O balanço do primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, mostra um crescimento contínuo na área metropolitana de Lisboa. Os municípios onde a Carris Metropolitana mais cresceu foram Moita, Sintra, Palmela, Cascais e Barreiro.
A Carris Metropolitana, que completa dois anos de operação na Margem Sul do Tejo e um ano e meio na Margem Norte, alcançou resultados muito positivos com cerca de 84 milhões de passageiros transportados nos primeiros seis meses de 2024. Este número representa um aumento de 23% em relação a igual período do ano anterior.
O balanço do primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, mostra um crescimento contínuo nas diferentes partes da área metropolitana de Lisboa. Foi na Área 1 de operação (concelhos da Amadora, Oeiras, Cascais e Sintra) que a Carris Metropolitana mais cresceu – um aumento de 31%. A Área 4 (Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal) foi a que registou o segundo maior crescimento – 29%. Segue-se a Área 3 (Almada, Seixal e Sesimbra) com um aumento de 16%.
“Apesar das flutuações normais no transporte público devido aos períodos escolares e de Verão, a Carris Metropolitana continua a observar um crescimento sustentado”, pode ler-se em comunicado. Em Maio de 2024, destacou-se com um recorde para a operação da marca, transportando 15,3 milhões de passageiros e alcançando um pico diário de 654 mil passageiros transportados. Comparando Maio do ano passado, os crescimentos foram de 27% na Área 1, 16% na Área 2, 6% na Área 3 e 26% na Área 4.
“Apesar da habitual diminuição de procura devido ao encerramento do ano lectivo e alguns conflitos laborais”, Junho foi, comparado com o mesmo mês em 2023, também um mês de crescimento: 20% de passageiros na Área 1, 13% na Área 2, 4% na Área 3 e 21% na Área 4, totalizando 13,5 milhões de passageiros transportados com título válido em todo o mês.
Município | Passageiros em Mai 24 | Variação em relação a Mai 23 | Passageiros em Jun 24 | Variação em relação a Jun 23 |
---|---|---|---|---|
Moita | 235 275 | 38,10% | 206 028 | 34,50% |
Sintra | 2 437 087 | 33,70% | 2 152 379 | 25,80% |
Palmela | 141 891 | 28,80% | 105 992 | 33,50% |
Cascais | 205 133 | 31,60% | 182 239 | 18,50% |
Barreiro | 123 980 | 31,20% | 112 673 | 23,40% |
Montijo | 258 461 | 28,30% | 224 661 | 28,90% |
Vila Franca de Xira | 718 119 | 28,30% | 618 049 | 20,80% |
Setúbal | 619 190 | 25,00% | 570 605 | 22,10% |
Amadora | 1 224 904 | 23,70% | 1 116 437 | 16,60% |
Oeiras | 1 034 627 | 21,80% | 907 221 | 18,10% |
Alcochete | 109 497 | 20,00% | 97 090 | 22,90% |
Loures | 1 989 119 | 15,40% | 1 758 794 | 12,40% |
Mafra | 282 068 | 11,50% | 198 656 | 8,10% |
Seixal | 1 288 826 | 9,10% | 1 144 865 | 8,30% |
Sesimbra | 216 922 | 7,70% | 184 472 | 0,50% |
Odivelas | 1 385 452 | 16,60% | 1 191 740 | 12,40% |
Almada | 1 467 554 | 5,10% | 1 321 049 | 1,20% |
Lisboa | 1 601 939 | 8,70% | 1 418 993 | 4,90% |
Município | Passageiros no 1º semestre 23 | Passageiros no 1º semestre 24 | Variação 23/24 |
---|---|---|---|
Moita | 894 099 | 1 243 419 | 39,1% |
Sintra | 9 407 545 | 13 025 008 | 38,5% |
Palmela | 529 391 | 723 582 | 36,7% |
Cascais | 803 146 | 1 090 652 | 35,8% |
Barreiro | 516 845 | 688 267 | 33,2% |
Montijo | 1 046 018 | 1 392 154 | 33,1% |
Vila Franca de Xira | 2 964 064 | 3 860 115 | 30,2% |
Setúbal | 2 589 273 | 3 352 326 | 29,5% |
Amadora | 5 277 306 | 6 814 995 | 29,1% |
Oeiras | 4 508 902 | 5 630 926 | 24,9% |
Alcochete | 485 245 | 595 300 | 22,7% |
Loures | 9 071 026 | 10 863 851 | 19,8% |
Mafra | 1 239 620 | 1 484 611 | 19,8% |
Seixal | 6 278 080 | 7 415 804 | 18,1% |
Sesimbra | 1 051 482 | 1 215 757 | 15,6% |
Odivelas | 6 501 746 | 7 498 882 | 15,3% |
Almada | 7 278 680 | 8 352 007 | 14,7% |
Lisboa | 7 760 517 | 8 846 386 | 14,0% |
Ao comparar individualmente os 18 municípios servidos pela Carris Metropolitana, registaram-se crescimentos entre os 14% e os 39,1% no primeiro semestre 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Os municípios com maiores taxas de crescimento foram a Moita, com +39,1% de passageiros (mais 349 320 mil); Sintra, com +38,5% (mais 3 617 463 milhões); Palmela, com +36,7% (mais 194 191 mil); Cascais, com +35,8% (mais 287 506 mil); e o Barreiro, com +33,2% (mais 171 422 mil).
“A Carris Metropolitana mantém o compromisso de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de transporte público, contribuindo significativamente para a mobilidade urbana sustentável e a satisfação dos passageiros”, pode ler-se na nota de imprensa.
A Carris Metropolitana é uma iniciativa dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa que, através da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) funde a operação de transporte público rodoviário intermunicipal e a operação municipal de 15 dos 18 municípios, numa mesma imagem e nível de serviço, focada no serviço às populações. A rede que garante cerca de 23 mil serviços diários estrutura-se com mais de 12 600 paragens de autocarro, servidas por cerca de 1 700 autocarros com melhor performance ambiental.