Subscreve ou faz donativo. Clica aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Metro, comboio e autocarros nocturnos, estacionamento gratuito: como ir aos Santos Populares

A Linha de Sintra funcionará “toda a noite”, o Metro de Lisboa estará parcialmente aberto até às três da manhã, haverá autocarros extra para a Margem Sul, e alguns parques de estacionamento da EMEL serão gratuitos.

Estação do Rossio (fotografia LPP)

Na noite de 12 para 13 de Junho, as linhas suburbanas de comboio de Lisboa vão funcionar durante toda a noite, com ligações para Amadora, Sintra, Loures, Vila Franca de Xira, Oeiras e Cascais. As linhas Verde e Azul do Metro de Lisboa estarão a operar até às três da manhã. A rede da madrugada da Carris estará a funcionar normalmente. E haverá autocarros nocturnos de Lisboa para a Margem Sul através de horários excepcionais em algumas linhas da Carris Metropolitana.

Linha de Sintra funciona “toda a noite”

A Linha de Sintra estará a funcionar sem interrupções na noite de 12 para 13 de Junho, com partidas a cada 30 minutos da estação do Rossio e paragem em todas as estações. Isto significa que haverá comboios para a Amadora e para Sintra, mas também para Campolide e Benfica. Também as linhas da Azambuja e de Cascais terão circulações nocturnas, ainda que com menos oferta.

Confere os horários:

  • do Rossio para Sintra: 1h30, 2h, 2h30, 3h, 3h30, 4h, 4h30, 5h, 5h30
  • de Santa Apolónia para a Azambuja: 1h30, 3h30
  • do Cais do Sodré para Cascais: 2h30, 3h30, 4h30

Estes comboios vão realizar paragem em todas as estações. Em comunicado, a CP justifica esta oferta especial com o objectivo de “responder às necessidades de mobilidade dos participantes nas Festas de Lisboa 2024” e de “incentivar o uso de transporte público” em alternativa ao carro.

Metro de Lisboa até às 3 da manhã, Carris com a sua rede da madrugada dentro da normalidade possível

Metro dos Restauradores (fotografia LPP)

O Metro de Lisboa vai garantir a extensão do seu serviço na noite de 12 para 13 de Junho. As linhas Verde e Azul estarão a funcionar até às três da manhã com comboios de seis carruagens e a maioria das estações abertas. Haverá algumas excepções, a registar:

  • Linha Verde: todas as estações excepto Roma, Arroios e Intendente;
  • Linha Azul: todas as estações excepto Avenida, Alfornelos, Alto dos Moinhos, Praça de Espanha e Parque.

Estas estações vão encerrar à uma da manhã, como habitual, “por questões de segurança”. As linhas Amarela e Vermelha vão funcionar no seu horário habitual, fechando à uma. Em comunicado, o Metro de Lisboa “sublinha o profissionalismo e o sentido de responsabilidade dos trabalhadores que vão tornar possível esta operação especial” na noite de Santo António. Quem não tiver passe Navegante, poderá pagar viagens com o cartão bancário contactless ou Apple/Google Pay.

A Carris terá a sua rede da madrugada a funcionar normalmente, com algumas alterações devido aos condicionamentos de trânsito na zona central da cidade. A saber:

  • a carreira 202 terá um percurso alterado;
  • a carreira 206 vai circular pela Praça Paiva Couceiro e terminará em Santa Apolónia;
  • a carreira 207 terá o percurso alterado;
  • a carreira 208 vai ficar no Martim Moniz;
  • a carreira 210 vai ficar em Santa Apolónia.

Autocarros nocturnos para a Margem Sul; Fertagus e barcos com horários habituais

Na Carris Metropolitana, haverá ligações rápidas com saídas da Gare do Oriente para a Margem Sul, nomeadamente para os concelhos do Montijo, Alcochete, Moita, Palmela e Setúbal. As linhas 4701, 4703, 4710 e 4715 terão os seguintes horários especiais:

  • 4701, em direcção ao Vale da Amoreira: 1h, 2h
  • 4703, em direcção ao Montijo, passando por Alcochete e pelo Samouco: 2h30
  • 4710, em direcção a Palmela: 0h, 1h, 2h
  • 4715, em direcção a Setúbal, passando pelo via Pinhal Novo: 1h30, 2h30

Durante o dia 13, as linhas intermunicipais da Carris Metropolitana que ligam com Lisboa terão oferta reduzida. Redução que também haverá nos barcos e na Fertagus, onde não existirão reforços. O primeiro barco para Cacilhas (Almada) vai partir do Cais do Sodré às 5h40 e o segundo às 6h15. Para o Seixal, o primeiro partirá às 6h35 e o segundo às 7h30. Para o Montijo, o primeiro sairá às 7h e o segundo às 8h. Para a Trafaria e Porto Brandão (ambos em Almada), os primeiros barcos do dia serão às 7h30 e 8h30. Para o Barreiro, o primeiro barco sairá do Terreiro do Paço às 5h45 e o segundo às 6h15. Quanto à Fertagus, o primeiro comboio para Setúbal sairá de Roma-Areeiro às 5h43 e o segundo uma hora depois; o comboio das 6h13 irá só para Coina, como habitual.

Parques gratuitos em Lisboa, GIRA condicionada

Parque de estacionamento no Areeiro (fotografia LPP)

A EMEL vai oferecer estacionamento gratuito em vários dos seus parques de estacionamento, num total de mais de 1900 lugares. Através desta iniciativa, será possível estacionar gratuitamente, entre as 18 horas de hoje e as 8 horas de amanhã (dia 13), numa série de parques que têm ligação com transportes públicos, em particular com o Metro.

Estará ainda disponível o parque do Hub Criativo do Beato. “Os parques disponíveis distribuem-se na proximidade dos interfaces de transportes e para assegurar a gratuitidade, os utilizadores necessitam apenas de validar no ponto de pagamento o respetivo talão que retiram da máquina na entrada do parque”, informa a EMEL em comunicado.

Questionada pelo LPP, a EMEL explica que “alinhou o horário da gratuitidade com o início das operações de transportes públicos” e que estão previstas acções de fiscalização de estacionamento abusivo “com total normalidade, de acordo com os protocolos instituídos para estes momentos”. A empresa rejeita ainda a ideia de estar a promover a utilização do automóvel numa noite associada ao consumo de bebidas alcoólicas, referindo que “no contexto das suas atribuições” está apenas a “implementar medidas no sentido de facilitar a mobilidade a todos os que desejem dirigir-se aos Santos Populares”.

Quanto às bicicletas GIRA, a EMEL vai encerrar durante a tarde deste dia 12 e as 8 horas de dia 13 as estações localizadas nas zonas mais movimentadas, a saber: Terreiro do Paço; Av. Infante Dom Henrique; Largo de Santos; Av. 24 de Julho; Praça do Município; Av. da Liberdade; Marquês de Pombal e Cais do Sodré, bem como outras em arruamentos vizinhos.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.