumentar a tua prรณpria sensaรงรฃo de seguranรงa na altura de te fazeres a estradas mais movimentadas.